Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Face Noir - Um jogo estiloso com clima de anos 30

Para quem gosta de jogos com histórias de detetive certamente irão amar essa, eu diria inclusive que trata-se de uma versão muito mais sombria de Jack Orlando, já que se tem um clima muito parecido só que em geral com uma seriedade bem maior, sem usar um estilo de desenho animado, mas sim algo mais realista.

Face Noir é um jogo de aventura point and click feito pela desenvolvedora italiana Mad Orange, que se passa no ano de 1934 e que apresenta a história de um detetive Jack Del Nero, um homem que foi acusado injustamente de ter cometido um assassinato. Isso faz com que ele tenha que usar as habilidades que ganhou com a profissão para poder limpar o nome. Como podem ver, tanto a época quanto a história parecem bastante com Jack Orlando.

O jogo tem gráficos muito bonitos, os fundos são pré-renderizados em 3D em geral com cores escuras, fazendo assim com que a atmosfera se mantenha sempre sombria. Já os personagens são feitos em 3D real, assim como alguns objetos. A jogabilidade é padrão de point and click, ou seja você tem que procurar pelo cenário as coisas que podem ser usadas ao seu favor, conversar com personagens e juntar objetos para poder utilizar de alguma maneira.

Uma coisa que eu não gostei no jogo foi o fato de que o personagem não corre e às vezes é necessário fazer com que ele faça toda uma animação de andar até um lugar apenas para dizer que aquilo não serve pra nada, quando se faz isso algumas vezes é tranquilo, mas quando se está perdido e sem saber o que fazer, pode ser frustrante.
Outra coisa que me irritou no jogo foi o fato de que eu entendi como fazer certas coisas antes de ser necessário porém não pude fazer porque não era a hora certa, por exemplo tem uma parte em que há um portão de ferro fechado e você tem um equipamento para arrombar, se você tentar fazer isso o personagem vai dizer "Isso não tem sentido algum" mas se você depois descobrir as informações corretas e ter que passar por ali ele vai passar. Isso ficou um pouco confuso pois acho que o personagem poderia dizer algo como "Nesse momento eu não tenho motivo para fazer isso." e não que não tem sentido, esse tipo de coisa pode acabar fazendo alguns jogadores ficarem presos.

Como diferencial o jogo tem um sistema de ligação de informações bem interessantes, você pode ir coletando informações e depois juntar duas delas para entender uma lógica. Eu realmente gostei muito disso, foi uma ótima ideia dos criadores do jogo fazer você coletar informações e ter que pensar para conseguir juntá-las. É muito gratificante sair procurando por informações e começar a desconfiar de certas coisas para então decidir juntá-las.

O jogo ainda tem um sistema de ação direta com alguns objetos, ou seja, se você for arrombar uma fechadura a câmera irá mudar para que você mesmo comece a movimentar o mouse até conseguir arrombar, isso causou uma bela interação dentro do jogo.

Enfim, Face Noir é um jogo bom, com uma atmosfera intensa e com um visual maravilhoso, porém ele é o tipo de aventura para jogadores avançados, eu não acho que qualquer novato em point and click vai conseguir passar facilmente de seus desafios, portanto acho ele mais recomendados para aqueles que já jogaram outros jogos do gênero.

Postar um comentário

0 Comentários