Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O chamado - Um filme de terror que marcou uma era

Uma fita de vídeo é assistida por um grupo de jovens, logo após isso eles recebem uma ligação dizendo "Sete Dias" e uma semana depois todos morrem. Logo uma jornalista começa a investigar a causa do acontecimento já que uma das garotas era sua parente. O problema é que ela se envolve mais do que deve e coisas sinistras passam a acontecer depois que ela também assiste a tal fita.

Nossa, o chamado é um filme da modinha que gostei demais! Simplesmente acho ele muito detalhado e que conseguiu marcar. Eu assisti com um grupo de amigos no cinema e foi algo um tanto marcante pra mim. Isso porque era algo super diferente, provocante, a história não era aquela padrão do grupo de jovens que ia sendo matado um por um, era algo cheio de detalhes.

Foi um filme que todo mundo ficou falando e que se tornou um verdadeiro elemento da cultura pop, e começaram a surgir vários boatos sobre ser baseado em uma história real e que realmente haviam fitas, na época a internet não era muito popular, mas quem tinha, teve a oportunidade de ver os blogs com pessoas dizendo que tinham recebido a fita amaldiçoada, aquilo era simplesmente fantástico demais para contar pros amigos!

E claro, várias fitas amaldiçoadas falsas(ou não) passaram a circular por aí, pessoas criavam suas próprias fitas e mandavam para alguém, além é claro de paródias que surgiam em outros filmes. Esse também foi o início de uma moda muito comum em filmes de terror, a menina com cabelo grande cobrindo o rosto, algo que inspirou não apenas filmes, mas também começou a aparecer em seriados e até mesmo jogos como em F.E.A.R.

O chamado também foi o que deu início à onda de remakes de filmes orientais, sendo que a maioria era de péssima qualidade. Só que ele foi o que marcou o terror oriental e também criou um clima próprio para esse tipo de terror, tem gente inclusive que só consegue sentir medo em terror japonês por causa da bizarrice.

Mas agora falando sobre o filme em si, ele é pop mas é muito cheio de detalhes e eu diria que ele é sim de certa forma inteligente, não genial é claro, mas não é algo padrão, toda a interpretação da fita é maravilhosa, cada cena daquela tem um motivo e a forma em que a Rachel vai descobrindo o motivo dela ser daquele jeito é demais!

Outra coisa que adoro nesse filme é a fotografia, nossa é simplesmente maravilhosa! O tom azulado que o filme tem mantém um clima fantasmagórico e existem certas cenas que acho simplesmente fascinantes, como por exemplo uma em que o personagem Noah está em um celular e atrás está o mar e um farol. Esse climinha noturno mostrando tanto natureza quanto civilização é muito constante e de certa forma me lembra um bocado o clima de Alan Wake, toda essas "trevas" e mistério que rodeiam o lugar e a investigação, é simplesmente incrível.

Enfim, esse é um filme que eu acho que todo mundo já assistiu mas se você não viu ainda, então vá correndo, afinal é o tipo de elemento da cultura pop que não para de ter referências por isso é uma boa conseguir reconhecer. Esse é obrigatório para fãs de terror.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Nossa quando eu era criança eu MORRI DE MEDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Mas é mano, todo mundo curtia e viu na época, esse filme é loko. Vale lembrar que o padrão estético da menina fantasma com cabelo cobrindo o rosto já existia no imaginário (ou não) popular do Japão, O Chamado só o popularizou no ocidente hehehe... O que eu nunca vi foi o Ringu, O Chamado original japa, mas desceram o pau pra mim aí eu nem quis ver.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi muito bem a parte q vc fala dos remakes orientais pq eu tive a impressão q vc falou q o chamado é ocidental mais na vdd o primeiro filme é japones e o remake é o americano!

    ResponderExcluir
  3. Eu não falei remakes orientais, eu falei remakes DE filmes orientais.

    ResponderExcluir
  4. Ouvi muitas historias de telefones tocando no final do filme ou na madrugada depois de ter assistido ele.Bons tempos.

    ResponderExcluir
  5. só eu que acredita que vai sair o chamado 3?

    ResponderExcluir
  6. Sou do futuro e vim dizer que saiu o chamado 3 kkkk

    ResponderExcluir