Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como o terror traz mais emoção às nossas vidas!

Hoje vou falar sobre algo que não agrada a todos com certeza, mas que acredito que para a maioria, causa uma sensação incrível e faz com que a vida se torne mais emocionante do que é. Estou falando de algo que em nossa cultura estamos expostos desde crianças, o terror.
Desde crianças, ouvimos histórias de assombrações e outros acontecimentos sobrenaturais que rolam por aí. As lendas urbanas simplesmente vão passando de geração em geração e causando muito pavor em crianças. As histórias vem dos mais variados lugares, seja a filha da amiga de uma conhecida que diz ter presenciado a aparição de um parente morto, seja histórias na escola das criaturas que vivem no banheiro e são invocadas se der um certo número de descargas na privada chamando por ela. Essas sombrias histórias fazem muitas crianças entrarem em desespero, no entanto a curiosidade humana é tão forte que sempre se quer saber mais. Bate aquela vontade de descobrir que existe algo que quebra as regras e que está ali para provocar o caos. É repugnante, mas ao mesmo tempo tão atraente.

Depois bem a fase dos filmes de terror, algo mais apelativo, não são tão intensos quanto histórias que se misturam com a realidade como as lendas urbanas, no entanto o impacto visual substitui isso. Mesmo sabendo que são coisas falsas, mesmo não acreditando no sobrenatural, nossas mentes são moldadas desde pequenos por Hollywood. Todas as técnicas cinematográficas feitas especialmente para causar traumas e criar em nosso cérebro sistemas de defesa desnecessários são incríveis. Cada filme tem sua história, o lugar onde o monstro se esconde, e assim quando se termina de assistir, aquilo fica na mente. O medo de durante a noite ir ao banheiro, abrir o box onde guarda a escova de dentes e quando fechar TCHARAN Ò__Ò SATAN TA REFLETINDO NO ESPELHO! Ò__Ò! Isso faz com que muitos fiquem dias, semanas, meses e até anos evitando ir a certos lugares ou fazer certas coisas pensando no monstrengo. Não é que a pessoa acredite realmente que vai acontecer, mas fica aquele medo, aquela pressão irracional criada por filmes. Há um episódio de Arquivo X muito interessante em que Mulder e Scully estão em uma casa mal assombrada, no entanto a Scully é totalmente lógica e se assusta e o Mulder tira um sarro perguntando "O que foi? Não vai dizer que ta com medo?" e pra surpresa dele, ela responde "É óbvio que eu estou com medo, isso é um sistema de defesa natural moldado por anos de filmes de terror que somos expostos.". Então você querido ateu, não se acanhe, ficar com medo em um filme de terror não significa que você é fraco ou ta dando o braço a torcer, mas apenas que seu cérebro está se precavendo, nem tudo o que acontece nele é racional.

O tempo passa e em alguns o efeito dos filmes de terror diminui bastante, a pessoa sente o susto momentâneo devido ao alto som de "TCHAN!!! Ò_Ò" e o monstrengo aparecendo, mas logo passa, no fim o efeito que ficava meses assombrando a pessoa quando era criança, apenas a faz ficar pensativa alguns minutos após o filme e depois ela esquece. Isso acontece não apenas devido a maturidade da pessoa, mas também ao costume, quando se faz algo muitas vezes você passa a achar comum, então filmes que durante a infância assustavam pra valer, hoje podem fazer rir. Até mesmo gerações inteiras ficam ultrapassadas, vejam muitos filmes dos anos 80 por exemplo, é comum se rir demais de bonecões toscos da época, no entanto o que é tosco hoje em dia, naquela época o povo entrava em pânico, pois era algo novo. O bebê de Rosemary é um bom exemplo, um filme que causou muitos pesadelos em muita gente e que para a geração atual é muito tranquilo, mas isso porque já fomos expostos a coisas muito mais pesadas, no entanto no meio dos anos 60 aquilo era a história de um verdadeiro tabu, uma pessoa tendo o filho do demônio, era extremamente assustador.
E então finalmente entram os jogos, quando ouvir e ver já não basta mais, queremos sentir e estar na pele dos personagens que enfrentaram o horror. E os jogos trouxeram essas possibilidades, isso é algo que nem todas as gerações tiveram a oportunidade de sentir, fico pensando em como o povo dos video games deve ter se sentido em 1995 quando jogaram Clock Tower, afinal estavam acostumados a terror em histórias e filmes, mas de repente aquilo passava a se tornar real, ou voltando um pouco mais no tempo, imagino como foi em 1992 com o povo que já tinha computador e jogava (esses eram underground) e tiveram a oportunidade de jogar Alone in the Dark, se eu já tomava uns sustos no ano 2000 onde eu já tinha jogado coisa mais pesada, imagina essa gente que nunca tinha jogado algo de terror? Imagina a sensação de ver aquele monstrengo de repente estraçalhar a janela e entrar na mansão? Eu lembro que quando vi essa cena a primeira vez entrei em desespero uahahahaha.

O terror não é para qualquer um com certeza, tem gente que simplesmente não gosta, mas a maioria tem a curiosidade de querer saber histórias sobre o desconhecido e no caso de jogos de terror, sentir aquilo na pele. É como se tivessem níveis, claro que a percepção das pessoas é diferente, assim como a ordem que ela é exposta ao terror nem sempre é essa que falei, mas normalmente a ordem é de contos, filmes/séries, jogos. Obviamente pode ter alguém que não sinta nada com jogos, no entanto fique apavorado com histórias de terror, afinal de contas está falando algo que se mistura com a realidade, como falei a percepção do terror é diferente para cada um.

Mas é isso, muita gente quer sentir o corpo liberar adrenalina, e com o terror é possível ter essa sensação, e ao mesmo tempo ficarmos seguros, isso acaba sendo algo atraente demais pois sabemos que não irá nos machucar fisicamente e ao mesmo tempo fará nosso corpo se sentir ameaçado, a respiração fica ofegante, o coração dispara, é incrível. Citem obras que deixam vocês apavorados pessoal, histórias que sua vó contava, filmes que te traumatizaram e jogos que te fazem gritar feito uma menininha indefesa.

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Nossa mano, faz tempo que não fico COM MEDO de algo, mesmo me assustando muito quando jogo Slender de madruga eu nem tenho medo >.< Quando eu era menor eu não gostava mto de jogos de terror, mas hj em dia eu fico mto arrependido de não ter experimentado eles =/ É mto bom jogar jogos de terror, pena q hj em dia nem sai mais jogos bons assim.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, alias, como é meu primeiro comentário vale muito o elogio pelo blog que achei ao acaso do destino, e que é hoje um dos pontos de referencia diarios em minha vida internauta.

    Eu idolatro terror desde que me entendo por gente, ja vi e continuo vendo inumeros filmes de terror assim como ja li e leio muito a respeito. Como é bem explicado no texto, já me assustei mais, porem ainda sou fanatico no assunto.

    Já em questão de jogos, o ultimo jogo de terror que joguei na vida foi Silent Hill (o primeiro mesmo). Esse jogo me fez tremer ate a alma, e deixou o trauma eterno comigo, resultado, ate os dias de hoje não mais voltei a me aventurar pelo obscuro mundo dos jogos de terror (apesar de adorar ver videos dos mesmos)

    Tenho uma forma estranha de jogar, a maioria das pessoas jogam videogames como se fosse um simples passatempo, ou ao menos tendo em mente que é apenas um jogo e não é real. Já comigo é diferente, eu realmente encarno no personagem, eu me sinto lá dentro do jogo, resultado disso em jogos de terror vocês já podem imaginar né? `_´

    De resto fica um pedido em relação ao blog, seria possivel ter numeração de paginas no blog ? Pois gostaria muito de ler todas as materias mais antigas mas acabo sempre me perdendo, se existisse a numeração eu poderia ir direto para o primeiro post da história do blog e seguir de lá ate os dias de hoje.

    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
  3. Olá Leckard, seja bem vindo. =)

    Pronto, coloquei esse bagulho aí, espero que ajude hehe.

    ResponderExcluir
  4. Apoio o leckard numeração nas páginas.
    E terror a minha ordem foi contos, livros,filmes.

    ResponderExcluir
  5. não,não sky a primeira pagina de veria ser a numero 1 e essa sim 407...

    ResponderExcluir
  6. Ah eu nem sei colocar ao contrário '-'

    ResponderExcluir
  7. Quando eu assisti o chamado pela primeira vez, fiquei uma semana sem olhar no espelho '-', não sei pq filmes de terror asiáticos são mt mais efetivos, acho que é pq é tipo um "terror psicológico" vc n sabe quando vai aparecer e fica toda aquela tensão. E tem mt cabelo, por toda parte. ;-;

    ResponderExcluir
  8. Adorei o gif, morri de rir. Rsrsrs. Eu amo tudo relacionado ao terror, não acredito em monstros e nem em fantasmas, mas esse gênero faz eu me sentir diferente e esquisita, causa umas sensações interessantes. Mesmo não acreditando nessas coisas às vezes me sinto apreensiva, cautelosa e desconfiada, que nem você falou na matéria que o cérebro da pessoa é programado para se defender, essa sensação de uma maneira muito bizarra é muito boa e emocionante. *-*

    ResponderExcluir
  9. Pra falar a verdade nao gosto de terror nao. Pq filmes passam a noite e tenho um medo inconciente de ter pesadelos ou o vicho vir a noite.De jogo ainda da pra jogar de dia igual fiz com fatal frame 2. Mas ha pessoas que nao ligam para filme e se apavoram com jogo e vice e versa

    ResponderExcluir
  10. Cara tive o azar de ver o chucky com 2 anos de idade,e por isso tenho medo de ver só a cara dele até hoje.p.s.:tenho 14 anos agora

    ResponderExcluir