Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Always Sometimes Monsters - Intenso simulador de vida

Esse é um daqueles jogos que te deixa um tanto pensativo, um simulador de vida, porém não é algo no gênero The Sims, mas sim algo voltado para um clima mais sombrio e também focado na vida de uma pessoa, apresentando uma história que vai sendo desenvolvida aos poucos envolvendo principalmente as tristezas da vida. Se for para comparar com um outro simulador de vida, creio que um bastante adequando seria Actual Sunlight, que também apresenta o mesmo clima com um toque um tanto deprimente.

Na história você controla uma pessoa fracassada que está com as contas atrasadas e precisa terminar um manuscrito para conseguir dinheiro. Para completar, a pessoa que você ama está prestes a se casar, fazendo assim com que esse seja um dos piores momentos para se viver, e assim é preciso se tomar uma atitude e por as coisas no lugar, porém cada escolha tem uma consequência e na vida cada momento é uma aposta, que pode ou não ser decisiva para algo que acontecerá.

A primeira vista quando se olha os screenshots ou vídeos do jogo, o que se pode pensar é que trata-se de mais um JRPG, isso graças ao seu visual com uma visão aérea e gráficos no estilo RPG Maker, porém isso acaba sendo um julgamento precipitado, já que trata-se de um jogo com um estilo bastante diferente e que realmente não é muito comum de se ver por aí, mas que é confundido exatamente por se tratar de algo com um gráfico tão familiar.

Um estilo que esse jogo poderia se encaixar melhor, é o de visual novel, ele usa mecânicas muito semelhantes às apresentadas nesse gênero de jogo, com relacionamentos entre os personagens e consequências dependendo das respostas que você der. Mesmo assim também não é o estilo mais adequado para ser qualificado, já que quando se pensa em visual novel, o normal é sem pensar em algo mais estático, porém aqui você realmente controla o personagem.

Então sobre a jogabilidade mesmo, ela é bem interessante, tendo um início bastante misterioso envolvendo dois personagens que falam sobre assassinatos, e que pode ser considerado como um tipo de prólogo, e então começa em uma festa, onde você escolhe quais dos presentes ali será o protagonista. Uma coisa interessante é que existe uma bela variação de personagens que varia idade, raça e sexualidade. Sendo assim existe uma boa variação de escolhas iniciais e isso irá realmente interferir no curso do jogo, pois as reações e pensamentos de outros personagens em relação a isso vão mudar.

O jogo mantém um clima bastante adulto e não tem o sistema de batalhas, ao invés disso há as escolhas e o seu objetivo é fazer com que o seu personagem cresça, mas para isso terá que se esforçar, há muitos "poréns" na história e dependendo de quem você é, suas respostas irão causar uma baita influência, inclusive o jogo pode acabar bastante cedo dependendo de suas decisões, por exemplo já no prólogo existe uma opção que permite finalizar o jogo ali mesmo.

Graficamente é inquestionável que não lembre o RPG Maker, porém o jogo usa modelos próprios, sendo assim ele tem um visual próprio e o torna diferente de outros, além de que existe uma boa quantidade de detalhes espalhados pelos cenários, tornando assim o jogo bastante robusto. Isso sem contar que apesar da seriedade, os personagens são bastante fofinhos e isso pode agradar a muitos ou causar uma certa repulsa dependendo da pessoa, no meu caso eu gostei bastante do estilo.

Enfim, Always Sometimes Monsters é um belo jogo com temática adulta e um clima um tanto depressivo, para quem gosta de jogos com foco na história certamente irá gostar bastante desse. Quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial do jogo.

Postar um comentário

0 Comentários