Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é um Hipster? Você é um deles?

Um termo que é muito comum ser visto rolando por redes sociais a fora mas que sempre vejo alguém perdido se perguntando o que diabos é, é a palavra Hipster. Tem algumas pessoas que tem até ideia mais ou menos do que seja mas acabou nunca procurando, por isso decidi colocar aqui uma postagem sobre o assunto.

Bom, como vocês sabem bem, existe a cultura pop e a cultura underground, e no caso a "Cultura Hipster" trata-se de mais uma dessas sub-culturas que existem por aí. Basicamente um Hipster é a pessoa que inventa a moda. Enquanto a maioria das pessoas apenas acompanha ela e está completamente ligada á cultura pop, os Hipsters fazem eles mesmos as novas modas e legiões seguem. Ou seja, são "os originais", mas naturalmente quando essa moda se populariza, os Hipsters já não farão mais parte dela, mas sim estarão em uma outra que se tornará moda no futuro.

Claro, nem sempre as coisas funcionam exatamente dessa forma. A diferença entre ser underground e ser hipster é que o meio underground não necessariamente inventa algo, mas apenas adoram algo desconhecido, enquanto o meio hipster gosta de coisas diferentes também, no entanto eles costumam mesmo é inventar coisas novas. Mas claro, isso acaba tendo seus limites e costumam ser centrados em formas de se vestir e modas virtuais, porque por exemplo uma banda não pode ser "inventada" se o cara não for músico ou algo do tipo, então nesse caso os hipsters se voltam para procurar curtir coisas underground.

Naturalmente eu estou falando de Hipsters puros, que levam uma vida por completo como hipster, no entanto nem sempre é assim, da mesma forma que é difícil ter uma pessoa completamente underground, é complicado se ter alguém completamente hipster que não gosta de nada que esteja na moda, não assiste uma série por ser famosa e nem ouve uma música que todos gostem. Não que seja impossível alguém com tais gostos, no entanto em geral as pessoas costumam ser hipsters de forma limitada e assim normalmente quando falam que fulano é hipster, costumam se referir a um tipo de coisa que essa pessoa curte.

A partir daí surgem também os pseudo-hipsters que costumam ser chatos pra cacete e normalmente são os mesmos infelizes que tem vontade de ser underground e não são. São aquelas pessoas que tem uma vontade incontrolável de ser original, mas não conseguem se livrar da atração por coisas que estão na moda. E no fim acaba fazendo feio e você vê aquela gente que tenta rebaixar outras pessoas por seus gostos por não serem originais, mas aí você vai ver o infeliz e ele curte várias coisas nada originais. Sendo assim ele passa de Criador-Da-Moda-Fodão a Mais-Perdido-Que-Cego-Em-Tiroteio, principalmente quando o infeliz tem vergonha de criar coisas novas e apresentar. Hipsters originais não tem vergonha, eles são naturalmente esquisitos e realmente não ligam, e isso faz com que seja complicado achar uma pessoa realmente Hipster, a maioria apenas quer ser diferente e por isso diz "EU SOU HIPSTER!!!".

Normalmente os hipsters na forma de se vestir são os que são mais notados, por isso há aqueles esquisitões que você vê por aí com uma roupa completamente estranha e pensa "Nossa, quem usaria isso?" e daí dois anos depois você vê um monte de gente indo pra todo lado e logo até você mesmo se acostuma com o visual e simplesmente não sente mais a repulsa que sentia antes, de tão comum que se torna.

Não que seja obrigatório ser feio o visual do Hipster, muito pelo contrário, pode sair muito bonito, no entanto é um tipo de pessoa que  você acha estranho, mas ao mesmo tempo acha natural na pessoa. Provavelmente na escola você já viu aquela garota que se veste de uma forma diferente que em outra menina sairia estranho, mas nela simplesmente ficou até legal, isso porque antes a guria já tinha vestido altas coisas esquisitonas que você não tem ideia de qual loja de outra dimensão ela achou aquilo a venda uahahaha. Mas  coisa já ficaria um tanto zuada se um dia a menina que sempre foi a patricinha da sala de repente chegasse falando "SOU HIPSTER AGORA GALERA! SAQUEM SÓ METADE DO MEU CABELO RASPADO COMO FICOU FODA!" uahahahh claro que se ela continuar com isso por um tempo, vai passar a ser natural também, mas em geral Hipster não se tornam assim do nada. Eles são os garotos com boina e óculos escuro que vemos em desenhos animados.

Óbvio, nem sempre algo que um hipster veste vai virar moda, no entanto é muito comum eles vestirem primeiro. Existem aqueles que simplesmente tem muito bom gosto e aqueles que criam modas feias e que continuarão feias pra sempre uahahahaha, acho que é questão de percepção, existem os bons hipsters e os mal hipsters. =D

Mas apesar do termo costumar ser associado a algo mais "visual" ele surgiu a partir da música. Na década de 40 houve a Era do Jazz nos Estados Unidos e surgiram diversos músicos brancos de classe média que tentavam copiar a forma de agir e viver de músicos negros. O que naturalmente era algo um tanto diferente, principalmente porque o racismo era extremamente pesado, então essas pessoas tinham uma tendência um tanto diferente. E assim surgiu o termo "Hip" pra esse tipo de pessoa, mas não se sabe exatamente de onde veio, só que uma das suposições é que veio da palavra africana ocidental "hipi" que significa "Abrir os olhos" que no caso se encaixa muito bem com o contexto do que é ser hipster, como se mostrasse um grupo capaz de ver e ir além. Depois disso graças à língua inglesa, foi adicionado o ster como tantas outras palavras que recebem esse sufixo, virando assim Hipster. Mas no fim dos anos 90 que a palavra começou ficar forte pra valer e a se referir de forma bem mais ampla.

Enfim, é isso aí espero que eu tenha explicado direitinho para quem ainda não sabia do que se tratava e que a postagem tenha sido útil para alguém =).

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Só sei que eu gosto muito das tirinhas do Hipster Hitler.

    ResponderExcluir
  2. Sem nada a ver com o assunto, agora eu estou vendo animes, e queria recomendar um dos melhores que já vi, ELFEN LIED, pfv veja e diga oq achou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd,mt bom. Chorei mt no final,recomendo ler o mangá pq no anime ñ mostra o que acontece dps.

      Excluir
    2. Amooo Animes e Mangas e Elfen Lied e Zero no tsukaima sao meus favoritos *-* amo muito Naruto e Suki te Lli na yo tambem

      Excluir
  3. Obg,meus amios vivem falando q eu ou uma hipster dai fui jogar no Google e apreceu o seu site.
    o engraçado eé que eu ja frequentava aqui.
    Eu ñ invento moda sabe? Gosto de td um pouco,animes,games,quadrinhos,curto tbm Demi Lovato,Madonna e a Shakira. Mas curto Muse,Skillet,One Eyed Doll. Eu sou aberta a todos o gostos,pq até ñ me ompptto mt. Mas eu tenho ódio a coisas que são modinha. Dai veio isso. Eu sou bem do contra tbm,acho que isso ajudou um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muse eh do k.... minha banda faz releituras do Muse e outras bandas semelhantes. ♡♡♡♡

      Excluir
  4. Eu fui ver e acabei descobrindo que já era hipster. Tipo, parece que tudo perde um pouco da graça quando todo mundo já está usando, e você fica tipo: Ah-dinovo-não!!
    Http://agarotadoguarda-chuva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Isso se encaixa perfeitamente na minha personalidade. u-u

    ResponderExcluir
  6. eu sou "hipster" desde os 14 anos então? Kkkkk não sabia kkk
    Vai ver ter minha alma de fashionista e musisista ajudou em ter meu próprio estilo, mas n sabia que isso tinha um nome .-.

    ResponderExcluir