Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Por que comprar um Nintendo 3DS e não um Vita?

Desde o lançamento do Nintendo 3DS as pessoas começaram a não entender porque eu preferia ele ao PSVITA. Muita gente achou que é porque tenho um nintendo DS então por isso eu tinha me tornado um fanboy do inferno e como meretriz da nintendo eu tinha que continuar comprando produtos dela ou não seria pago.
Mas bom, resolvi criar essa postagem pois acho que pode ser útil para muitas pessoas, além de explicar bem o motivo de eu preferir o 3DS. Pra começar entre a geração Nintendo DS e PSP, eu prefiro o PSP pelos seguintes motivos, ele tem jogos que me agradam mais por serem voltados para o publico hardcore e o segundo motivo são os gráficos infinitamente melhores que o do DS. Não é que eu só jogue jogos por gráficos, tanto que eu direto vou jogar super nintendo e jogos de PC bem antigos como Alone in the Dark. No entanto gráficos também me fascinam e por isso um jogo que me agrada mais somado ao fato de ter gráficos melhores que os jogos que me agradam no DS acaba sendo muito mais atraente. O psp sempre foi muito moderno, os gráficos revolucionários dele fizeram um console portátil ser levado a outro nível. No entanto o PSP também sempre foi mais caro que o Nintendo DS, portanto sempre foi mais em conta comprar o DS pelo preço.

Mas apesar da minha preferência pelo PSP, o Nintendo DS me mostrou coisas únicas e que só poderiam ser feitas naquele portátil. Além de versões de jogos que apesar de terem gráficos mais simples, eram jogos completamente novos, enquanto as versões de PSP várias vezes eram a mesma versão do Nintendo Wii e PS2. Podemos tomar como exemplo o Spiderman Web of Shadows  e o Star Wars the force unleashed que no DS são versões exclusivas.

Então NÃO, a minha preferência pelo 3DS nada tem a ver com o fato de eu ter um DS já que eu prefiro o PSP, no entanto na geração 3DS vs VITA, eu sou muito mais o 3DS e tenho os meus motivos. Primeiramente eu acho que o maior erro do VITA foi o fato de não ter duas telas. Eu digo isso porque sempre vi a geração dele como a ultima geração de consoles portáteis.

O que quero dizer com ultima geração não é me referindo ao fim de video games de bolso, mas sim o fim da formula original que um portatil sempre teve. Falo isso porque veja quando o Nintendo DS foi lançado no ano de 2004. O que eram os jogos de celular naquele ano? O jogo da cobrinha é claro! Era isso que o povo jogava no celular, joguinhos que já vinham nele e acabou, era só um enfeite colocado ali para as pessoas dizerem que o celular delas tinha mais uma utilidade. Mas então passam 8 anos e chega o ano de 2012 com o PSVITA e Nintendo 3DS lançados e o que são os jogos de celular nesse ano? São espetaculares! Tem jogos exclusivos pra celular que são de fazer cair o queixo, tem verdadeiras obras de arte e é um mercado que tem o seu publico e lançamentos constantes, isso sem contar com a quantidade de celulares novos lançados no mercado sem parar e com novas tecnologias. Agora imagina se passar 8 anos e chegar 2020? Esse foi um dos pensamentos que me fez não me atrair tanto pelo vita quanto me atraia pelo psp na época dele. A formula padrão não podia ter sido adotada novamente, sempre fiquei pensando em como o vita encararia celulares em poucos anos e se conseguiria resistir...

Muitas pessoas usaram os gráficos como padrão para escolher um vita ao invés de um 3DS porque afinal os gráficos do vita são sem duvida muito superiores ao do 3DS. Mas como eu falei, pra mim os gráficos são atraentes mas não tão importante quanto os jogos em si e a diversão que me causariam. Então mesmo o vita tendo gráficos absurdos, o 3DS tem gráficos muito lindos também e é o suficiente pra mim, no DS ainda tinha o problema de ser na maioria das vezes ser feio demais o grafico dele em jogos 3D, mas no 3DS apesar de inferior ao vita já ta consegue fazer coisas incríveis.

As duas telas do Nintendo 3DS é um diferencial que aprendi com o DS que torna mesmo a jogabilidade outra coisa, a possibilidade de colocar certas informações em baixo enquanto se joga em cima, criar botões extras graças à tela sensível a toque sem usar espaço do jogo, ver dois ângulos de visão em uma cena, assistir apresentações que se complementam através de duas telas, entre várias outras coisas tornam a jogabilidade unica e um diferencial de celulares que em geral tem uma tela só portanto os jogos são feitos em geral também para rodarem em apenas uma tela.

A possibilidade de se ver 3D sem óculos é outro diferencial que torna o 3DS mais atraente pra mim que o Vita pois adiciona uma coisa nova que nunca antes havia em jogos, o que aumenta o leque de possibilidades para jogos inovadores. E isso sem contar com os jogos inovadores que o DS e que eu desde sempre já vi que muitas técnicas aplicadas nele seriam repetidas no sucessor.

No vita tem duas coisas que eu vi de diferentes que é a tela sensível a toque na parte de trás que me fez ficar mais preocupado que empolgado pois imaginei eu jogando e metendo o dedão atrás sem querer enquanto jogo ou encolhendo os dedos pra não tocar, que seria desconfortável. E o giroscópio que me empolgou bastante ao ver as funcionalidades de jogos como Gravity Daze, mas então descobri que o 3DS também tem giroscópio e foi mais um motivo para eu acabar preferindo o 3DS.

Uma das vantagens do PSP sobre o DS que me atraia muito eram os jogos hardcore, no entanto o 3DS já veio mostrando um investimento pesado no estilo que gosto com Resident Evil Revelations 3D e Resident Evil Revelations, que me lembrou demais o coop do Resident Evil 5, que como todos sabem eu gosto pra caramba.

Por todos esses motivos e com a ameaça constante de celulares eu acabei preferindo o portátil da Nintendo que além de tudo pode ser achado por até menos que a metade do preço do PSVITA. E vocês, qual dos dois consoles preferem e por que?

Twittem aí para seus amigos pessoal =D