A nova expansão de Hearthstone, Cidade Perdida de Un'Goro, chega em 8 de julho trazendo 145 cards inéditos e marcando o retorno à mítica Cratera Un'Goro, cenário da expansão de 2017. Com Loh liderando uma expedição recheada de rostos conhecidos como Elise Mirestela e Umbra, os jogadores vão explorar novas mecânicas como a palavra-chave "Afinidade", que recompensa sinergias bem planejadas entre lacaios e feitiços. Também estão de volta as clássicas Missões, agora com um card lendário exclusivo para cada classe.
Além dos novos cards de história e de mapa — com sete histórias e seis mapas que aprofundam a narrativa da expedição — a expansão chega com pacotes de pré-venda já disponíveis. O Pacotaço inclui 80 pacotes, 10 dourados, dois cards lendários, ingressos da Taverna e o verso de card e visual da Umbra Cantaspírito para Bruxo. A Oferta Sequencial promete o melhor custo-benefício para quem quiser mergulhar de cabeça nesse mistério jurássico logo no lançamento.
Além dos novos cards de história e de mapa — com sete histórias e seis mapas que aprofundam a narrativa da expedição — a expansão chega com pacotes de pré-venda já disponíveis. O Pacotaço inclui 80 pacotes, 10 dourados, dois cards lendários, ingressos da Taverna e o verso de card e visual da Umbra Cantaspírito para Bruxo. A Oferta Sequencial promete o melhor custo-benefício para quem quiser mergulhar de cabeça nesse mistério jurássico logo no lançamento.
Hearthstone - Jogo de cartas fácil, viciante e grátis no universo de Warcraft!
Quem não é apaixonado por card games né? E felizmente no Brasil nós sempre tivemos uma variedade relativamente boa de opções de compra, diferente de algumas outras coisas divertidas que tivemos que esperar anos para realmente estourar por aqui. E, hoje vou falar sobre uma opção simplesmente muito viciante!
Quando Hearthstone saiu eu achei legal, mas depois de Diablo 3 o meu amor tão imenso pela empresa deu alguns passos pra trás. Ainda gosto da Blizzard, ainda a amo, mas não é mais ela anunciando algo e eu grudando o olho e esperando desesperadamente. Se em 2008, por exemplo, Hearthstone tivesse sido anunciado, nooossa eu ia enlouquecer! Mas o lançamento em 2014 as coisas tinham mudado e por isso o jogo lançou, eu olhei, vi que era de graça e tal, mas nem baixei.
No entanto, quando eu fui jogar StarCraft 2: Legacy of the void, o menu da Battlenet ficava aberto e tinham os jogos da empresa lá, incluindo o jogo de cartas. Eu tava tão eufórico com aquilo, e do nada acabei decidindo baixar Hearthstone, e claro que eu sabia que ia gostar, afinal de contas adoro jogos de cartas.
Na primeira vez que joguei foi inevitável achar o jogo bem genérico em relação às regras, isso porque ele é mesmo. Quanto a isso, eu esperava bem mais, pensei que a Blizzard criaria algo revolucionário, um jogo de cartas completamente diferente, mas pareceu basicamente uma cópia bem descarada de Magic The Gathering, uma prática muito comum entre os jogos de cartas.
E convenhamos que esse negócio de ser cópia de Magic por ser a coisa mais óbvia, 1x1 parece ser uma baita de uma falta de criatividade, existem diversos jogos com regras próprias e nada a ver com Magic, por exemplo, Illuminati New World Order é algo de regras fascinantes e bem diferentes, sendo assim acho que a empresa podia, sim, ter feito algo melhor trabalhado.
Por outro lado, acredito que ela possa ter feito isso só para atrair muita gente pra jogar, ser algo simples e direto ao ponto, apropriado pra qualquer pessoa, e assim temos regras semelhantes a Magic com um mago que tem pontos de vida e precisam chegar a zero e criaturas que são invocadas, mas com tudo bem mais simples pra ser atraente até pros mais preguiçosos.
Perfeito pra quem tem celulares bagaceira
Agora o que me atraiu mesmo é que decidi baixar no meu smartphone que na época tinha uma memória horrível de 1gb e não parava de apitar dizendo que não tinha espaço. Sendo que o pior é que eram coisas do tipo eu tentar baixar algo de 40 mb, o smartphone mesmo com 80 mb livre, mandava mensagem de que o espaço não é suficiente e simplesmente não iria dar! Na época eu ficava bem irado.
Sendo assim como o jogo tinha aproximadamente 1gb eu sabia que não ia dar, era óbvio, mas sabe-se lá que força sobrenatural me fez procurar ele no Google Play e mandar baixar, tomei um susto porque eu tinha uns 200 mb livre e só o download começar já foi bizarro, pois quando não tinha espaço nem começava, mas a coisa foi ainda mais surpresa quando vi passar de 200 mb e foi aí que notei que estava baixando pro cartão SD que tem espaço pra cacete, mas desde que comprei não serviu pra nada além de armazenar fotos já que o Google Play fresco queria baixar e instalar tudo na memória interna.
No fim das contas, imagine minha alegria ao ver que Hearthstone ocupou nada mais do que 5 mb em meu smartphone velho? Aquilo, sim, foi uma empolgação, e embora aparecesse a mensagem de que o meu aparelho tosco da China não era adequado, rodou direitinho, tudo muito bonito mesmo, foi muito agradável, a experiência. Claro que hoje em dia as coisas devem estar mais exigentes, mas de qualquer forma, certamente ainda é mais acesível do que muitos jogos.
Sobre o jogo
O jogo tem umas coisas muito legais, o modo de se jogar no formato campeonato em que você ganha prêmios melhores quanto mais sobe no ranking e é mensal a coisa, sempre te colocando para jogar com pessoas que estejam em um ranking parecido com o seu e tornando assim a coisa muito justa mesmo, além de ter um ótimo sistema anti-constrangimento em que você não pode baixar do ranking 20, ou seja você começa sempre no 25 e o número vai descendo em direção ao 1, mas se você perde partidas antes do 20 não volta. O povo com baixa autoestima acaba não se achando tão cocô e se chegar ao ranking 20 você já ganha o prêmio do mês (o mínimo, mas ganha).
O modo aventura realmente apresenta algo em forma de fases, são campanhas onde se tem uma historinha e você tem que ir jogando em cada fase onde tem dublagem em português e tudo mais. Além de regras próprias que variam, por exemplo, na campanha liga dos exploradores tem um combate em que você enfrenta um inimigo que enquanto segura um cajado ele é invulnerável a ataques, você quer roubar esse cajado. No jogo, isso é representado como uma carta com pontos de vida. Quando alguém mata essa carta, ao invés de morrer ela se torna uma carta desse jogador, se o outro matá-la de novo, vai pra mão dele.
No modo Arena você paga uma quantidade de ouro, que pode ser conseguida tanto jogando quanto pagando com dinheiro real. Aí lá você monta um deck aleatório com cartas oferecidas pelo jogo e entra em combates, é tipo um mini campeonato, com um certo número de derrotas você está fora, quanto mais partidas conseguir vencer, melhor o prêmio.
E tem o modo Taverna que são partidas casuais com regras que mudam toda semana, são coisas bem aleatórias e divertidas, regras que não se podem ser jogadas no modo normal como o jogo ir dando cartas de feitiços aleatórias pra cada jogador, ou como no especial de natal em que cartas presentes eram colocadas em jogos e quem as "Matasse" ganhava itens poderosos.
O jogo conta ainda com a missão do dia, todo dia você recebe missões aleatórias como usar dez inimigos que custem 1 pra entrar em jogo, vencer três partidas com uma classe de personagem em especial, causar uma certa quantidade de dano e assim vai. Isso te dá ouro, com ouro você pode comprar pacotes que tenham novas cartas, campanhas do modo aventura e pagar para entrar na arena.
A dublagem é de matar de rir, realmente muito engraçada, são coisas como a carta Cientista Louco que ao ser lançada aparece uma voz fina e escandalosa dizendo "VOUUU MOSTRAR A ELES! VOU MOSTRAR A TOOODOS EEEELES!!!" kkkkkkk, ou outra que solta um convencido "Eu manjo das magias!".
Um dos motivos de Hearthstone ser uma das melhores escolhas pra quem quer começar a jogar um jogo de cartas é que ele tem uma baita vantagem em relação a jogos como Magic 2015 e Solforge: Fusion, que são divertidos pra caramba também. O primeiro é só um jogo parado no tempo, no ano de 2015... Enquanto o segundo é muito legal, tem muita gente, mas não tem o patrocínio que a Blizzard pode oferecer, em Hearthstone existe a possibilidade de você virar um grande jogador e participar de torneios mundiais recebendo uma grana, já os outros são mais para algo para passar o tempo, não que seja fácil virar um profissional, mas é melhor ter a oportunidade do que não ter né? Hahaha.
Enfim, tá aí um jogo muito divertido e que especialmente para quem tem smartphone ruim pode ser bem maravilhoso para se ter se você tem cartão SD, um jogo que ocupa pouco espaço, com regras simples, porém divertidas e que certamente é capaz de virar um vício bem rapidamente. O melhor é que é grátis, quem se interessar é só se cadastrar e baixar.