Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Gotham City 1889 - Um conto de Batman

Quem é que não gosta de uma realidade alternativa de vez em quando para matar a curiosidade de como seriam certas coisas, não é mesmo? Então que tal tentar imaginar como seria Batman se fosse um herói que vivesse durante a era vitoriana? É daí que surge o maravilhoso Gotham By Gaslight, ou Gotham City 1889.




"Meu nome é Jack.

Pelo menos foi assim que me identifiquei em uma carta e em um cartão postal que enviei à Agência Central de Notícias. Quando escrevi para o Comitê de Vigilância de Whitechapel, o endereço que dei foi "Do Inferno". Enviei, com a carta, metade de um rim arrancado de uma vítima e disse que havia fritado e comido a outra parte. Não foi preciso assinatura porque toda Londres sabia... O mundo inteiro já conhecia o meu nome.
Entre 31 de agosto e 9 de novembro de 1888, cortei a garganta de cinco mulheres e não foi só isso que eu cortei.
Quatro morreram rapidamente nas ruas... duas delas, no espaço de uma hora, na mesma noite. A vida da quinta foi arrancada à faca, em seu quarto, onde pude me deliciar sem nenhuma pressa.
Note bem: a polícia estava em todo lugar, e centenas de detetives haviam sido designados pela Scotland Yard. A cidade inteira estava alerta. Quatro milhões de pares de olhos vasculhavam as sombras.

Então, depois do quinto assassinato, eu desapareci naquelas mesmas sombras, e nunca conseguiram me encontrar.

Tudo o que sabiam de mim era o apelido que dei quando rasguei aquelas moças.

Muitos disseram que eu era um médico, um estudante de medicina, um açougueiro, talvez um sapateiro habilidoso no uso da faca. Suspeitaram de parteiras que perambulavam nos bairros pobres sem atrair atenção. Pelo mesmo motivo desconfiaram da polícia. Outros acreditaram que eu era um advogado de nome Druitt, um agente secreto russo, um ianque cujas cartas continham gírias americanas, um assassino chamado Dr. Neill Cream e até mesmo o médico da Rainha Vitória, Sir William Gull. A própria Rainha formulou suas teorias, envolvendo marujos estrangeiros.
Todos errados. Mortalmente errados. Eu enganei Londres inteira. Posso enganar a todos em qualquer lugar. Até em Gotham City, se decidir aparecer por lá.

Batman? Sim, eu já ouvi falar. Talvez em breve ele tenha motivos para se lembrar de mim. Cordialmente,

JACK, O ESTRIPADOR."


Essa é a carta que serve como abertura para a história em quadrinhos Gotham City 1889. Esse quadrinho foi publicado no ano de 1986, exatamente 101 anos após os brutais ataques de Jack, o estripador. A quadrinho não se passa na conhecida e moderna Gotham City atual, mas sim em uma realidade alternativa em que Batman é um herói do século 19.

A história mostra Bruce Wayne retornando para Gotham City após passar um período de cinco anos na Europa estudando psicanálise com Sigmund Freud para entender os seus temores e analisar as mentes de seus inimigos. Porém ao voltar a Gotham e passar a ocupar suas noites como Batman, a cidade é surpreendida não apenas com o aparecimento do morcego, mas também com assassinatos que usam o mesmo método brutal do misterioso assassino que atacou Londres um ano antes.

Particularmente eu gostei demais da ambientação, acho que ficou maravilhoso colocar Batman nessa época e que criou um clima que combina bem mais com o cavaleiro das trevas que os tempos modernos. Até mesmo o visual do morcego me atraiu mais e achei que tem mais a ver usar uma capa naquela época e naquele estilo que usar uma capa atualmente(embora tenham inventado altas coisas tecnológicas pra dar uma desculpa pros heróis usarem capas). Certamente muitos vão achar um tanto forçado isso de colocar o Batman investigando o Estripador, mas acho que a obra ficou um tanto quanto desafiadora, colocando um caso nunca solucionado sendo investigado por um detetive extremamente inteligente como o Batman. A realidade alternativa ficou demais.

A narração é feita tanta por Bruce Wayne quanto por Jack o Estripador, por isso ela vai variando mostrando os pensamentos de cada um. A forma como é apresentada a história também é cativante, mostrando as cenas dos primeiros dias de Jack e Batman em Gotham e várias notícias de jornal deixando visível a opinião da população sobre o ocorrido.

Enfim, são pouco mais de 50 páginas e acho que dá para passar um agradável tempo de leitura com esse quadrinho, sinceramente eu acho que deveria ser maior para que assim a história pudesse ser melhor desenvolvida, mas nessas poucas páginas deu para fazer muita coisa. =)

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Véi muito boa essa matéria.. só faltou um botão do Face pra eu poder recomendar pros meus amigos... vou baixar essa HQ agora!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estavam produzindo um jogo sobre esta HQ, so que foi cancelado. ai o link da GV
    http://www.gamevicio.com/i/noticias/115/115713-batman-persegue-jack-o-estripador-video-mostra-o-heroi-no-seculo-19-em-jogo-que-foi-cancelado/index.html

    ResponderExcluir
  3. dahora, me interessei por esse quadrinho, também acho o lance das capas escrotão '-' meus heróis favoritos geralmente são os q usam uma roupa normal, ou pelo menos mesmo q seja uma daquelas roupas apertadas dos infernos eles tem uma história interessante, por isso meu herói favorito é o homem - aranha e eu tenho despreso infinito pelo Super-homem (roupa apertada MAIS capa E cueca por cima da roupa com uma história michuruca, D:)

    ResponderExcluir
  4. Sky alguma vez vc já leu ou ouviu ou simplesmente viu o Manhwa: Priest
    uma série muito loko,voltada para terror,vale bem a leitura,um pouco "demoníaca",mas bem desenhado e com muito conteúdo,o enredo prede bem a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Se possível,se vc já leu,seria interessante um post sobre.

    ResponderExcluir
  6. Quando começou a ser lançado no Brasil eu ia comprar mas eu tava esperando sair na loja onde tenho desconto e acabou passando meses e não saia ai desisti kkkk

    ResponderExcluir