Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O dia que Mario Kart foi criticado por racismo!

Preconceitos em geral são assuntos polêmicos, sempre haverão acusações, sempre haverão aqueles que acham um absurdo, e sempre vai ter uma briga em que se tenta discutir exatamente que tipo de linha deve-se seguir para as coisas ficarem certas. Obviamente essa linha é lotada de curvas e paradas, e muita hipocrisia, assim como julgamentos precipitados.


E o jornalista Casey Malone causou uma certa polêmica quando fez a sua análise sobre o jogo Mario Kart 8, postado na Paste Magazine, e que fez com que o mesmo recebesse pesadas críticas e fortes aplausos sobre a sua afirmação sugerindo racismo no jogo. Algo um tanto estranho para se dizer, mas que foi o suficiente para que muitas pessoas começassem o debate.

Bom, o negócio é, quase todo gamer já jogou Mario Kart, é simplesmente algo popular demais e que costuma fazer parte da infância. Mas a pergunta é, você já notou que só tem personagens brancos no jogo? Pois foi exatamente isso que Malone apontou, dizendo que "falha miseravelmente em refletir a diversidade da sua audiência".

Eu sei bem que o racismo existe, e definitivamente pessoas sofrem com diversos tipos de preconceitos, porém sinceramente eu não consigo concordar com o homem, especialmente porque trata-se de um jogo japonês onde seu personagem principal é italiano. Sendo assim os japoneses acabaram sendo preconceituosos com eles mesmos por não colocar nenhum personagem oriental.

Alguns fãs responderam que pra isso que existem os Miis (Aqueles avatares personalizáveis que a nintendo passou a utilizar em seus consoles), e com eles qualquer jogador pode fazer o personagem do jeito que quiser. Apesar de eu não achar racismo, não concordo com o argumento dos Mii's, afinal de contas os personagens continuam brancos não é? Mesmo assim não acho mesmo que seja racismo, parece até mesmo forçar a barra, acredito que o fato deles serem todos brancos é só obra do acaso, se fosse um jogo dos Estados Unidos ao menos, mas um jogo japonês? Me pareceu querer socar racismo em algo que foi feito sem se pensar. A declaração do jornalista foi a seguinte:

"Outra notável omissão está na diversidade de personagens no elenco. Depois de 30 anos ainda não existe nenhum personagem em Mario com outra cor de pele, um problema que Mario Kart 8 destaca ao alinhar todos os personagens em uma única tela. Se tratando de personagens humanos, em Mario Kart 8 eles são todos brancos. 

De 29 corredores, 14 são humanos (incluindo Toad e Toadette) e cada um deles é branco. Apesar de que não seria normal para a Nintendo introduzir novos personagens em Mario Kart, isso foi o que mas fez falta e enquanto jogava eu me senti desapontado que o elenco da Nintendo não refletia a diversidade de sua audiência."

E vocês? Concordam? Não concordam? O que acham?

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Eu discordo, pra mim racismo é desrespeitar uma raça/cor, "esquecer" de colocar um personagem com outra cor de pele não esta de respeitando nada (pelo menos no meu ponto de vista não).

    ResponderExcluir
  2. Falta do que fazer criticar isso. E olha que sou mais negro que branco.

    Para mim, é muito mais racismo inventar um personagem negro só para fazer ponta e dizer que não é racista.

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais polêmica fazem por nada, apenas aumenta o preconceito no mundo! Quando coisas do gênero acontecer e ninguém se importar ou simplesmente não perceber, ai pode dizer que o preconceito acabou...

    ResponderExcluir