Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Jogos que falam mais que o homem da cobra Ò_Ò

Quem nunca entrou em desespero em um jogo e começou a apertar desesperadamente um botão para passar logo as falas dos personagens e acabar logo o gigantesco discurso? Eu acredito que ao menos uma vez na vida quase 100% dos gamers já devem ter pensado "TA TA TA VAI LOGO" e começado a apertar o botão pra passar o bla bla bla de uma vez.

Não é que eu considere a história de um jogo mais importante que a jogabilidade, no entanto sem duvida os jogos com história conseguem se destacar muito por darem algo a mais ao jogo e não simplesmente ser mais um jogo da cobrinha ou um tetris. No entanto infelizmente às vezes uma história chega a ser cansativa, por exemplo tem jogos que tem uma introdução com tanto fala fala que faz você começar a rezar pra não acontecer uma queda de energia ou uma outra desgraça qualquer antes de você chegar ao primeiro save point.  

Mas claro, isso não é simplesmente quanto a história, mas enrolações em geral em um jogo relacionada a textos, existem tutoriais que chegam a ser desagradáveis e alguns são tão óbvios que parece que foi feito para uma criança de 5 anos e quando você termina de finalmente ler aquele livro você pensa "Cara... Como eu sou trouxa... Eu realmente perdi esse tempo todo pra aprender essas besteiras? '-' ". Claro, você fez isso porque ingenuamente acreditou que haveria algo de interessante ali e que você não aprenderia quando começasse a jogar, mas no final percebe que só era tosqueira. Tem jogos que você quer muito jogar e está no desespero, mas ele tem milhares de elementos e a cada passo aparece um texto explicando o que aquilo significa, os caras não poderiam simplesmente dividir o tutorial para ir aparecendo durante o jogo, tem que fazer um tutorial de mais de uma hora falando cada detalhezinho e a cada dois passos quando você acha que finalmente vai jogar pra valer, o jogo pára e surge na tela mais um texto que te faz apertar o botão pra passar, no começo até que você vai lendo tudo, mas tem momentos que você pensa "VOU POR O NOME DO CRIADOR NA MACUMBA Ò_Ò".

Existem aqueles jogos que os infelizes resolvem criar historinhas e espalhar folhas pelo cenário, isso é mais normal em jogos de terror. Tem umas histórias que são fantásticas mesmo, super bem feitas, outras com enigmas interessantes que te fazem conseguir avançar no jogo, mas tem umas que realmente parecem estar lá só de enfeite, você lê e esquece logo depois, tem umas que aparentemente os caras queriam que fosse psicológicas e jogam uma historia bizarra qualquer sem sentido nem começo nem fim, só o meio e pronto, é como se eles pensassem "Caracas somos incríveis, nem nós entendemos essa porra mas é psicológico demais, como somo geniais Ò_Ò".

Há também aqueles que querem mostrar que existe interatividade no cenário então colocam um milhão de NPC's que falam alguma coisa inútil, aí você sai na cidade inteira falando com um por um dos personagens para ver frases como "Nossa o céu ta tão azul hoje, adoro quando está assim." e aí ele contar uma história sobre o motivo de ele gostar tanto do céu. Tem uns que os infelizes nem ao menos colocam setas pra mostrar os NPC's que realmente tem algo relevante a se dizer, você que vá em um por um da cidade até achar alguém que fale algo, e o pior é quando ninguém fala nada e quando você termina de vasculhar a cidade, praticamente aparece uma tatuagem na sua testa com um grande TROUXA.

Enfim, é claro que é importante um jogo com conteúdo, mas também é importante saber transmitir ele sem causar tédio, os jogos da LEGO são uma grande prova de que é possível se transmitir algo sem ter que enrolar um bocado. É possível ser mais direto, esse mal de jogos é um grande exemplo de que quantidade não é qualidade. Existem textos simpáticos que são rápidos e claros como jogos que permitem examinar o cenário e aparece simplesmente uma observação dele sobre o que está vendo. Seria legal se as produtoras começassem a pensar um pouco sobre isso, quanto mais entretido um jogador conseguir ficar em um jogo, mais ele vai gostar dele, quanto mais tedioso o jogo for, menos atraente fica. O grande problema não é falar demais, mas sim falar muito e não ser algo interessante.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D 

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Sky sinto de informas, mas desde que eu comecei a jogar atari. EU NUNCA (Juro por deus) NUNCA DE NUNCA,PULEI UM DIALOGO Ó-Ó
    Lembro-me que lia ate a historia incial do tetris para SNES XD
    Desde do primeiro momento que toquei em um video-game e se ele tinha um dialogo, eu nao pulava. No lo sé, sempre conciderei jogos como livros interativos ou a evolução do proprio livro. But anyway, eu nao me encomodo se a historia for longa e tenha muita merda. Apenas que faça muito sentindo. (Idem Dead Space 1 & 2, a historia dos jogo e principalmente os folhetos/Registros de texto/Som. Fala muitas coisas inuteis, porem quando voce junta TUDO voce entende qual é a da inutilidade. Existe por exemplo, registro de mineiração, o quanto retiraram de um determinado planeta e tal. Ai voce pensa ''Pra que eu preciso saber disso ? >_>'' Mais tarde, se voce conectar com outros registros, sabera que na verdade *Spoiler* Aquele registro, foi o motivo de um ligeiro motin e da divisão de opinião entre a nave SS Ishimura (Porque devido a resultados insastifatorios, um outro log (GROTESTO) revela que aquela quantidade é insuviciente e não preenche a necessidade atual.) Isso me pareceu mais uma frustação sua com algo recentimente do que outra coisa Sky ;P
    To pra ver algum jogo, que tenha dropado algo inutil (Que não seja jogos de luta ou de corrida. Tirando MK, ate que MK tem uma historia legal.) Mas enfim

    Resumidamente:
    Não acho que seja isso, se um produtor colocou algo desnecessario ou inutil, provavel que ele venha fazer sentido em algum momento e que muito possivelmente pode ter algo envolvendo a trama, mas que requer o jogador ENTENDA isso.

    Nota: Eu gosto de tutorais '-' Eles serem longos e redundantes faz voce NUNCA mais duvidar de uma determinado botão ou um famoso ''Oque isso aqui faz ? ''. Não me encomodo de eles serem longos, ate gosto para falar a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse tipo de coisa incomoda mas a maioria chega em um ponto que vc fala "muito do que eu li é inutil, mas valeu a pena ter lido." um exemplo é quando vc falando com um monte de NPC vagabundo que não fala coisa com coisa e derrepente um deles te da uma dica sobre um iten especial, ou sobre uma passagem, ou sobre como derrotar um BOss, cara, isso me deixa tão feliz que vale a pena ter lido e continuar lendo.

    Sobre tutoriais, eu leio, principalmente se o jogo parar pra te dar um tempo, também gosto bastante quando ele te da dicas do tipo, "ah, tal simbolo indica que é inflamavel", ou "o relógio indica a direção" esse tipo de coisa que te faz olhar para algo e lembrar da dica para continuar, e não simplesmente "ah, atirar em barris com este simbolo fara esplodi-los", ou "aperte os botões no sentido horario", ai fica meio chato.

    PS: Vendo essa do link lembrei do priston, tem um dragãozinho que te segue no começo do game e te diz pra que serve cada coisa, e derrepente ele fala algo do tipo, "ah, jogar de mais faz mal" kkk

    ResponderExcluir
  3. Kyoshi

    Por isso eu cito na matéria que QUASE 100% dos jogadores fazem isso. Você não entendeu a matéria, ela não é criticando jogos terem histórias, mas sim sobre o tédio de passar certas coisas. Eu gosto de jogos com histórias, no entanto entre um jogo com uma boa história e que consegue entreter ao mesmo tempo e um que enrola enrola enrola, eu sinceramente não consigo achar a mesma coisa. Assassins Creed 2 por exemplo eu parava direto e ouvia dialogos de NPC's porque eram muito interessantes, alguns eu ficava um bom tempo só escutando de tão interessante que eram certas coisas. Agora ver um personagem falar falar falar e no final só ter dito o óbvio eu acho uma canseira total, afinal eu não tenho que provar nada a ninguém e nem acho uma vergonha zerar um jogo sabendo que não falei com todos os NPC's que falam qualquer coisa inventada para ocupar espaço, eu jogo principalmente para me divertir, claro que isso é quanto a jogos que colocam textos sem qualidade, não me refiro a histórias bem boladas. Quanto a você estar para ver um jogo que não tenha visto uma fala inutil, deveria jogar pokemon e falar com alguns npc's, alguns falam coisas uteis, mas é muito comum ver algum falando sobre amar o seu pokemon ou ter ser um colecionador bla bla bla. Já quanto a tutoriais, jogue Sim City Sociedades e veja o tutorial dele, aquele tutorial foi um exemplo CLARO do que estou falando, dá pra ver a diferença entre os tutoriais feitos pela Maxis(que participava da criação antes) e depois sem a Maxis. É realmente outra coisa, antes era tranquilo um tutorial dos jogos dos Sim City da vida, ai no Sociedades, sério eu terminei aquilo pensando "Caracas, eu esperei esse tempo todo pra descobrir nada?"

    ResponderExcluir
  4. @Sky

    E nem voce entendeu ao todo meu comentario :D
    O meu comentario foi em base sobre (+Só agora vi que nao da para copiar e colar '-'...Tenso)

    ''Existem aqueles jogos infelizes que os sujeitos resolvem de criar historia e espalhar pelo cenario (...) mas tem umas que parece que tão lá so de enfeite. Você le e esquece depois.''

    Por isso citei um log de mineiração do Dead space. Não foi um ''Jogos deviam ser mais diretos.'' e sim um ''Duvido que algum jogo, tenha algo inutil. Pode ser que tenha coisas sem sentido, mas se voce conectar os fatos. Vera que ele tem uma logica. (Se tem um sentido ou não, ja é outra historia...)

    Em relação a de zerar um jogo sem falar com os npcs, ahm...LOL ? Já fiz com Gothic 3. Normal.

    Em relação ao pokemon é um fato. Por isso disse ''Dropar'' no sentido de itens,iventarios ou qualquer outro tipo de coisa ''extranha e sem sentindo'' (Como os logs de mineiração do Dead Space por exemplo.) em relação de NPC, acho comum o fato da maioria dos npcs vomitar merda. (Especialmente pokemon...) Seria estranho se todos tivessem algo importante para falar. '-'

    Sim city sociedades, to pra jogar. Mas não acho possivel, que voce não tenha descoberto nada fazendo o tutorial LOL! Tava vendo alguns review falando ''Um pouco mal'' do jogo, mas não pode ser tão ruim. Ter afundando tanto assim é imposivel....ou não?

    ResponderExcluir
  5. gostaria de lembrar que muitos jogos você é obrigado a passar pelo tutorial quando virando o jogo pela segunda vez, vc ja sabe aquilo é chato fazer tudo denovo, claro q ah jogos q dão opção de pular depois q tu ja virou, mas outros não T_T


    é horrivel vc ir joga um jogo japones com muito dialogo q nao da pra pular x_x caramba se vão fazer um jogo com tanto dialogo pelo menos ponha uma opção de linguagem -.-


    pretendo trabalhar fazendo games, quero fazer games com historias boas e me lembrarei de prestar atenção para q os dialogos não sejam cansativos

    ResponderExcluir
  6. /\
    NEM FUDENDO O CU DA MINHA MÃE QUE LEIO OS COMENTÁRIOS ACIMA.


    Nossa cara mas realmente esses jogos assim enche o saco. Lembro que uma vez tava com uma coleção de emulador aqui... Dai fui num jogo e a introdução (em apertar textinhos, era um RPG de SNES) era tããããoo arrastada que eu desisti e fui procurar outro jogo pqp.

    ResponderExcluir
  7. abertura de Metal gear Solid 4 = DORME LA E DPOIS VOLTA AI TALVEZ VC ESTEJA PERTO DO JOGO, alias, n soh a abertura como quase o jogo inteiro, mas vale cada cena *--------* eu odeio qndo tem q fazer missões secundarias para dpois fazer as primarias, ai tem aquele dialogo grandão, soh nessas q eu dou uma skipada >.< nas main quests eu sempre leio o dialogo --'

    ResponderExcluir
  8. HSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASHAU RÍ PRA CARALHO DO COMENTÁRIO DO ETINEX'NAY KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Não to com saco nem pra ler a matéria ainda 'looool... só comentei por conta do post do Etinex xDDDDDDD

    ResponderExcluir
  9. O jogo que mais tinha diálogos era o "XENOGEARS"do PS1,PQP QUE RAIVA DAVA,de 20 a 50 min apertando o botao pra passar as falas.

    ResponderExcluir