Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

cEMU - O primeiro emulador de Nintendo Wii U

Chega a ser irônico, XQEMU (Emulador do primeiro Xbox) levou quase 15 anos pra ser lançado, o que obviamente é algo um tanto exagerado até porque o Xenia (emulador de Xbox 360) e o RPCS3 (Emulador do Playstation 3) saíram primeiro do que ele, mas mesmo assim demoraram quase uma década. Agora uma verdadeira surpresa no mundo da emulação foi ver o lançamento do cEMU, que ser um emulador em si não tem nada demais, já que tudo é emulado um dia, o problema foi ser lançado menos de três anos do lançamento do Wii U.

Caramba, vão dizer que isso não é uma surpresa. Não que a emulação de um sistema da Nintendo seja lá uma surpresa, afinal de contas nós vimos o emulador Dolphin rodar jogos de Game Cube em plena geração do console e repetiu o mesmo durante a geração do Nintendo Wii. E claro, temos exemplos de outros sistemas também, como o VGS (aquele emulador que fez a SONY suar). Mas mesmo assim creio que ninguém esperava por algo do Wii U tão cedo.



Uma coisa curiosa é que desconfio que esse emulador pudesse ter sido lançado bem antes, pois em sete de outubro de 2015 um usuário do Reddit declarou que estava começando a desenvolver um emulador chamado "Wiiu-emu", e menos de uma semana depois revelaram cEMU. Coincidência? Ou será que os criadores estavam esperando criar uma versão mais polida pra lançar, porém correram pra lançar na hora que vieram que poderiam não ganhar o título de primeiro emulador? Afinal eu duvido que eles não ficaram sabendo da notícia do Wiiu-emu.

Uma coisa interessante é que assim como o Dolphin, a primeira versão desse jogo já veio com suporte a resoluções maiores, ou seja a possibilidade de rodar jogo de Wii U com gráficos melhores que o do próprio console. Algo que pode dar um toque a mais na experiência, o que é fantástico, um dos extras que faz lembrar bem que emuladores são muito mais do que pirataria.

O lançamento do Wii U foi em 18 de novembro de 2012 e o seu grande destaque foi o seu controle diferente para se interagir. Atualmente o preço dele está bem em conta, no entanto nós entramos na era dos smartphones simultaneamente, o que acabou fazendo com que algo que seria tão inovador em 2008 se tornasse algo que poderia facilmente ser substituído pelo celular. Quem se interessar em baixar é só clicar aqui.Confira que maravilha!

CEMU VERSÃO 1.19.0



Postar um comentário

4 Comentários

  1. Que merda lançaram o emulador de wii U e eu aqui me matando tentando fazer rodar jogos de wii no meu PC

    ResponderExcluir
  2. Então cara.. é uma surpresa interessante. Como sera que funciona pra emular o GamePad e outros controles do console? Pluga no USB, com algum adaptador?
    =/
    Eu tenho um Wii na sala, desligado já faz 1 ano, eu acho. Tenho uns 200 games em um HD externo dele, mas ele só serve pra jogar jogos de SNES com meu amigo. Bomberman, Shodai Nekketsu Kuia Kun, Paperboy, Super Mario Bros 3, Saturday Night Slam Masters...

    ResponderExcluir
  3. No emulador de Wii voce usava um adaptador Bluetooth, e também existe versão usb da sensorbar, nesse deve ser no mesmo estilo.

    ResponderExcluir
  4. Se esse emulador vingar vai deixar a nintendo mais fudida do que já tá

    ResponderExcluir