Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

FTL: Faster Than Light - Você vai jogar isso por horas!

Caramba, existem alguns jogos que tem umas propostas tão diferentes e que você vai jogar e realmente acredita que está apenas testando e logo vai sair. Porém quando você menos percebe já se passaram duas horas e você ainda não sente que está com vontade de parar. Definitivamente esse é o caso do jogo que vou analisar hoje.

FTL: Faster Than Light é mais um daqueles jogos que nasceram a partir do kickstarter, apresentando uma proposta tão inovadora que conseguiu bem mais dinheiro do que pediu para ser feito. No caso o jogo pediu 10 mil dólares para ser fundado porém chegou a mais de 200 mil!


A proposta dele é bastante interessante, você controla a tripulação de uma nave e deve vagar pelo universo, sendo que acaba achando muitos desafios e problemas. O foco do jogo mesmo não é viajar e sim manter a nave, ver o quanto você consegue sobreviver, ficar no limite em algumas situações e tentar escapar vivo. Eu diria que ele está mais para um jogo CMS de nave que para um jogo de simulação de viajem interestelar embora também seja.

A nave tem diversos dispositivos que a fazem funcionar e que precisam estar normais para que a frota se mantenha viva, há o motor que tem que estar sempre ligado pro resto da nave funcionar, o filtro de oxigênio que mantém a tripulação viva, o gerador de escudo que evita os danos diretos, entre várias outras coisas, cada um com suas vantagens sendo que alguns parecem simples porém em certas situações a falta deles pode ser fatal.

No jogo você tem um mapa de possíveis lugares para "saltar" que no caso é teletransportar a nave na velocidade da luz, porém há muitas zonas inexploradas e quando você salta pode achar de tudo. Nessa parte do jogo há elementos de RPG pois você quase sempre acha uma situação e tem que decidir, por exemplo pessoas que ficaram emperradas em um setor e pedem um pouco do seu combustível, você deve decidir se ajuda ou não. Há também certas narrações (escritas) misteriosas como por exemplo "Você vê uma nave civil que aparenta estar em perigo sumindo em poeira estelar" daí você decide se vai atrás ou ignora.

Há ainda muitos bandidos e coisas como tráfico de escravos, por exemplo houve uma vez em que achei um grupo de piratas e falaram que se eu desse um membro da tripulação a eles, nos deixariam em paz. Porém eu decidi lutar e quando viram que eu venceria, me perguntaram se eu aceitava o acordo de nos darem um escravo para que eu usasse como membro de minha tripulação e em troca eu os deixasse partir. Isso gera uma série de possibilidades.

Em batalha você escolhe que lugar da nave inimiga quer atingir, pode ser na área que está responsável por atirar mísseis e assim evitar que ele use aquela arma, pode ser no filtro de oxigênio dele para que a tripulação morra sem ar, entre outros lugares e cada um causa um efeito diferente. Após vencer uma batalha você pode recolher o lixo espacial gerado e reaproveitar.

É possível se achar lojas para melhorar sua nave enquanto você vaga pelo espaço, essas lojas permitem reabastecer a nave, reparar danos e fazer aprimoramentos como por exemplo por um teletransportador em sua nave que vai te permitir mandar membros diretamente pra nave deles e assim assassiná-los sem precisar destruir a nave, ou até mesmo colocar drones de combate que você pode enviar para atingirem o inimigo diretamente.

Existe um reator no jogo e você precisa da energia dele para o resto da nave funcionar, esse reator tem uma quantidade de pontos e você distribui esses pontos pelo o que a nave está precisando, normalmente sobra um pouco de energia porém as vezes os danos podem diminuir sua capacidade e isso fará com que você tenha que administrar a energia e em certos momentos tome medidas drásticas como por exemplo retirar energia do filtro de oxigênio para colocar nas armas e assim destruir a nave inimiga antes que o oxigênio acabe.

Enfim, ainda existem muitos detalhes pequenos do jogo que acabei não falando mas que vale demais a pena conferir para saber o quanto esse jogo é espetacular. Se você é fã de ficção espacial e sempre quis sentir aquelas dificuldades de uma tripulação vivendo no limite, vai adorar esse roguelike. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários