Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

RPG Maker VX Ace - Realize seu sonho de criar um jogo

Quem não conhece o RPG Maker, não é mesmo? Bom, ao menos de nome acho que quase todos que curtem jogos, já ouviram falar. A minha primeira experiência com RPG Maker foi lá por 2001 mais ou menos, e eu não tenho certeza de como, mas acabei descobrindo um site chamado Superdownloads, acho que foi através de uma das revistas que vinham com programas que acabei vendo o endereço, não sei... Mas o que importa é que fiquei viciado nesse site e passei a visitar frequentemente para baixar programas e testar no meu computador. E certo dia acabei vendo um especial deles sobre o RPG Maker, ferramenta perfeita pra quem quer começar a criar jogos.

Na época como quase todo adolescente gamer, eu sonhava em um dia criar um jogo e o site estava ensinando passo a passo como criar um RPG, não era o meu estilo de jogo favorito mas mesmo assim era tão atraente que acabei começando a ler cada uma das partes, que eu lembre eram imensas mas mesmo assim eu lia e baixava os mapas prontos deles para fuçar como fizeram. Foi então que comecei a criar Arton, o mundo medieval do RPG Tormenta e eu me achava muito fodão mexendo no RPG Maker é claro, ficava sonhando em terminar Arton e enviar para a Trama Editorial (Que publicava Tormenta na época) e sair na revista. Acho que se eu tivesse chegado a concluir o projeto os caras podiam até acabar publicando, mas não sei o que aconteceu só que eu não fui até o fim, talvez por preguiça, talvez por no fundo eu acreditar que não iria dar em nada, não sei.

O tempo passou e deixei o RPG Maker 2000 de lado, mas naturalmente sempre via pessoas mexendo nele, acabava olhando alguns projetos incríveis só que nunca animava de voltar a criar algo, até que chegou 2013 quando finalmente me bateu uma vontade de dar uma olhada e achei o RPG Maker VX Ace, um nome bem mais assustador que o simples RPG Maker 2000 hehehe.

Eu fico impressionado em como um programinha desses evoluiu, ao meu ver ele sempre teve cara de um programa que não tinha o que mudar, mas nossa eu vi tantas opções que fiquei até perdido, simplesmente uma ferramenta capaz de ser usada por iniciantes em RPG's simples e verdadeiros profissionais usando script, daí fui dar uma pesquisada se era possível fazer um RPG que não fosse com combate em turno, mas sim combate direto como em Zelda e descobri que usando o script sim, e melhor que isso, descobri que existem alguns prontos para serem baixados já com tudo prontinho para ser colocado e o combate já funcionar, não é maravilhoso?! Eu fico pensando nas possibilidades incríveis que não devem ter com um jogo em que se pode fazer "códigos" novos além dos que já vem no programa.

Bom, pra quem não conhece o RPG Maker, não se assuste, o programa é bem fácil de se mexer e vem com uma série de gráficos que você usa para "pintar" o cenário, por exemplo existem gráficos para grama, para paredes, para telhados, daí você escolhe e vai preenchendo a área que quer fazer um mapa. Depois pode configurar um monte de coisa, como por exemplo selecionar um lugar e colocar para ocorrer um evento se o personagem pisar ali que pode ser por exemplo aparecer um monstro e iniciarem combate. E os gráficos, nossa simplesmente ficaram muito fofos, antigamente eles eram bem pixelizados, acho que a resolução dos programas aumentou e então permitiu fazer gráficos mais redondinhos.

Outra coisa que eu estava pensando é em como alguns jogos não se tornaram famosos mesmo usando gráficos de RPG Maker, um bom exemplo é o Anodyne, caramba o gráfico do jogo é o de um RPG clássico e com visão aérea, mesmo assim ganhou um baita destaque, o que me leva a crer que hoje em dia os jogos ficam famosos também por sua essência. Mas enfim, fica ai a dica para quem quiser criar seu próprio jogo, há muitos video tutoriais na internet hoje em dia. Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

1 Comentários