Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Hidromel - A bebida de histórias de fantasia medieval

Acho que todo mundo já ouviu falar do hidromel, ela é a bebida usada e abusada em universos de fantasia medieval. Em especial o universo dos vikings sempre aparece como sendo a "bebida oficial" do povo nórdico. Ou mesmo "A bebida dos deuses", mas a vemos em tudo quanto é parte, diversas franquias conhecidas como O Senhor dos Anéis, ou mesmo algo não medieval como Harry Potter mostra hidromel sendo consumido.


No entanto uma coisa que nem todo mundo sabe e que acaba sendo uma baita de uma surpresa é que essa bebida tão usada e abusada em universos de fantasia não é algo fictício e realmente existe! Então apesar da quantidade de obras que apresenta pode dar a entender que hidromel é tão real quanto elfos e orcs, mas a coisa não é bem assim e diversos povos o consumiam muito no passado e hoje em dia ainda é possível experimentar!

Pra vocês terem uma ideia do quanto essa bebida é bem real, foi ela que influenciou um dos termos muito conhecidos em nossa sociedade. "Lua de mel" veio do ritual que casais vikings tinham, eles tomavam hidromel durante o primeiro ciclo lunar para tentar conseguir filhos homens (falei na matéria sobre Vikings Homossexuais sobre a importância de se ter um filho homem).

O nome dessa bebida é bem óbvio em relação ao que ela é, então temos HIDRO (referente a água) e MEL que é exatamente. Isso em português né? Porque em inglês por exemplo o nome é Mead, não que essa bebida tenha origem inglesa, em dinamarquês que é uma língua nórdica o nome é Mjød. Mas curiosamente essa bebida pelo jeito também não é nórdica!

Não se sabe como foi inventado mas tudo indica que foi na África. A forma de preparo dessa bebida consiste na mistura de mel com água fermentada. E ao que parece essa bebida surgiu sozinha, criada pela própria natureza, talvez esse um dos motivos de ser considerada pela maioria dos historiadores como a bebida mais antiga da humanidade.

O que se acredita é que como na África tinha uma quantidade enorme de colmeias, a época da cheia vinha e acabava inundando tudo, inclusive boa parte delas. Com a fermentação da coisa, aquilo acabava por se tornar alcoólico e tchanran! Hidromel feito pela própria natureza! Com a enorme quantidade de imigrantes africanos em outros lugares, era natural que seus conhecimentos fossem levados, e assim que a coisa ficou famosa no mundo medieval.

Apesar de ter um sabor peculiar devido a sua preparação base, o Hidromel tem uma enorme quantidade de variações, isso porque além da base da coisa, a produção também pode variar com a adição de frutas e especiarias (O de cérebro aí em cima ou "cérebo" pra um Orc é só opcional ein meu povo? kkk). Além da variação alcoólica, que varia entre 5% e 14%.

O tempo passou e essa bebida acabou ficando mais popular entre universos de fantasia, o que ajudou a fazer muita gente acreditar que não existe. Mas com a vinda da era moderna, a sua maior popularidade continuou na própria Europa. E assim não é algo conhecido como vinho, cerveja ou champagne.

Mesmo assim em diversos lugares do mundo se pode achar pequenos fabricantes, e isso inclui o Brasil! Aqui por exemplo temos a loja Bee Gold, que faz produção artesanal da coisa em vários tamanhos, sabores e melhor, vende para todo o Brasil! Mas a coisa mais legal é o preço acessível, dá pra acreditar que dá pra pegar uma garrafinha por até 10 contos? Isso aí meu povo, aquela bebida tão degustada por personagens medievais em tavernas não custa uma alma!

Agora imagina a quantidade de possibilidades? Esse é o tipo de coisa perfeito para momentos especiais, por exemplo aquele momento do RPG de mesa com os amigos, onde está em uma aventura medieval e você joga, ri, conversa tudo isso bebendo algo que tem tudo a ver com o momento! Fantástico não? Isso sem contar com outras possibilidades tipo uma festinha medieval, uma noite assistindo Game of Thrones ou qualquer coisa do tipo.

Enfim, esse é o tipo de nerdice que existe no mundo real e nem todo mundo sabe, o que acaba fazendo com que seja uma bela de uma surpresa de repente descobrir que um lugar vende hidromel de verdade, além de que pode ser também uma bela de uma forma de surpreender os amigos hahaha. Mas e vocês, já experimentaram?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Imagino você descobrindo isso Sky... tipo deve ter sido um choque e você veio querer contar pra todo mundo kkkk.

    ResponderExcluir
  2. O Hidromel é basicamente um vinho de mel, inclusive existe uma variedade imensa de marcas brasileiras que comercializam, e também para quem quer arriscar o hidromel é uma das bebidas mais fáceis de se fazer em casa.(E na minha opinião uma das melhores bebidas que existem).

    ResponderExcluir