Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Proteus - Um jogo para quem gosta de belos lugares!

Sabem quando você está tendo um sonho e de repente acorda? Na hora você lembra claramente dele e às vezes fica pensando sobre aquilo, tudo está muito claro em sua mente, porém quando você menos percebe, aquela lembrança clara se torna cada vez mais vaga, até que finalmente se dilui completamente. É só tentar lembrar de todos os sonhos que teve na semana passada e você entenderá bem.

Proteus é um jogo que simula belos sonhos em ambientes naturais, ele é simplesmente maravilhoso e segue um estilo semelhante a Nature Treks e Dear Esther, porém tenho que dizer que esse me agradou muito mais, isso porque enquanto o primeiro jogo citado tem o objetivo de relaxar enquanto você coleta esferas, e o segundo tem uma história e um clima misterioso, esse consegue colocar um jogo puramente para se admirar a beleza e consegue de forma linda.



Pra começar, Proteus já me impressiona por realmente cada experiência ser única, apresentando uma ilha aleatória que é gerada aleatoriamente, é algo semelhante a LSD - Dream Emulator, porém ao invés de apresentar o bizarro, esse apresenta o belo e também há coisas estranhas, porém são estranhas na forma bonita, como por exemplo o sol e a lua passando no céu sem parar, ou mesmo um coelho que brilha e dá saltos gigantescos. E o jogo realmente mostra que ele é um tipo de simulação de sonho, começando a partida com você abrindo os olhos e terminando com você fechando.

Ao contrário do que pode parecer pelas fotos, esse jogo não é 2D, ele é em primeira pessoa e 3D porém consegue fazer algo lindo que é "fingir" ter gráficos da geração 8 bits. É fascinante parar e somente observar o lugar, realmente você tem a impressão de estar vendo uma animação 2D na tela, porém assim que você começa a andar, percebe que na verdade todos os objetos são 3D.

A trilha sonora do jogo é feita pelos próprios elementos do lugar como o vento ou os animais, e uma coisa legal é que o terreno faz a música mudar, por exemplo se você por acaso estiver andando em um deserto e de repente chega ao fim dele e acha uma floresta, logo uma nova música passa a se misturar com a atual, até assumir por completo a trilha sonora nova, porém se você vira de costas e olha para o deserto novamente, ela vai ficando baixo de novo até sumir.

Há coisas maravilhosas pela ilha e mudanças climáticas, pode se ter neve, chuva, desertos, dia e noite, ventania. Além disso tem eventos que só acontecem em certos horários também, como por exemplo vaga-lumes e corujas que só aparecem durante a noite. Quando jogo, me sinto como se estivesse dando uma volta por the mountain.

Se você é daquele tipo de pessoa que é interessada por interpretação dos sonhos e que de vez em quando fica pensativo sobre algo que sonhou, definitivamente Proteus pode ser perfeito para se passar o tempo. Afinal de contas que lugar melhor para tentar lembrar ou entender um sonho, do que em um próprio sonho?

Enfim, ta aí um jogo muitíssimo interessante para se relaxar, ele não é um jogo que vai atrair muito pessoas que preferem coisas mais agitadas, porém amantes de beleza natural e gráficos retro, irão amar, cada vez que você joga é uma ilha diferente, e toda vez que você "fecha os olhos" ela se apaga e desaparece para sempre, como um sonho, você nunca mais vai ver aquele lugar de novo. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Que lindo *-* esse jogo é mais que perfeito para mim, tenho adoração a jogos que simulam algo belo e instigante, não tenho palavras para o jogo, apenas irei jogar :p

    ResponderExcluir