Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Por que comprar um Nintendo 3DS e não um Vita?

Desde o lançamento do Nintendo 3DS as pessoas começaram a não entender porque eu preferia ele ao PSVITA. Muita gente achou que é porque tenho um nintendo DS então por isso eu tinha me tornado um fanboy do inferno e como meretriz da nintendo eu tinha que continuar comprando produtos dela ou não seria pago.
Mas bom, resolvi criar essa postagem pois acho que pode ser útil para muitas pessoas, além de explicar bem o motivo de eu preferir o 3DS. Pra começar entre a geração Nintendo DS e PSP, eu prefiro o PSP pelos seguintes motivos, ele tem jogos que me agradam mais por serem voltados para o publico hardcore e o segundo motivo são os gráficos infinitamente melhores que o do DS. Não é que eu só jogue jogos por gráficos, tanto que eu direto vou jogar super nintendo e jogos de PC bem antigos como Alone in the Dark. No entanto gráficos também me fascinam e por isso um jogo que me agrada mais somado ao fato de ter gráficos melhores que os jogos que me agradam no DS acaba sendo muito mais atraente. O psp sempre foi muito moderno, os gráficos revolucionários dele fizeram um console portátil ser levado a outro nível. No entanto o PSP também sempre foi mais caro que o Nintendo DS, portanto sempre foi mais em conta comprar o DS pelo preço.

Mas apesar da minha preferência pelo PSP, o Nintendo DS me mostrou coisas únicas e que só poderiam ser feitas naquele portátil. Além de versões de jogos que apesar de terem gráficos mais simples, eram jogos completamente novos, enquanto as versões de PSP várias vezes eram a mesma versão do Nintendo Wii e PS2. Podemos tomar como exemplo o Spiderman Web of Shadows  e o Star Wars the force unleashed que no DS são versões exclusivas.

Então NÃO, a minha preferência pelo 3DS nada tem a ver com o fato de eu ter um DS já que eu prefiro o PSP, no entanto na geração 3DS vs VITA, eu sou muito mais o 3DS e tenho os meus motivos. Primeiramente eu acho que o maior erro do VITA foi o fato de não ter duas telas. Eu digo isso porque sempre vi a geração dele como a ultima geração de consoles portáteis.

O que quero dizer com ultima geração não é me referindo ao fim de video games de bolso, mas sim o fim da formula original que um portatil sempre teve. Falo isso porque veja quando o Nintendo DS foi lançado no ano de 2004. O que eram os jogos de celular naquele ano? O jogo da cobrinha é claro! Era isso que o povo jogava no celular, joguinhos que já vinham nele e acabou, era só um enfeite colocado ali para as pessoas dizerem que o celular delas tinha mais uma utilidade. Mas então passam 8 anos e chega o ano de 2012 com o PSVITA e Nintendo 3DS lançados e o que são os jogos de celular nesse ano? São espetaculares! Tem jogos exclusivos pra celular que são de fazer cair o queixo, tem verdadeiras obras de arte e é um mercado que tem o seu publico e lançamentos constantes, isso sem contar com a quantidade de celulares novos lançados no mercado sem parar e com novas tecnologias. Agora imagina se passar 8 anos e chegar 2020? Esse foi um dos pensamentos que me fez não me atrair tanto pelo vita quanto me atraia pelo psp na época dele. A formula padrão não podia ter sido adotada novamente, sempre fiquei pensando em como o vita encararia celulares em poucos anos e se conseguiria resistir...

Muitas pessoas usaram os gráficos como padrão para escolher um vita ao invés de um 3DS porque afinal os gráficos do vita são sem duvida muito superiores ao do 3DS. Mas como eu falei, pra mim os gráficos são atraentes mas não tão importante quanto os jogos em si e a diversão que me causariam. Então mesmo o vita tendo gráficos absurdos, o 3DS tem gráficos muito lindos também e é o suficiente pra mim, no DS ainda tinha o problema de ser na maioria das vezes ser feio demais o grafico dele em jogos 3D, mas no 3DS apesar de inferior ao vita já ta consegue fazer coisas incríveis.

As duas telas do Nintendo 3DS é um diferencial que aprendi com o DS que torna mesmo a jogabilidade outra coisa, a possibilidade de colocar certas informações em baixo enquanto se joga em cima, criar botões extras graças à tela sensível a toque sem usar espaço do jogo, ver dois ângulos de visão em uma cena, assistir apresentações que se complementam através de duas telas, entre várias outras coisas tornam a jogabilidade unica e um diferencial de celulares que em geral tem uma tela só portanto os jogos são feitos em geral também para rodarem em apenas uma tela.

A possibilidade de se ver 3D sem óculos é outro diferencial que torna o 3DS mais atraente pra mim que o Vita pois adiciona uma coisa nova que nunca antes havia em jogos, o que aumenta o leque de possibilidades para jogos inovadores. E isso sem contar com os jogos inovadores que o DS e que eu desde sempre já vi que muitas técnicas aplicadas nele seriam repetidas no sucessor.

No vita tem duas coisas que eu vi de diferentes que é a tela sensível a toque na parte de trás que me fez ficar mais preocupado que empolgado pois imaginei eu jogando e metendo o dedão atrás sem querer enquanto jogo ou encolhendo os dedos pra não tocar, que seria desconfortável. E o giroscópio que me empolgou bastante ao ver as funcionalidades de jogos como Gravity Daze, mas então descobri que o 3DS também tem giroscópio e foi mais um motivo para eu acabar preferindo o 3DS.

Uma das vantagens do PSP sobre o DS que me atraia muito eram os jogos hardcore, no entanto o 3DS já veio mostrando um investimento pesado no estilo que gosto com Resident Evil Revelations 3D e Resident Evil Revelations, que me lembrou demais o coop do Resident Evil 5, que como todos sabem eu gosto pra caramba.

Por todos esses motivos e com a ameaça constante de celulares eu acabei preferindo o portátil da Nintendo que além de tudo pode ser achado por até menos que a metade do preço do PSVITA. E vocês, qual dos dois consoles preferem e por que?

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

16 Comentários

  1. DS3D tem jogos mais criativos, é mais barato, tem duas telas... qual será q eu iria preferir? VITA claro, foda-se, sou fanboy dus inferno sem vergonha de assumir =] GO GO SONY è.é (falando sério, VITA vacilou, não parece uma atualização do PSP, mas claro q os 2 sempre tem jogos legais, mas a maioria dos legais q eu vejo no VITA são jogos do mario '-' ai tbm não da, PSP teve GoW III, Prince of Persia, Ratched & Clank, enfim, cada um tem suas vantagens, mas os consoles da SONY sempre vão ter os exclusivos mais legais, FATO)

    ResponderExcluir
  2. quis dizer q a maioria dos jogos do 3DS são mario, deu p/ entender, mas foda-se '-'

    ResponderExcluir
  3. Com certeza 3DS eu já tenho o meu!
    E viva a Sonic Generations!
    LoL!

    ResponderExcluir
  4. Acho o Vita superior, no entanto acho os 2 bem ruinzinhos pelo que vi. Só jogando mesmo pra saber.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal falem os motivos de vocês preferirem 3DS ou VITA, isso ajudará muita gente a decidir na hora da compra certamente e eu também tenho curiosidade de saber os motivos e tal.

    ResponderExcluir
  6. eu prefiro o 3ds, eu ja joguei com um amigo meu, nós jogamos zelda ocarina of time, e foi bem legal, eu não ligo pros graficos do vita serem melhores

    ResponderExcluir
  7. Não vamos começar uma guerra de fan boys que nao vai levar a nada '-'.
    Eu não vou ser hipócrita a ponto de sair apontando diferenças nos dois pois nao conheço nenhum (sou do gueto e tal aki a gente so joga jogos de 2000 pra baixo). O que eu realmente queria dizer é que é muito dificil dizer qual video game é melhor e por um ponto final afinal as pessoas tem gostos diferentes,ou seja se você quiser levar essa comparação a sério terá que ter um critério técnico SOMENTE e quando estamos falando de jogos oque vale é a diversão certo? entao pra saber qual o melhor video game pra cada um acho que as pessoas devem pesquisar e ver qual o que melhor se adapta aos seus gostos pessoais. Espero n ter falado um monte de merda '-'até a próxima.

    ResponderExcluir
  8. Os motivos deu preferir o PS Vita e que
    1-Graficos fodões de mais pra um portatil
    2-Ele não tem duas telas mais tem um sensor de toque atras dele que e bem legal
    3 e nao muito importante - Sou fanboy da sony Ò_Ò e de Uncharted aehoaehoaehoae

    ResponderExcluir
  9. Comprei um 3ds,e não me arrependo mesmo.

    por enquanto estou com 2 jogos,Mario kart7 e R.revelations.e na boa além das campanhas single de ambos,as horas de jogatinas são multiplicadas nos modos online.

    O modo battle de MK7 é loko,e o de resident melhor ainda.

    E tbn espero os grandes lançamentos que estão chegando,dentre eles pokemon rpg.

    Sobre o Vita,é sem dúvida um grande portátil,com grandes exclusivos garantidos,gráficos excelentes e várias funcionalidades.

    Mas não da pra comparar os 2,a única semelhança em ambos é o fato de serem portáteis e somente isso.

    O público alvo é outro.O 3ds tem jogos voltados para diversão rápida(que é o que procuro em um portátil)enquanto o Vita seguira o mesmo caminho do psp,trazendo os jogos de mesa para sua plataforma.
    mas de Mesa,fico com meu 360 e o Wii mesmo.
    No fim,os 2 representam uma boa compra,o comprador tem apenas que ver com qual ele se identifica mais.Não adianta discutir.

    ResponderExcluir
  10. Humm... Eu n sei simplesmente NADA do PSVita, pq ele é novo e tals, mas mesmo assim acho que eu preferiria o 3DS pq antes de ganhar o PS3, eu jogava muito o DS e me divertia muito! O melhor jogo que já joguei, foi Mario e Luigi RPG, e concordo com o Jean, acho que são raros ver jogos muito legais nos consoles da nintendo que não forem feitos pela própia impresa. De maioria, mario.

    ResponderExcluir
  11. Prefiro o PSVita, Não gosto de duas telas acho desnecessário, o PSvita tem uma interface mais intuitiva, mais opções de entretenimento, mas gosto é gosto cada um tem o seu.

    ResponderExcluir
  12. E por que "ter que escolher" entre um e outro? Tentem comprar os dois. Nintendo e Sony sempre se complementaram, tanto em consoles quanto portáteis. Não dá prá simplesmesnte ficar comparando um com outro, simplesmente são feitos para públicos diferentes, mas quem é um bom gamer, quer experimentar um pouco de cada um desses mundos...

    ResponderExcluir
  13. Blogger Márcio Oliveira (MSO)

    Mas isso que você falou é fora da realidade do brasileiro, não é só dizer "Vou comprar os dois" e acabou, em geral video games são muito caros e a maioria das pessoas não tem condições nem de ter um, imagina os dois? E isso não é simplesmente comparar um com o outro mas sim apresentar vantagens pois em geral as pessoas compram o que percebem que vale mais a pena para ela, no entanto se ela não sabe acaba comprando um console que talvez não valha a pena para ela. Quanto a ser para publicos diferentes quanto ao Nintendo Wii e um PS3 eu concordo plenamente, no entanto quanto a um 3DS e um VITA eu descordo pois a Nintendo está investindo pesado no publico hardcore, tanto que isso foi algo que chegou a causar críticas em cima da empresa, estão dizendo que ela está forçando por não ser a cara dela esse tipo de jogo.

    ResponderExcluir
  14. Eu prefiro o vita:graficos melhores,jogos hardcore, e me diverte mais.
    Mas se tivesse mais dinheiro compraria o 3ds pois acho mt legal as franquias da nintendo e ele sempre faz um bom uso das duas telas,fora o 3d que apesar de simples é legal!

    ResponderExcluir
  15. Tá. Vamos lá.

    Eu confesso que eu sou um viciado em LittleBigPlanet, e pra mim, isso já é 50% do motivo por eu preferir um VITA. Imagina só sky, vc criando jogos de Celular no LBP (littlebigplanet), é muito fantástico!!
    E não, não é exagero eu querer um vita só por causa do LBP. Até porquê eu comprei um PS3 só pra jogar LBP2 e não me arrependo. Jogo todo dia o mesmo jogo já faz 1 ano e meio, e não enjoei até agora. Eu achei isso de ''(...)em como o vita encararia celulares em poucos anos e se conseguiria resistir...'' um pouco sem muito sentido. Se ele não resistir, o que tem demais? Nunca que vão parar de lançar jogos pro Psvita por causa dos smartphones, até porque o Psvita tem MUITO MAIS coisas do que apenas jogos. Além de que, no meu ingênuo pensamento - ou não - o LBP do vita vão fazer as pessoas jogarem o Vita e, em algumas das fases criadas, vc vai ter aquela sensação de que está jogando um jogo de um Smartphone. Com certeza, na visão de alguns de vocês que não jogam ou que não sabem muito sobre LBP devem achar que eu sou muito ingênuo em relação ao LBPvita, por eu achar que ele pode refazer jogos de Smartphone. Mas não, LBP é simplesmente um ''jogo'' fantástico em que não tem fim nunca.
    Desde que eu comecei a jogar LBP no PS3, eu comecei a enxergar os outros jogos como algo ''inferior'' por que eles tem um fim, e é um dos motivos que eu NÃO compraria um 3DS. Na minha opinião, os únicos jogos que prestam pros consoles da nintendo são aqueles que são criados pela própia empresa. Nossa, to com mó cara de fanboy, mas não me entendam errado, eu gosto da nintendo mas acho que a sony ganha (pra miiiiiiiim) em relação a ela por que tem LBP e nada mais.

    ResponderExcluir
  16. Achei uma matéria muito legal sobre LBP do vita, sky(na verdade é um post de um fórum, mas serve):

    http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/prepare-se-pra-mais-sackboy-preview-lbp-vita-arenaturbo.251861/

    ResponderExcluir