Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que são jogos do gênero 4X? Descubra aqui!

É sempre bom descobrir nomes de certos de gêneros de jogos, não acham? Isso facilita bastante para gamers que querem jogar algo "estilo tal jogo" mas não sabem bem como definir esse estilo, já que pode parecer único, porém essa tarefa é muito facilitada quando se sabe exatamente onde encaixá-lo, e por isso resolvi fazer essa matéria sobre o gênero 4x, que talvez você tenha jogado algo do gênero e nem sabia que diabo era isso.

Esse é um gênero que foi feito influenciado por dois tipos de jogos, os de tabuleiro, e os jogos de computador baseados em texto. O primeiro jogo do gênero foi Cosmic Balance II, lançado em 1983 para Atari e Apple II. No entanto naquela época ainda não existia uma definição para o gênero, sendo considerado apenas um jogo de estratégia, porém 4x se tornou um subgênero do jogo de estratégia, pois defini-lo puramente dessa forma acaba sendo inapropriado.


O termo foi usado pela primeira vez em setembro de 1993, pelo designer Alan Emrich em uma prévia que fez na revista Computer Gaming World, para o jogo Master of Orion, que seria lançado em breve. Os tais "quatro X" eram referentes às palavras "eXplore, eXpand, eXploit, e eXterminate". Significando elas Explorar, Expandir, Explorar e Exterminar. Sendo que o segundo exploit, é em relação a explorar recursos, e não explorar áreas.

Desde então o termo passou a ser usado, e é referente a todos aqueles jogos grandiosos que não se limitam apenas a criar unidades e enviar para atacar. Você tem realmente que administrar toda uma civilização e fazer com que ela prospere, sendo assim existem diversos pequenos detalhes que você tem que tomar conta, e quanto mais você expande, mais coisas terá que fazer, desse jeito as coisas vão ficando cada vez mais complicadas e uma partida pode durar muito tempo para chegar ao fim.

Um jogo que renovou o estilo, foi Civilization, que fez com que as coisas parecessem bem mais fáceis, já que um dos pontos mais marcantes desse estilo de jogo é a complexidade que eles tem, e que também acaba por assustar muitos jogadores e fazer com que apenas aqueles que realmente se interessam por jogos complexos e estão dispostos a passar um bom tempo aprendendo, é que costumam realmente aproveitar.

Enfim, tá aí mais um gênero de jogo que agora você pode definir e saber exatamente do que se trata quando for procurar por algo do tipo, ou quando alguém citar, acho que pode ser uma informação útil tanto para gamers que querem expandir conhecimentos quanto para quem quer aprender a desenvolver jogos e precisa estar por dentro desse tipo de coisa.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Oi..eu queria saber o nome de um joo.. Tinha um post se nao me engano desse blog mesmo .. Falando sobre jogos nos quaos nao sabiamos os nomes .. Mas que vc ajudariam.. O jogo começa com uma bolinha,depois ele vai pegando uns diamantes e vai virando gato ,cachorro,e peixe.. Queria mto saber o nome desse jogiinhoo ..me emprestaram uma vez mas faz mto tempo e nao me lembro o nome :/

    ResponderExcluir
  2. Acho que lembro de algo assim hahaha, descreve um pouco mais aew, talvez eu acabe lembrando, qual plataforma? algum vilão do jogo, seila..

    ResponderExcluir
  3. Layra Rayanne

    Não sei que jogo é, mas ele é pra computador? Porque tem uma postagem sim aqui no blog pra identificar jogos, mas é de super nintendo e tal...

    Dsm95

    Esse jogo se chama Elemental - War of Magic.

    ResponderExcluir