Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Steam Greenlight - Fazendo muitos sonhos se realizarem!

Uma coisa que vejo constantemente ainda, são as pessoas que não entendem direito como funciona o steam, e muito menos o Steam Greenlight, porém esse é um dos tipos de conhecimento que muita gente não sabe e pode estar perdendo uma baita de uma oportunidade de ouro de entrar para o mundo do desenvolvimento de jogos de maneira fácil, e quem sabe até mesmo se sustentar trabalhando dessa maneira. Mas antes de tudo eu devo alertar já que hoje em dia os tempos mudaram e realmente qualquer um pode fazer um jogo, mesmo sem ter nem ideia de como se programa, modela ou qualquer outra coisa. Caso você queira aprender por onde começar fazer um jogo sem ter muito esforço, clique aqui e saiba tudo o que precisará e como começar de forma tranquila.



Mas bom, agora voltando ao tema principal da matéria, uma coisa que acontecia antigamente era o steam ser fechado para o público geral e se resumir a grandes empresas, jogos indie que se destacavam naturalmente e pessoas com muita sorte pra de alguma maneira acabar conseguindo ter o seu jogo publicado na steam. Naturalmente isso trazia grandes benefícios para os títulos ali listados, já que como essa é uma plataforma extremamente popular e com milhares de usuários no mundo todo, a divulgação era muito rápida e naturalmente vendia. Para desenvolvedores independentes sempre foi um problema a distribuição, afinal quase sempre tinham que acabar pagando muito dinheiro para a publicidade e forma de se distribuir, fazendo assim com que muitos joguinhos super divertidos ficassem vagando pela internet e as pessoas só o achassem por pura sorte.

Mas então algo aconteceu e a valve apresentou uma ideia genial, a Steam Greenlight, que trata-se de um lugar onde qualquer um poderia apresentar seu projeto e quem decidia se entrava era a comunidade, sendo assim essa é uma área onde você entra e verá uma série de jogos, alguns muito bons, outros horrorosos, e você vota! Realmente é divertido ver as ideias apresentadas, então ao votar aparece o botão para próximo jogo e você é enviado para outro aleatoriamente. Aqueles que conseguirem muitos votos, são contactados pela valve para terem o jogo listado no steam, e são chamados os jogos que ganharam "Luz verde" da comunidade, e assim podem seguir em frente.

Quando foi lançado, o greenlight era gratuito e qualquer um podia listar seus jogos, infelizmente a própria comunidade acabou fazendo isso terminar, porque começaram a listar jogos puramente para brincar, como por exemplo o jogo do Silvio Santos, o Half Life 3, entre outras coisas. A valve percebeu que tava virando uma bagunça, e decidiu cobrar um valor simbólico, e agora a pessoa tem que desembolsar 100 dólares se quiser postar um jogo lá, mas para ter a chance de ter o seu jogo sendo distribuído mundialmente, é realmente algo muito barato, especialmente se você souber que é bom o que você tem a oferecer.

Enfim, tá aí algo que vale a pena dar uma conferida tanto se você for apenas um jogador, quanto se for desenvolvedor de jogos, pois mesmo que não queira publicar nada lá, vale a pena dar uma olhada nos diversos títulos, tem coisas realmente muito boas apresentadas e é legal ir botando. Quem se interessar pode dar uma conferida aqui.

Confira também:
-Como conseguir jogos gratuitamente usando o Greenlight!

Postar um comentário

0 Comentários