Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A inusitada versão de PC de Final Fantasy IX (e requisitos)

Em julho de 2000 foi lançado Final Fantasy IX, um jogo exclusivo para Playstation, foi super aclamado pela crítica e deixou uma marca muito especial pois foi o primeiro jogo 3D da série a apresentar o design clássico tão familiar que já tinha sido visto em jogos como Final Fantasy III e Final Fantasy IV. mas é um jogo que ficou esquecido no tempo.

É até estranho ver que todos os outros receberam várias coisas como relançamentos com melhores definições, remakes e etc. Mas o nono jogo ficou lá no Playstation 1 e com o passar do tempo o máximo que teve foi um relançamento na PSN em 2010, mas ainda assim tudo a mesma coisa, uma resolução terrível.


Uma coisa engraçada que aconteceu é que quando publiquei a matéria sobre Final Fantasy VII no fim de 2015 acabei me empolgando mais com a franquia e fiquei com vontade de experimentar logo coisas novas, sendo assim passei para outros materiais naquele universo e já fiquei pensando nos próximos que jogaria, o VIII também foi lançado pra PC, mas eu já tava pensando no IX, que tinha apenas no PS1 e seria um problema pra mim.

Quando fui fazer uma pesquisinha na internet sobre a possibilidade de lançamento, vi pessoas perguntando em fóruns e gente com respostas bem agressivas do tipo "NUNCA VAI ACONTECER! O 7 e 8 só saíram na steam porque já tinham sido lançados pra PC, mas o IX nunca foi e a estrutura do PS1 é completamente diferente do computador, sendo assim é impossível fazer um port, esqueça! Se quer jogar, jogue no console porque será o único jeito".

Aí fiz uma postagem no meu facebook como achava absurdo a Square Enix simplesmente deixar aquele jogo esquecido e como eu queria apenas uma resolução melhor, porque dava agonia olhar pra um design tão maravilhoso e caprichado, mas completamente quadrado porque a resolução era da época do PS1, portanto bastava esse único elemento e faria toda a diferença.

A minha surpresa foi no dia seguinte quando o leitor Gabriel mandou o link do anuncio da Square Enix sobre Final Fantasy IX finalmente ser lançado para PC e dispositivos móveis no começo de 2016. Uahahaha na hora meu cérebro até travou quando vi aquele negócio, e não foi só uma emulação, eles deram umas mexidinhas, as diferenças dessa versão são:

-Conquistas
-Resolução melhorada dos personagens
-Modo "No enconters mode" (Possibilidade de desativar encontros com monstros)
-Modo High Speed (Super Veloz)
-Cutscenes em alta resolução.
-Salvamento automático
-Cartas Steam

Apesar de tudo tenho que assumir que me surpreendeu um pouco o peso do jogo, não que eu não consiga rodar, mas pra um jogo parado assim e com gráficos de fundo pré-renderizados eu pensei que seria um pouco mais leve, parece que a Square pensou "Ah os PC's de hoje em dia rodam fácil isso então não vamos nem otimizar" porque parece que nem se deram o trabalho de compactar arquivos, afinal de contas 20 GB de espaço! Po, imagina na época do PS1 um jogo com 20 GB? Esse jogo tinha 4 Cds que suportavam 700mb que certamente não foram completamente usados, ou seja no máximo tinha 2,8GB agora 20 mesmo com coisas em HD é maior do que muito jogo em mundo aberto com gráficos infinitamente superiores. Enfim os requisitos mínimos pra jogar ele são esses:
    Mínimos:
    • SO: Vista /7/8/8.1/10
    • Processador: Intel Core 2 Duo 2GHz ou melhor
    • Memória: 2 GB de RAM
    • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 8600GTS ou ATI Radeon HD4650 ou melhor
    • DirectX: Versão 11
    • Armazenamento: 20 GB de espaço disponível
    • Placa de som: DirectSound® compatible sound card(DirectX®9.0c ou melhor)
    Recomendados:
    • SO: Windows 7/8/8.1/10 (32bit / 64bit)
    • Processador: Core i5 2520 2.5GHz ou melhor
    • Memória: 4 GB de RAM 
    • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 8600GTS ou ATI Radeon HD4650 ou melhor
    • DirectX: Versão 11
    • Armazenamento: 20 GB de espaço disponível
    • Placa de som: DirectSound® compatible sound card(DirectX®9.0c ou melhor)

E aí roda? Não? Bom algo que pode ajudar é dar uma olhada naquelas dicas para rodar jogo pesado em PC ruim. Agora vejam o trailer da versão de PC com uma música de cabaré que sabe-se lá o motivo a Square Enix escolheu pra empolgar o anúncio:

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Aew!!!!! To ficando famoso na internet, segundo post que meu nome aparece!!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Melhor jogo que joguei no ps1 e um dos melhores da minha vida, acho que sou um dos poucos fans de FF que considera o IX melhor de todos inclusive melhor do que o VII, coisa considerada uma blasfemia por outros, talvez pelo fato de ter tido mais tempo de jogar no console, pois convenhamos 4 cds era jogo pra caramba e qdo comecei a jogar o VII, tinha acabado de comprar o ps2 entao nao joguei tanto e dei a devida atençao que merecia, enfim FF IX possui uma das melhores historias de games ja criado, otimo post e otimo blog sky, acompanho a um tempo ja mas comentei acho q uma vez ou outra

    ResponderExcluir