Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Aprenda a criar um blog de sucesso - Parte 04

Bom pessoal e vamos dar continuidade ao passo a passo para se criar um blog de sucesso, caso não tenham visto, leiam antes a Parte 03 do tutorial.

Visual do blog

Antes de tudo, sim eu sei que o visual do Nerd Maldito é bizarro e os leitores mais antigos sabem que era mais feio ainda, a primeira versão dele era toda feita no paint uahahaha. Mas depois de tantos anos acabou virando meio que uma marca do blog ele ser esculhambado assim mesmo '-'. Com o tempo se cria leitores fieis e simplesmente não ia colar o visual do blog ser transformado em site moderno com sessões e links das matérias, sei disso porque nas duas atualizações que dei no visual do blog as críticas foram pesadas e olha que nem era assim tão radical a mudança.

Mas o mundo é feito de aparências e a primeira impressão é a que fica, portanto você está começando um blog e pode usar o visual como arma secreta! Ò_Ò! Por isso para começo de conversa saiba que existem modelos prontos que podem ser baixados e colocados no seu blog, alguns deles são muito lindos e com o tempo você vai aprendendo a modificar, é melhor já começar procurando no google por "Templates de blog" ou "Layout de blog" para já deixar os visitantes acostumados com ele em um visual, não deixe para depois, pois atualizar o visual do blog pode acabar em uma série de problemas. Por exemplo eu me sinto preso a um blog com 500 pixels de largura a parte de postagens já que muitas matérias  tem imagens feitas pra terem exatamente esse tamanho e se eu ajusto pra 600, centenas de matérias ficarão com imagens tortas.

Se preocupe muito com as cores do seu blog, tem combinações de cores que dão um destaque bonito mas não em blog, por exemplo uma camiseta preta com detalhes em verde limão pode ficar muito estilosa, mas um blog preto com letras verde limão pode incomodar demais a leitura e causar repulsa das pessoas.

Tente colocar cores suaves, faça uma mistura agradável aos olhos para que as pessoas leiam tranquilamente e fiquem mais tempo no blog sem ter vontade de fechar o mais rápido possível.

Cuidado pra não colocar cores nos links do blog que não se destaquem, tem gente que chega ao absurdo de colocar a cor dos links da mesma cor do fundo, fazendo com que fique invisível o que ta escrito, e tem pessoas que colocam os links com a mesma cor da letra normal e assim vários links se perdem porque as pessoas acham que é só um texto comum.

Recomendo que o fundo do seu blog seja branco ao menos na área de postagem pois a maioria das imagens na internet tem fundo branco, o que significa que em várias postagens ao invés das imagens aparecerem como um quadradão, vão aparecer como uma imagem agradável que parece se misturar com o texto e assim tornando ele muito mais bonito.

Não encha o seu blog de coisas inúteis, tente colocar coisas relevantes para os visitantes e que eles poderão utilizar, como por exemplo o top 10 das postagens mais lidas, o seu e-mail pra entrar em contato com você, entre outras coisas. 

Evite colocar coisas como o tradutor pra outras línguas. Pense bem você acha que um cara na Alemanha vai realmente querer visitar um blog iniciante brasileiro e vai usar o tradutor automático pra ler suas postagens? Você faz isso com algum blog da Coreia do Sul por acaso? É lógico que provavelmente existe alguém assim mas não vale a pena gastar um precioso espaço de seu blog para apostar em um visitante internacional e se o cara quer tanto visitar o seu blog não é a falta do tradutor automatico que vai fazer ele desistir, ele mesmo vai pegar o tradutor do google e tacar la o seu blog pra traduzir automaticamente. Então esse é o tipo de enfeite inútil que só faz o blog ficar poluído visualmente. E olha que eu tenho um blog poluído pra caramba e sofro com isso pra tentar apagar coisas irrelevantes, mas acaba sendo mais difícil do que parece, por isso você que está começando já tenha em mente isso, evite encher seu blog de coisas pois ele não vai ficar mais bonito, mas sim poluído.

OBS: Tem alguém acompanhando esse especial? '-'

CLIQUE AQUI PARA LER A PARTE 05 >>>>

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

12 Comentários

  1. sky, esse post e o "eu sou deus" tb, vao ter quantas parte? (ps: n estou acompanhado esse especial e.e, e parei com o eu sou deus...)

    ResponderExcluir
  2. Esse umas 13, sei la... O "Eu sou Deus" eu não tenho ideia, é difícil de se calcular já que algumas partes eu penso de uma forma mas enquanto escrevo acabam se modificando. Além disso estou escrevendo ele de forma tranquila postando de vez em quando hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Estou qurendo criar um site de jogos e estou gostando desse tutorial.ParabéNs!

    ResponderExcluir
  4. Eu que sou novo nesse negócio de blog sou muito favorecido com esses posts, então ... Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que estejam acompanhando pessoal =) é que vocês estavam muito quietinhos ai fiquei pensativo se tinha alguém lendo ainda ou desistido na parte 02 uahahahaha '-'

    ResponderExcluir
  6. eu tambem estou acompanhando, u.u, deixei de comentar um tempo mas sempre estou por aí, '-' sky tb tem que considerar que nesse tipo de post acho n tem muito oq comentar...se for pra elogiar , n vamos elogiar em todas as partes ._.' mas ta bom sim *-* continue.

    ResponderExcluir
  7. Não foi o que quis dizer, eu não estou pedindo por elogios, mas é que na ultima parte ninguém falou nada, pensei se alguém estava lendo. E imaginei que as pessoas tivesse alguma coisa a adicionar ou mesmo duvidas. Em geral nos comentários eu não espero elogios mas sim opiniões e comentários interessantes, tem muitas coisas que eu conheci pelos comentários dos leitores.

    ResponderExcluir
  8. Eu to, provavelmente quando esse tutorial acabar vou criar um blog! vlw Sky!!

    ResponderExcluir
  9. Você está salvando minha vida com essas postagens cara! sei que to atrasado mais continue o ótimo trabalho!!! entro no Nerd Maldito todos os dias

    ResponderExcluir