Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Entenda as diferenças entre multiplayer local, lan e online

Muitas vezes as pessoas pensam em jogos multiplayer e não entendem porque não são aberto a todos, algo que você possa simplesmente abrir e jogar com um amigo, há limitações e nomes próprios para multiplayer, mas afinal pra que diabos isso? Por que não apenas um multiplayer fácil e simples, sem muito problema?

Na hora de programar um jogo, as coisas são complicadas e são necessários profissionais especializados em diversos tipos de jogos, sendo assim as vezes vemos obras maravilhosas como Gun, Gore & Cannoli ou o agitadíssimo Mega Coin Squad e parece um verdadeiro desperdício ter apenas multiplayer local, mas a coisa é um pouco mais complicada.


Sabe aquele meu e seu sonho de criar um jogo próprio? Vamos supor que você finalmente decida fazer o seu jogo. Você não sabe quase nada, mas assiste uns vídeos e vai fazendo, criando uma coisa simples. Uma das coisas que você tem que configurar são as teclas do teclado que o jogo vai detectar, daí vamos imaginar algo simples como as setas fazem uma bolinha andar pra frente, pra trás, pra esquerda e pra direita e ENTER faz ela pular, básico né?

Mas o teclado tem uma quantidade imensa de teclas, e vamos supor que você coloque outra bolinha no jogo e configure as mesmas coisas pra ela só que com as teclas W,A,S,D e espaço pra pular. A partir daí você acabou de fazer um multiplayer! Dois jogadores podem sentar um ao lado do outro e andarem juntos. Isso é o multiplayer local, extremamente simples, você pode fazer um jogo cheio de possibilidades e apenas configurar as mesmas coisas para outro personagem quando outras teclas forem apertadas.

Lan é o nome dado para uma rede de computadores local, ou seja você tem um monte de computadores, liga todos eles por cabo e os conecta, permitindo transmitir arquivos, e se conectar das mais variadas formas. Não é preciso ter internet pra fazer uma rede local, só é preciso mais de um computador. Cada computador vai ter um número IP que é pra identificá-lo na rede e assim se conectar exatamente a aquele.

Agora os multiplayers em LAN já são mais complexos, você vai precisar entender de rede ou ter alguém que entenda de rede, programar um jogo para se conectar a outro jogo e mandar e receber informações dele, então não é qualquer um que pode fazer uma coisa dessas, é extremamente mais complicado do que configurar umas teclas pra um objeto na tela.

Uma coisa alternativa que temos disponível são programas que simulam LAN online, você se cadastra nesse programa e abre, entra em uma sala, outras pessoas entram nessa sala também e cada um ganha um "Ip virtual" a coisa toda vai funcionar como se fosse uma lan, você pode jogar jogos que só tem suporte a lan por lá e ao invés de digitar um IP real, digita um IP VIRTUAL que o programa deu, mas só vai funcionar enquanto você estiver naquela sala.

Cheguei a fazer um tutorial de como jogar online qualquer jogo que precise de IP, sendo assim hoje em dia se um jogo tem suporte a lan, significa que você vai poder jogar ele online, afinal de contas poderá "fingir"estar em uma rede local, a diferença é que além do jogo aberto você vai precisar de um programa rodando por fora.

Agora um jogo online é aquele que você tem um servidor, o desenvolvedor além de saber trabalhar com rede, vai ter que configurar ela pra se conectar diretamente a um servidor (nada de programa rodando por fora) e vai ter que pagar constantemente pra manter esse servidor online. 

Os multiplayer local e em lan também podem ser chamados de "Multiplayer Offline", já que permitem mais de um jogador, no entanto não são jogadores que estão conectados à internet, sendo obrigados a estarem próximos. Hoje em dia esse termo também se expande e é aplicado a coisas não virtuais como jogos de tabuleiro.

Então essas são as diferenças e por isso não temos todos os jogos com multiplayer online, algo simples e direto onde é só clicar e jogar, é muito mais complicado do que simplesmente má vontade, é preciso conhecimento e dinheiro pra ter um servidor legal rodando o tempo todo e pronto para aguentar muita gente.

Postar um comentário

0 Comentários