Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Stronghold Crusader HD - Um jogo fascinante demais!

Esse é um jogo que não cheguei a jogá-lo em sua época, mas que mesmo o experimentando apenas doze anos após o lançamento, logo percebi o quanto obras incríveis podem ser feitas em qualquer tempo. Stronghold Crusader é a continuação de Stronghold, esse jogo foi lançado apenas um ano após o original, porém apresenta um ambiente completamente novo, porém usando a mecânica tão marcante que foi apresentada inicialmente, e claro, adicionando novos recursos.

A história é diferente, não é apresentado mais um mundo alternativo na era medieval, como no primeiro jogo, mas sim um momento real da história. Aqui você é colocado na era medieval real, mais especificamente durante as cruzadas, e o novo ambiente é o oriente médio, portanto você tem que se adaptar a novos campos de batalhas com longos desertos, ao invés dos tão conhecidos campos europeus do jogo anterior.

Mesmo jogando tantos anos depois, ao experimentar, eu não pude deixar de me conter, esse é um daqueles jogos que você nota rapidamente que foi feito com um carinho especial fantástico mesmo sendo lançado tão rapidamente em relação ao primeiro. Para quem jogou jogo original, certamente vai rapidamente se adaptar e ter aquela impressão de voltar ao passado. Existem diversos jogos que quando você joga, são incríveis e deixam uma bela marca, mas ao jogá-lo novamente anos depois, você simplesmente os acha insuportáveis, mas esse não é o caso com Stronghold, um jogo que não envelheceu com o tempo.

A mecânica continua a mesma, você controla um líder de um lugar, tem que fazer com que cidadãos venham morar ali, e assim começa a criar uma comunidade, tendo que organizar tudo, desde comida até tropas militares, no entanto foram adicionados também elementos aperfeiçoados de jogos de estratégia em tempo real, tornando-o assim menos CMS.

Dessa vez foram disponibilizadas quatro campanhas, e uma coisa muito legal é que você é colocado dos dois lados da história, sendo assim você não assume apenas o papel dos templários, mas também dos povos do oriente médio. É possível ser tanto rei medieval quanto senhor arábico e assim causar um baita impacto no estilo de jogo. Infelizmente embora tenham muitas campanhas, todas são relativamente minúsculas, o que não é muito agradável, mas mesmo assim somando todas acaba dando um número grande o suficiente para formar um bom jogo com muitas fases. Além das campanhas principais, existem duas campanhas simulando as cruzadas, porém sem ter foco na história, e sim em ir destruindo um por um dos povos, uma com cinquenta missões e outra com trinta missões. Isso é coisa pra caramba e dá para se divertir muito, especialmente aqueles que querem apenas usar a mecânica pura do jogo sem ter objetivos obrigatórios de uma hora pra outra.

Graças aos novos elementos de estratégia em tempo real, agora o povo que se atrai mais por multiplayers de pancadaria se sentirão bem mais em casa, pois além de novas unidades e estruturas, a coisa está bem mais fluída, para combate. Mesmo assim não se pode dizer ainda que Crusader se tornou um jogo fluído no questão tempo real, por isso você irá ainda ver as coisas acontecerem de uma maneira meio lenta em comparação a jogos desse gênero, o que não é um problema já que a marca do jogo é o estilo CMS, e assim acredito que foi melhor não transformá-lo em um Age of Empires por exemplo, pois a essência é bastante diferente e iria acabar com aquilo que o torna único.

Outra coisa bem legal do multiplayer, é que na versão HD do jogo, que foi lançada no steam, vem também com um extra chamado "Stronghold Crusader Extreme HD", isso permite fazer batalhas lendárias com milhares de soldados ao mesmo tempo, beneficiando completamente o multiplayer do jogo, inclusive esse extra é como se fosse um jogo a parte especialmente para quem estiver com vontade de jogar o multiplayer, já que nem ao menos tem a campanha disponível, o foco é mesmo fazer batalhas monstruosas.

Enfim, ta aí um jogo lindo demais e que tenho que recomendar, certamente um jogo de estratégia capaz de encantar qualquer um. Quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial.

Postar um comentário

0 Comentários