Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Army of Tentacles - Cultistas de Cthulhu também amam!

Esse é um daqueles jogos que te faz pensar "Mas o que?", isso tudo graças a estranheza da ideia apresentada. Vocês certamente devem conhecer ao menos um pouco o universo dos Mitos de Cthulhu e o quanto ele é macabro. Pois bem, aqui o que temos é esse universo apresentado de uma maneira muito mais esculachada.


Sabem aquele simulador de namoro com pombos chamado Hatoful Boyfriend? Pois é, a coisa aqui é no mesmo estilo de tosqueira, pra vocês terem uma ideia o subtítulo é "(Not) A Cthulhu Dating Sim" ou em português algo do tipo "(Não é) Um simulador de encontros Cthulhiano". Daí já dá pra ver bem onde a coisa vai parar né?

A história se passa na cidade de Innsmouth e o antigo deus Dagon tá afim de destruir ela inteira, no entanto você é uma pessoa preocupada com isso pois pensa na quantidade de gente que ainda está vivendo ali e assim decide que é hora de arrumar um jeito para que isso não aconteça, partindo assim em uma aventura pela cidade.

Especialmente se você leu o livro A Sombra de Innsmouth, vai se sentir realmente em casa, pois vai reconhecer toda a mitologia envolvendo o lugar logo de primeira, saber de forma profunda mesmo o significado de certas coisas, mas se não leu nem tem problema também porque dá pra pegar, mesmo assim recomendo assistir ao video clipe Escape From Midwich Valley pra ficar um pouco por dentro da bizarrice.

Mas essa não é uma adaptação do livro, o que temos aqui é mais para um spin-off daquilo, apresentando a mesma cidade mas ao invés do ponto de vista de um forasteiro você tem o controle de uma pessoa que já vive por lá passa o dia a dia fazendo coisas de uma pessoa (quase) normal.

Esse é um visual novel, portanto você vai ver elementos bem clássicos como o mapa da cidade e vários lugares em que você pode clicar pra ir. Lá pode ter ou não alguma pessoa pra você conversar naquele momento e assim pegar informações ou até mesmo a coisa esquentar e você entrar nos tapas com o infeliz.

Sim, existe combate nesse jogo! Mas a coisa é um pouco diferente, tá mais pra um tipo de duelo de rap já que a pancadaria ocorre a partir das falas do personagem, você tem uma série de opções e elas podem dar certo ou errado, se você errar a sua vez passa pro inimigo e ele faz um contra ataque, fazendo sua barra de vida descer.

Mas infelizmente o jogo tem falhas, ele pode ser um bocado entediante especialmente para aqueles que não falam inglês. E a sensação de que as coisas não são muito interativas é um bocado constante, o que é ruim para um jogo que levanta a bandeira de "RPG", além disso os planos de fundo são fotos, e nem são das boas, parecem ter tirado qualquer uma, só os personagens são desenhados, isso dá um impacto visual meio desagradável.

Enfim, Army of Tentacles é um jogo cheio de piadinhas e que pode tirar diversas gargalhadas de muita gente, no entanto é aquele tipo de jogo que também acaba sendo mais voltado para fãs de Lovecraft e que ainda assim se limita já que o humor é um contraste em relação ao universo sombrio do autor. Quem se interessar pode conferir mais informações no site oficial.

Postar um comentário

2 Comentários