Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Evolve - Jogo gratuito da desenvolvedora de Left 4 Dead

O primeiro jogo da franquia Left 4 Dead é sem dúvidas uma daquelas obras que trouxeram algo a mais para a indústria dos video games. Mas uma coisa muito curiosa é que embora seja listado na steam como desenvolvido pela valve, foi a Turtle Rock Studios que criou o conceito e começou o desenvolvimento para depois a valve pegar. Em menos de um ano veio o Left 4 Dead 2, que já não tinha ligação com o estúdio, mas ele continuou vivo e em 2015 lançou algo semelhante, Evolve.

Porém o realmente legal da coisa é que em julho de 2016 a empresa decidiu torná-lo gratuito! Atraindo assim muitos outros jogadores. Renomeando o jogo também como "Evolve Stage 2". Anteriormente o preço era 99 reais. Todas as DLC's também foram colocadas para serem destravadas com moeda do próprio jogo e os que compraram as receberam de imediato sem precisar destravar. 

Outro detalhe é que elementos de MMO foram adicionados, como premiação por se conectar diariamente, algo que tem em jogos como o viciante Warframe. Foi algo semelhante ao que aconteceu com Team Fortress 2, que antes também era pago e acabou se tornando um jogo gratuito, tendo uma imensa comunidade de compra e venda de itens, além de ter ficado bem mais popular.

Evolve te coloca em partidas de cinco jogadores em um planeta futurista. Sendo quatro deles personagens com classes diferentes que usam jetpack e dão suporte um ao outro. O quinto jogador não tem uma experiência cooperativa, ao invés disso controla um monstro muito mais poderoso que os jogadores e que os caça durante as campanhas, evoluindo mais na medida em que consome animais, algo que deixaria Darwin de boca aberta kkkkk.

Mas nem tudo é purpurina e esse jogo tem um baita de um passado sombrio e vergonhoso. Embora tenha um conceito incrível e possa gerar muita diversão, ele ter ficado de graça parece ter sido nada menos do que o último tiro da desenvolvedora por ter ferrado com o próprio jogo devido a ganancia fora de controle.

Evolve deixou os jogadores frustrados por terem que pagar uma baita grana e depois ainda comprar uma quantidade imensa de DLC's, e quando falo imensa é IMENSA. Você clicava na página de visualizar DLC's na steam e a tela sumia com tantos números. E obviamente era preciso pagar por cada um deles.

As DLC's chegaram a uma quantidade tão monstruosas, que parece que a desenvolvedora viu que não cobria mais o valor de quem comprou o Season Pass (aquele pacote que as pessoas compram por um preço alto pra não ter que comprar DLC mais). E assim lançou o Season Pass 2 pras pessoas terem que comprar e assim receber as novas DLC's, o que seria até aceitável se a trajetória do jogo tivesse sido respeitosa até então, mas como estava sendo abusiva, revoltou o povo.

As notas só desabavam e ela continuava a lançar mais DLC. Quem quisesse ter Evolve completo teria que desembolsar uma pequena fortuna e já separar o dinheiro pra continuar comprando mais porque a Turtle Rock Studios era incansável na questão de lançar conteúdo pago. Até que finalmente parece que as notas baixas deram um tapa na cara dela.

Engraçado ver como uma desenvolvedora cometer erros como esse mesmo com a ira constante de pessoas com DLC's. Talvez ela tenha pensado que como Left 4 Dead (que todos os DLC's foram gratuitos) foi um sucesso, tenha imaginado que o público tava garantido e que como a fórmula tinha dado certo, ninguém se incomodaria em ter que continuar pagando eternamente pela coisa.

Hoje em dia não se acha mais a venda na steam os conteúdos anteriores, a única forma é comprando uma key e ativando. Caso queira destravar de uma vez os conteúdos, vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui. E caso queira apenas jogar Evolve de graça é só entrar na página do jogo na steam.

Postar um comentário

0 Comentários