Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The Great Whale Road - Tente sobreviver a cada estação

Sabe aquela atmosfera tão fantástica apresentada na série Vikings? De um povo lutando desesperadamente para sobreviver? Pois é, você pode achar algo semelhante em The Great Whale Road, tendo que fazer viagens e se preocupando constantemente com a estação em que está, o passar dos anos e a forma de administrar os recursos disponíveis. É um jogo híbrido com elementos de diversos gêneros e forma uma experiência bem peculiar.

Você controla um líder de uma aldeia que precisa constantemente tomar decisões constantemente. Especialmente duas estações são levadas em conta, o inverno e o verão. Sendo que durante uma as coisas serão bem rigorosas e na outra o tempo precisa ser muito bem aproveitado pois o próximo inverno pode ser rigoroso.

A jogabilidade é realmente ligada à história do jogo, sendo assim aqui temos as quatro estações, mas as que realmente são apresentadas são  o inverno e o verão. Sendo que na época de calor é hora das navegações e batalhas, enquanto no inverno as coisas ficam tensas e é preciso usar o estoque que foi acumulado.

Esse jogo é como se fosse uma versão "mini" do gênero 4X, te colocando não para administrar um reino inteiro, mas sim uma vila. Tendo que se preocupar com coisas variadas que vão desde equipamentos e comida, até viagens, conflitos e negociações com outras aldeias. É o tipo de jogo que tem mecânicas bem variadas e que é preciso se adaptar. Algo que pode agradar quem gosta de um toque complexo mas pode deixar outros nervosos.

Pra começar o jogo tem elementos de RPG bem fortes mesmo, como por exemplo responder questões sobre o destino da aldeia. Como você é o líder, pessoas vem te consultar e certos eventos acabam acontecendo. Você tem uma série de respostas que terão consequências, as vezes boas, as vezes ruins e em alguns casos algo neutro.

Uma coisa interessante sobre essas opções é que você tem limites de recursos e as vezes elas podem ser realmente difíceis. Por exemplo se você estiver com pouca comida e surgir uma oportunidade muito boa que peça por comida. Isso te faz ficar olhando pra tela e pensando que o inverno vai chegar e esses suprimentos podem fazer falta.

Na vila você tem acesso a várias casas que fornecem coisas diferentes como por exemplo o ferreiro que é usado para forjar equipamentos. Você precisa dele para deixar os seus guerreiros bem equipados e assim poder partir para viagens. Enquanto estiver na vila você vai acessar diversas vezes as barracas.

Os heróis são únicos e você precisa cuidar de cada um deles os equipando e deixando-os felizes. Existem algumas barras de status que mostram determinados elementos relacionados a aquele herói como batalha, aventura, característica pessoal, cansaço e etc. Quando você parte em uma jornada, deve saber o que tá escolhendo.

Eles também são úteis para outras coisas, por exemplo se você passa em uma vila vizinha, pode mandar que alguns deles vão caçar para aumentar os suprimentos. Assim como pode pedir que investiguem determinadas coisas. E obviamente, os heróis também são personagens usados para batalhas.

No mapa do mundo você pode escolher seus destinos, tendo missões principais relacionadas a história geral do jogo, e missões relacionadas a histórias de determinados heróis. Você pode entrar em acordos e conflitos com determinados lugares. É preciso levar em conta as viagens também, pois gastarão dias então é necessário lembrar que o inverno está chegando!

O combate é bem interessante, ele usa o estilo em turno em que durante cada rodada você tem determinados pontos que pode gastar em movimentação e ataque. Agora um detalhe peculiar é que existe o elemento de cardgame e você vai montando seu deck, sendo que as cartas podem ser de personagens ou ações. Você não começa com todas as peças de personagens em jogo e assim precisa baixá-los a medida que o combate vai avançando.

Enfim, você é do tipo que fica louquinho com histórias nórdicas? Pois aqui certamente vai amar esse, acho que o jogo mais parecido que já joguei foi The Banner Saga. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários