Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A incrível sensação de comprar mídia física! *-*

Na época que a STEAM foi anunciada, eu nem dei bola, ao meu ver era simplesmente mais um dos milhares de projetos que vem e vão e não fazem barulho algum. Afinal quem é que iria querer estar dependente da internet para jogar algo? As pessoas queriam poder jogar offline sem precisar de nenhum tipo de conexão mesmo, então ao meu ver era claro que a steam estava destinada à falência. A minha surpresa foi ao ver o quanto eu estava errado...
Logo a steam passou a ser não apenas um programa que fazia as pessoas terem que ativar um jogo online antes de jogar, mas um programa onde se vendia os jogos direto da internet. Os tempos mudaram e a internet ficou cada vez mais presente na vida de todos e cada vez mais potente, assim como a steam ficava mais viável a cada dia.

A pirataria sempre foi forte no mundo inteiro, muita gente acha que pirataria só existe no Brasil, mas a verdade é que em todos os lugares ela está presente e exatamente por isso empresas falam tanto dela, porque ela existe nos países que mais interessam. Então eu sempre pensei "Se os piratinhas já baixam jogos ilegalmente, por que pagariam pra baixar eles?".

Mas no fim a valve acabou mostrando uma série de vantagens, oferecendo jogos com preços bem menores do que comprando a mídia física e ainda com um suporte constante com atualizações diretas e conexão constante com amigos, esse foi o grande passo e que acabou se tornando modelo para consoles, surgindo um sistema parecido que mantém pessoas conectadas e vende jogos direto da internet.

Apesar de eu entender as vantagens, tenho que admitir que me surpreende o sucesso que o sistema conseguiu atingir, eu fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que quer apenas se divertir e acha muito cômodo comprar um jogo mesmo sem receber nada físico. Eu me sinto tão materialista quando percebo que não consigo simplesmente desembolsar uma grana se eu não receber nada para colocar na estante com os outros jogos. E o negócio não é o jogo não precisar de ativação online, hoje eu não acho isso um problema, mas sim o fato de não ter nada pra poder admirar. Por exemplo eu tenho Left 4 Dead que é ativado pela Steam e também a Orange box, os dois eu comprei muito feliz, mas só porque foi uma versão física com serial pra inserir na STEAM.

Eu não estou dizendo que NUNCA compraria nada online, por exemplo GMOD eu comprei e certamente pagaria de novo por ele, mas isso porque é um jogo que não tem mídia física, só é vendido pela internet, já é outra coisa, então eu não sinto que estou perdendo a oportunidade de ter ele na minha coleção, afinal não foi lançado em lojas físicas mesmo, mas agora jogos que foram lançados, a coisa muda. E eu sei que é mais barato comprar online, mas mesmo assim, eu acho bonito colecionar jogos, é legal ver aqueles títulos na estante paradinhos, dá o maior orgulho ver a coleção crescer uahahaha.

Agora realmente me impressiona os jogos que tem o mesmo preço e as pessoas mesmo assim preferem comprar a versão online. Não levem a mal, eu não estou criticando, pelo contrário, eu até bato palmas para essas pessoas e acho muito massa saber que algo assim estar acontecendo, que nem todo mundo é materialista como eu e que eles querem apenas se divertir, não importando se vai ter uma caixa ou não. Eu acho legal porque, não que eu seja um ambientalista, mas nossa o impacto ambiental é muito menor mesmo. Eu trabalho como designer gráfico e mando imprimir milhares de panfletos direto e sempre fico pensativo sobre como aquilo vai virar lixo e já era, tem alguns que simplesmente nem são distribuidos e ficam jogados, é um baita de um desperdício que só o povo que quer salvar o planeta ou quem assistiu algo do tipo Story of Stuff consegue perceber.

Eu sei, eu sou um verdadeiro filho da puta em conseguir ver o problema e não contribuir para diminuir ele, mas caramba é inevitável! Como eu disse, eu não sou um ambientalista, então o que posso fazer é ficar feliz em saber que o mundo virtual arrancou uma baita de uma fatia desse problema. Eu acho legal perceber que tem gente que joga para curtir apenas, de certa forma soa até meio poético, ver que não importa a fonte, o que importa é a diversão.

Um outro motivo que me impede de ficar contente em desembolsar uma grana para comprar algo virtual é pensar nos servidores deles que um dia irão fechar, principalmente nos consoles porque no PC as peças e sistema operacional evoluem mas no fim as coisas funcionam do mesmo jeito, então muita coisa antiga se mantém, agora nos consoles, esses estão destinados à morte em alguns anos. Eu lembro de quando foram fechar a LIVE do xbox original porque tinha muito pouca gente usando e não valia mais a pena pra microsoft manter eles e um grupo de jogadores se revoltou e continuou conectado jogando HALO, nossa que coisa triste =( imagina que chato curtir jogar algo todo dia mas aí ser obrigado a parar porque os servidores foram pro saco? Deve ser muito ruim, e isso porque HALO tinha mídia física, agora imagina esses jogos que só tem versão virtual? A caixinha ao menos você pode guardar de recordação uahahaha.

Mas é isso aí galera, e vocês o que acham das mídias físicas e conteúdo puramente virtual de jogos? Tanto faz pra vocês? Ou preferem ter uma coleção para admirar mesmo no fundo sabendo que a diversão será a mesma? =)

OBS: Eu mudei meu gosto em relação a isso. O mundo mudou, assim como eu, e em tempos modernos ter uma coleção não parece algo tão mais agradável quanto já foi, e acho que isso começou pra valer mais ou menos em 2013. Talvez eu escreva sobre isso uma hora dessas.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Sinceramente, essa foi a sua melhor materia.

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu só compro muito na steam pq os descontos deles são extremamente bons!!
    Você pega algumas promoções de feriado em que vc compra um jogo fodão por 10 reais, ou algumas vezes toda a franquia daquele jogo!!!
    Por exemplo, eu comprei todoos os gta´s no natal na steam por 10$, incluindo a expansão do gta 4 e tudo mais, é incrível!
    Esses dias o portal 2 estava por 10 reais, é uma coisa de louco.
    Mais já o Diablo III eu vou comprar em mídia física porque o preço é o mesmo e eu não vejo vantagens.Gosto muito de pegar o manual de um jogo e ler enquanto instala, e ficar admirando a capinha do jogo, é uma sensação muito foda!

    ResponderExcluir
  3. Haha massa cara xD
    Pior que tbm estou nessa. Gosto mt de colecionar meus livros e mangás físicos - é outro sentimento o orgulho de tê-los expostos na minha estante, mesmo sabendo que tenho baixado a versão digital de todos eles - e tendo noção do impacto ambiental tbm. Não consigo aceitar que daqui a algum tempo, da forma como as coisas andam, a mídia física pode ser completamente substituída pela digital. Porém é coisa de cabeça dura consumista mesmo, aposto que não estaria reclamando caso tivesse nascido no tempo em que a mídia digital já tenha substituiu amplamente a física - pelo contrário, provavelmente acharia ridículo o fato de ter gente que continuava pagando pau pra mídia física sendo a digital seria bem mais acessível - é coisa de sentimento xD .

    ResponderExcluir
  4. Eu já prefiro a mídia digital por um motivo pessoal.Tenho muitos dvds aqui em casa, mas já perdi vários por acabar emprestando e nunca receber de volta; já tentei controlar quais dvds estão emprestados e pra quem, ou não emprestar pra aqueles quem não devolvem, mas o resto da família não compartilha desse meu cuidado.Por isso prefiro mídia digital, ela não pode ser emprestada, a não ser que alguém traga um pendrive ou dvd virgem, e mesmo assim ela não sai do meu computador.Sem falar que não tem problema com arranhões ou sujeira, rasgões e envelhecimento no caso de livros e mangas.

    Mas ainda acho que vale a pena comprar mídia física se for um jogo, livro e etc que vc goste muito.

    Esse problema com servidores sendo fechados só vale pra jogos que se paguem apenas pelo modo multiplayer ou que sejam unicamente multiplayer (MMOS, COD e tal) ou jogos com o sistema ridículo de DRM como Diablo III, jogos offline não vão se perder com a perda do servidor.

    Imagino se um dia quando Diablo III for jogado por poucas pessoas eles vão fechar o servidor e impossibilitar qualquer pessoa de jogar mesmo o modo single player.

    ResponderExcluir
  5. Caramba Sky eu tbm tenho esse problema, o pior é que eu tbm faço isso com livros, mangás, e varias outras coisas colecionaveis.

    ResponderExcluir