Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Verdun - Um maravilhoso simulador da 1ª guerra mundial

Esse é um daqueles jogos indie que mostram bem que não é preciso de uma equipe gigantesca para se fazer algo muito divertido. Verdun é desenvolvido por apenas três pessoas e certamente é capaz de encantar com todo um estilo próprio que dá uma boa variada, e a sua ação constante. Além de ser um jogo voltado para um público mais hardcore, o que certamente se torna um belo ponto, visto que a maioria dos jogos no gênero costuma ter uma baita facilidade.

Apesar do jogo ter como foco o multiplayer, ele não é sem história, muito pelo contrário, é baseado em uma história real, que é a batalha de Verdun, que ocorreu na primeira guerra mundial no ano de 1916. Sendo mais direto sobre o ocorrido, o evento se passou na cidade de  Verdun-sur-Meuse, nordeste de França e teve registradas 714.321 mortos tanto do lado francês quanto do lado alemão, sendo assim bem notável por sua brutalidade. A ideia de encaixar o plano de fundo do jogo na primeira guerra mundial foi incrível, visto que normalmente obras em geral só falam da segunda guerra mundial, sendo um bocado incomum ver obras como o filme Deathwatch por exemplo.

A jogabilidade inicialmente pode parecer simplesmente a de mais um jogo de tiro em primeira pessoa, porém tem todo um estilo especial, sendo assim o que se tem padrão mesmo é apenas o óbvio, ou seja ser em primeira pessoa e matar os inimigos. Mas os desenvolvedores apresentaram algo diferente, aqui há um sistema de rodadas onde você trabalha em equipe com um esquadrão e tem que atacar em algumas rodadas e em outras terá que defender a sua trincheira, fazendo assim as pontuações.

Esse é um jogo difícil sem recuperação automática de vida, portanto aqueles que gostam de jogos onde se pode levar cinquenta tiros podem não se acostumar tão facilmente, nesse jogo há um clima realista e você morre com no máximo dois tiros, sendo que o normal é morrer com apenas um tiro, portanto é preciso se ter muito cuidado, ficar abaixado nas horas certas e estar sempre atento para a posição dos inimigos. Aqueles jogadores que pensam ser o Rambo não irão conseguir se adaptar, pois tudo tem que ser feito com muita cautela para poder dar certo.

Agora sem dúvidas o toque mais especial do jogo é o trabalho em equipe, os times são divididos em esquadrões, sendo que cada um dos esquadrões tem unidades diferentes em que se muda seu armamento e jogabilidade, sendo assim dependendo do esquadrão escolhido, você terá que se adaptar com as unidades apresentadas. Mas o realmente legal é que existe um foco no trabalho em equipe e durante a partida você ganha experiência, mas essa experiência não é apenas para o seu personagem e sim para o esquadrão inteiro, fazendo assim com que quanto mais você coopere com outros jogadores, mais XP ganhará e mais forte o esquadrão chegar. Isso torna o jogo realmente perfeito para se jogar com amigos e planejar táticas de combate.

Apesar dos esquadrões, as batalhas não são necessariamente 4x4, podendo ter mais de um esquadrão em cada time, afinal de contas em guerras países se unem para combater outros países, não é mesmo? Outra coisa interessante é que você tem que se adaptar também as armas disponíveis, como se passa na primeira guerra mundial, você irá ter armas que apesar de matarem com um tiro, não são tão práticas, portanto recarregar é algo que é necessário se fazer constantemente.

O climinha que o jogo cria é bastante único, essa ausência de armas potentes, o perigo tão forte de outros jogadores e o ambiente diferente do que costumamos ver acaba por te deixar bastante empolgado e perceber a atmosfera que se é gerada a partir disso, dessa forma Verdun acaba por se tornar um jogo muito atraente e perfeito para quando se quer experimentar algo diferente.

Enfim, fica aí essa dica para quem gosta de jogos de combate multiplayer, certamente irá ser um belo de um tempo agradável, mas eu realmente recomendo que chamem seus próprios amigos para se organizar melhor e para sentir bem o poder do trabalho em equipe. Se você se interessar pode dar uma conferida no site oficial do jogo.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu te indiquei sa porra no face mas como você me bloqueiou demorou meses para descobrir!

    ResponderExcluir
  2. Não, eu não te bloqueei e você não me indicou esse jogo, inclusive fiz uma busca no histórico e Verdun nunca foi falado no meu facebook, o mesmo vale pro meu e-mail, e pro skype que é onde tenho você adicionado, e eu apenas não entro tanto, não te bloqueei.

    ResponderExcluir