Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Boktai - O mais inovador jogo de Hideo Kojima!

Hoje vou falar sobre um jogo que acho impressionante o alto nível que tem e como busca ser inovador e manter o clima que propõe. Uma obra épica feita por ninguém menos que o próprio Hideo Kojima, idolatrado pela franquia Metal Gear e que, embora não seja tão conhecido assim, definitivamente merece ser colocado em um altar pelo quesito inovação.

Na história, as trevas caem sobre um mundo cheio de vida e uma raça de vampiro que se auto denomina "Os imortais" começa a transformar todas as outras criaturas em mortos vivos e a infestar o mundo com trevas. Cidades são devastadas e transformadas em verdadeiros desertos. Um caçador de vampiros conhecido por ser o maior de todos os tempos, parte para dar um fim a esse mal, no entanto ele também cai.

Após a morte do pai, o garoto chamado Django herda seu cachecol e uma arma incrível conhecida como "Gun Del Sol" e decide buscar vingança. O representante do sol encarnado na terra o acompanha para orientá-lo e ajudá-lo em sua jornada para dar fim às trevas.

O que tem de tão inovador nesse jogo é o acessório extra que colocaram em seu cartucho. Lembram do Super FX e como ele permitia que jogos do Super Nintendo rodassem jogos em 3D processando dados extras direto na fita ao invés de processar no console? Bom, esse faz algo parecido, mas ao invés de por processador no cartucho, coloca um sensor solar.

No começo pode parecer meio estranho e confuso o motivo de se ter um sensor solar em cima do cartucho de game boy advance, mas quando o jogo todo se baseia no poder do sol, as coisas mudam bastante e as possibilidades ficam enormes. A ideia de colocar esse sensor em um portátil foi inovadora pra caramba e não funcionaria em um console de mesa, já que não é possível levar e trazer para o sol quando quiser.

No jogo você empunha uma arma que depende de energia solar para ser usada, então ao invés de você achar munição ou comprar, nessa você tem que recarregar usando o próprio sol! O jogo apresenta uma barra que apresenta a quantidade de sol que o sensor ta detectando, ou seja se você estiver em um baita sol quente, a barra vai ao máximo, no entanto se estiver em um sol bem leve, o detector vai medir muito pouco. Esse sensor vai afetar diversas características do jogo e causar efeitos variados.

No começo do jogo, assim como em pokemon, você escolhe a hora e dependendo do horário, o visual do jogo vai mudar para dia ou noite e acompanhar em tempo real, ou seja se você for jogar a noite, aparecerá como noite e se você for jogar de dia, a aparência estará de dia. E há um grande mundo cheio de masmorras, castelos, criptas, mansões, cemitérios e vários outros locais abandonados por onde você deve passar e purificar, esses locais são cheios de inimigos, armadilhas e quebra cabeças que você tem que resolver enquanto passa.

Há diversos itens espalhados pelo mundo, sendo que alguns são mais raros e você terá que resolver um enigma para ter acesso e outros estão até mesmo invisíveis. Os itens causam efeitos variados, podem recuperar a vida, recuperar a arma, acelerar sua velocidade, te tornar invisível, fazer você diminuir de tamanho, aumentar a defesa, entre diversas outras coisas.

A arma "Gun Del Sol" é sem duvida a grande atração do jogo. Ao contrário de outros jogos que você acha ou compra munição, nesse você tem que recarregar a bateria, a fonte de energia é o próprio sol. Ou seja, você precisa deixar o sol bater no sensor do cartucho para que você possa apertar o botão de recarregar, quanto maior estiver a barra de sol no sensor, mais rápido a arma vai absorver a energia, já se estiver pequena, vai demorar mais, e às vezes é necessário agilidade pois você pode estar dentro de uma caverna onde não há sol, mas um buraco no teto faz com que raios entrem em certos lugares, se você estiver por exemplo com monstros por perto, tem que ser rápido pra fazer a recarga antes que seja atacado.

A arma é toda personalizável, durante o jogo você vai achando novas lentes que geral diferentes tipos de raios a partir do sol, por exemplo existe a lente que lança um raio que faz com que plantas cresçam, outro que faz sair chamas da arma. Tem várias lentes que você encontra pelo mundo de Boktai. Também há os "frames" que você pode mudar e elas definem a forma com que a munição irá sair.

Por exemplo tem uma que solta diversos tiros sem parar, como uma metralhadora, outra que lança um raio curto, mas se espalha causando um dano constante e poderoso em quem tiver perto, outra que é capaz de lançar o inimigo pra longe, e há vários outros frames que você encontra pelos lugares por onde passa.

Há também as baterias extras, você pode achar novas baterias e instalar em sua arma, sendo assim não precisa recarregar uma por vez só, mas sim várias, quanto mais achar, menos terá que parar fazer recargas. E por fim, existe um sistema lançador de granadas, que tem diversos tipos de munição também, como a que revela todos os objetos escondidos do lugar, ou a que causa uma explosão que queima bastante o inimigo, entre outros tipos.

O sol causa diversos efeitos no jogo em geral, por exemplo se ele tiver muito fraco, pode ser que algumas salas de alguns lugares fiquem em total escuridão já que dependem da iluminação de raios do solares. A força do vento depende de quanto o sol está forte, se ele estiver fraco, o vento é fraco também, mas se estiver muito forte, ele sopra tanto que pode derrubar o seu personagem de algum lugar alto e matar ele, sendo assim as vezes é necessário cobrir o sensor ou ir para a sombra para fazer certas coisas.

Tem alguns inimigos que só podem ser vistos em ambientes escuros, quando há presença do sol, se tornam invisíveis. Alguns quebra cabeças dependem do sol, por exemplo tem uma parte que existe uma ponte invisível que só aparece se a barra de sol estiver na metade, agora imagina a tensão de atravessar esse lugar? Uahahahaha e se o sol esquentar do nada? E se você cobrir o sol demais?

Esse jogo é do criador de metal gear, por isso pode se notar alguns elementos nele. Os inimigos ficam andando pra lá e pra cá e só te atacam se te vêem, e tem toda aquela coisa simbólica de se acharem que viram algo, aparece um ponto de exclamação na cabeça deles e vão la correndo, e se não vêem ninguém, aparece aquelas interrogações dele pensando se foi imaginação ou pra onde foi o cara que tava ali hehehe.

Você pode passar pelos ambientes tanto igual o Rambo metendo bala em todo mundo, quanto ao estilo Stealth, passando escondidinho sem ser notado e chegando ao objetivo sem nem imaginarem que você esteve ali. Pelo cenário há alguns locais que podem dificultar esse modo, como por exemplo placas de ferro no chão ou possas de água, se você pisar, os inimigos ouvirão e vão correndo ver o que é.

Apesar disso, o sol tem efeitos também na água, se o sol ficar muito forte, ela vai evaporar assim como acontece no mundo real e isso vai facilitar muito hehehe. Mas não achem que o som sempre pode ser uma desvantagem, os caras colocaram inclusive uma forma de você mesmo fazer som. Você pode se encostar em uma parede e dar umas batidinhas nela e os inimigos por perto vão ouvir e ir conferir o que é aquilo, nesse meio tempo você pode dar a volta e passar direto para o objetivo, ou chegar por trás para atacar, sendo que dependendo a forma que você ataca, pode causar mais dano, um ataque por trás por exemplo causa um dano enorme e dependendo da lente que você estiver usando na arma, pode até desmaiar o inimigo, a distância também define o quanto o alvo será danificado.

No jogo é possível cultivar frutos, existe um local onde você pode plantar para depois voltar e colher mais e dessa forma ir aumentando cada vez mais os seus itens para que possa usar durante os combates. Além disso é possível plantar dos tipos de sementes para gerar uma fruta nova e assim ir conseguindo novos tipos, sendo que alguns são bem poderosos mesmo.

Como nem sempre se tem sol, os caras se preparam para a jogatina noturna, e assim pelo mundo existem sementes do sol que você pode usar para recuperar parte da carga de sol de sua arma, além disso existem também os insetos solares que geralmente ficam ocultos em cristais espalhados pelo mundo, se você ver um brilho em algum lugar, pode ir até lá e dar um tiro para estourar o cristal e liberar os insetos, mas tem que se ter cuidado, existem três tipos de insetos solares, os verdes que recuperam vida, os amarelos que recarregam a arma, e os negros que consumem a energia da arma do sol, então tem que se ter cuidado porque as vezes é melhor sair correndo.

Existe também três opções muito interessantes que são ótimas para serem usadas a noite, os recipientes de carga espalhados pelo mundo permitem que você encaixe sua arma e coloque energia neles, ou retire, sendo assim durante o dia você pode colocar para a noite retirar. Existem os bancos onde você pode fazer investimento de energia, se você deixar energia neles, com o tempo eles geram porcentagem em cima da quantidade que você investiu, ou seja, deposite energia de seus recipientes de carga neles e depois de um tempo a quantidade que você investiu irá aumentar.

E por fim existe também a opção de empréstimo, na hora do desespero você pode pegar emprestado de bancos e quanto mais demorar pra pagar, mais os juros irão aumentar e fazer sua dívida ficar maior. Então você tem que se preparar de dia para jogar a noite, pois as coisas se tornarão mais complicadas, mas é possível passar, combinando os itens, armazenamento e modo Stealth, você joga tranquilamente de madrugada. =D

Eu acho um tanto brutal os locais onde tem imortais para você matar, isso porque apesar do jogo ter um visual meio fofinho, acho engraçado como é a sequencia para vencer o vilão. Primeiro você tem que atravessar todo o imenso castelo, masmorra, cripta ou o que for do infeliz. Quando você chega a ele, tem que vencê-lo e então enfiar o maldito em um caixão, depois disso você taca uma corrente no caixão e arrasta ele masmorra a baixo por todo o caminho que você passou, até o lado de fora onde tem um selo que é invocado, você tem que por ele no centro do selo e algumas "antenas" que aumentam os raios de sol são invocadas ao redor do selo e começam a tacar raio e você tem que fazer a manutenção delas enquanto os raios são lançados para que continuem forte.

Sendo que o sensor ajuda bastante se tiver recebendo um sol forte, até o infeliz morrer è_é. Mas uma coisa que eu sempre imaginava enquanto arrastava um dos caixões era o que os monstros falariam se soubessem falar: "Ah sim, e foi então que ela me disse que... EPA WTF? Que porra é aquela ali? Não é o mestre sendo arrastado? O___O" ahahahaha, eu achava muito bruto isso de arrastar o maldito na marra, castelo a baixo pra fora do lugar até tacar no sol kkkkk.

Um outro detalhe que não posso deixar de citar são os sons do jogo, embora não seja completamente dublado, existem diversas partes em que os personagens dizem algumas falas e para um jogo de game boy isso é massa pra caramba e inclusive a narração do começo do jogo é completamente dublada. Além disso os sons em geral são muito bem feitos e a musica de fundo várias vezes me fez cantarolar enquanto jogava hehehe.

Ta aí um jogo fodão, realmente feito com carinho, com possibilidades que vão além da capacidade normal do GBA e que com certeza irá gerar horas de diversão. Quem gosta de jogos inovadores e está afim de experimentar algo diferente, certamente vai adorar Boktai.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Precisa da luz solar mesmo, a verdadeira. '-'

    ResponderExcluir
  2. Sky, você tem um GBA e jogou no Sol quente ae ou foi por emulador mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Logicamente foi no próprio GBA, direto no sol eterno de Brasília, que tipo de blogueiro seria eu que comete um crime de jogar em um emulador e ainda registra em seu blog?(ou será que não?) kkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Eu só joguei o Lunar Knights no DS, mas foi por emulador e não rodava bem, então desisti do jogo. Acho o jogo muito parecido com Zelda, aliás.

    ResponderExcluir