Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Chefões de jogos - Um inferno ou pura diversão?

Eu não lembro qual foi o primeiro chefe que enfrentei em um jogo, mas a possibilidade é altíssima para que tenha sido o Iggy Koopa, o vilão do primeiro castelo de Super Mario World. Naquela época só se via pessoas chamando de chefão, depois passaram a chamar de chefe e Boss. Hoje em dia vejo poucas pessoas chamando de chefão hehehe.

Esse último desafio localizado sempre no final de fases era constante e dava um enorme alivio quando se conseguia passar, afinal naturalmente ele era mais poderoso que inimigos comuns.  Com o tempo passei a notar uma grande quantidade de jogos sem chefe, simplesmente deixou de ser um padrão se ter um chefe sempre. Alguns jogos simplesmente começaram a deixar fases inteiras como a principal atração e não o final dela. Claro, muitos jogos com história se preocupam mais em seguir o fluxo em que ela é contada, que colocar um chefe. Em certas ocasiões fica até mesmo irreal e infantil se colocar um chefe no fim de uma fase. Por exemplo, jogos que querem aparentar se passar no mundo real, se um cara vai enfrentar uma organização terrorista não quer dizer exatamente que no final da fase vai ter o líder com uma arena especial só para ataque invasores que cheguem ali, ainda mais com habilidades muito maiores que a de vários capangas.

Tenho que assumir que eu não gosto da maioria dos chefes e que me fazem tremer na base na hora que eu vejo que estou prestes a enfrentar um. A primeira coisa que me vem em mente é que eu não vou conseguir vencer ele porque ele é o cara e eu sou o retardado, depois me vem a preocupação de que se eu perder existe a possibilidade do jogo ser maldito e obrigar a passar por toda a fase de uma vez. Por fim me vem o que deve ser o mais importante, que é a preocupação de ser um desafio chato.
Infelizmente criar chefões divertidos de se lutar parece ser um dom que não é para todos. Existem desenvolvedoras que pelo jeito colocam chefes só para seguir um padrão e não se preocupam em ser uma experiência divertida, mas simplesmente difícil. Eu acho fantástico quando entro em uma luta contra um chefe e vejo que está tão legal que eu desejo que se prolongue o combate, no entanto é bem raro isso acontecer. Felizmente o contrário também é difícil de acontecer, ou seja o chefe ser tão chato que dá até desanimo. O mais normal é ele não ser legal nem chato, simplesmente ser difícil mesmo. Claro, é melhor uma diversão neutra que algo desagradável. Mesmo assim é incomparável quando um chefe consegue fazer aquele momento ser agradável. Acredito que em jogos infantis os criadores se esforçam mais para isso, talvez seja porque é feito para crianças, no entanto mesmo assim é muito estranho criadores não darem uma atenção especial a jogos mais adultos.

Tem alguns chefes que chega a dar desanimo, você luta, luta e não passa, acredito que seja uma das coisas mais desagradáveis para um gamer sair de um jogo porque tentou demais passar do chefe e não conseguiu. Claro que na maioria das vezes acaba se passando dele, no entanto isso causa um desanimo para voltar a jogar porque você pensa "Droga, o jogo é legal mas eu to na parte desse chefe, vou voltar pra ficar frustrado". Não lembro de já ter feito isso alguma vez, mas acredito que deve ser um pesadelo desistir de um jogo porque não conseguiu passar de um chefe, a experiência deve ser traumatizante.

Os chefes com multiplas formas me traumatizam, acredito que todo mundo já passou pela frustração de estar quase passando de um chefe e então quando consegue vencer, o infeliz passa para a forma 2,3.4... Claro, existem vezes que a primeira forma é tão fraca que você aceita numa boa passar para a próxima, no entanto tem uns que a primeira forma é tão difícil que quando passa para a forma 2 você pensa "Isso só pode ser brincadeira...". Claro, tem alguns que tem pontos fracos que se usados de forma correta fica moleza de se vencer.

Existem alguns jogos que para completar ainda colocam uma ceninha antes do combate que o infeliz do inimigo não cala a matraca! E você tem que ir apertando o botão de passar fala rapidão até terminar, isso sem contar quando essa opção não existe né? Nas primeiras vezes tudo bem, mas chega um momento que você ta tão irritado que fica insuportável ver a maldita ceninha de novo. Acredito que quem ficou preso em algum duelo de Red Dead Revolver sabe muito bem do que eu estou falando.

Enfim, existem chefes para todos os tipos de gostos. E você, prefere jogos com ou sem chefes? Já se frustrou com algum? Qual foi o chefe mais divertido que você já enfrentou? No meu caso um dos mais divertidos que já enfrentei foi o Duende Verde de homem aranha 3 para PC em que a pancadaria se passa no meio da cidade aberta com tudo ao redor sofrendo o efeito do combate, é simplesmente gostoso de se jogar *-*!

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

13 Comentários

  1. É tudo verdade, mas as vezes uma parte da diversão é a dificuldade. Mas de fato é muito chato não conseguir passar de 1 parte porque tem aquele chefe que não se consegue matar. No entanto é muito mais legal quando um chefe é difícil, na minha opinião, porque se for fácil não tem emoção. Agora por isso que gosto de chefes bônus ou secretos, que não se é obrigado a enfrentar, daí você pode prosseguir com o jogo e aquele chefe fica lá só pra quando você estiver apto né...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou tão acostumado com os chefões de fase que todo jogo eu procuro um. Quando não encontro eu estranho muito. Eu só acho que os chefes estão cada vez mais fáceis, nem os finais impõe respeito como antigamente. Pra mim, quanto mais difícil melhor. Mas lógico que uma dificuldade com possibilidade de vitória, coisas quase impossíveis também não tem graça! Belo post!

    ResponderExcluir
  3. eu lembro do homem aranha *---* mas Sky, eu acho q era o filho do duende verde, o chefe mais divertido q ja enfrentei com certeza foi o Poseidon no God of War III, tinha uns chefes irritantes no MGS4 e o Zeus no final do God of War... PQP, ele tinha MUITAAAS fases e ficava recuperando a vida, fiquei mto tempo tentando passar no modo hard, mas passei e peguei troféu platina è_é, uma coisa q eu acho lega eh o Shadow of the Colossus, q todo inimigo eh um boss e q o verdadeiro "desafio" eh na verdade chegar ate ele O.o os chefes do Spiderman: Web of Shadows tbm eram legais :D saudades de chefões --'

    ResponderExcluir
  4. Esse post me lebrou dos Malditos Dragões do The Elder Scrools Skyrim... (Acabei de Derrotar um ... fiz uma macumbado capeta pra passa é___é ahaha envoquei 1 zumbi 1 familiar e uma ''gostosa de fogo'' (me esqueci o nome!) e ainda fiquei dando os gritos do dragão (SHOUTS)

    ResponderExcluir
  5. Sky onde você pega as ilustrações pra por no post ?

    ResponderExcluir
  6. Murilo

    A maioria são imagens que eu acho enquanto navego ai vou salvando pra usar depois, às vezes acho algum site ou outro que tem várias imagens legais e acabo aproveitando também, no caso dessa imagem grande foi no blog de um amigo meu, esse:

    epictrolololololololololololol.tumblr.com

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro do Megaman X5 e o maldito chefão de LAMA! FILHO DA P...!!! Não consegui passar dele, até hoje não sei o final de Megaman X5 =(...Ao menos o final de Skyrim eu passei de boa =D.

    ResponderExcluir
  8. Chefes são bem chatinhos as vzs na minha opinião, mas acho q sem eles talvez certos jogos não teriam mt graça xD

    ResponderExcluir
  9. o primeiro chefão q matei foi o 1° chefe do crash bandicoot

    ResponderExcluir
  10. Joga Ninja Gaiden 2 que vc vai chorar com os chefes em todas as fases.

    ResponderExcluir
  11. Acho que importante é o chefão acompanhe a história, e odeio chefões toscos apenas pra dizer q é forte.Na minha opinião O chefão do Magamen zero 3 foi a luta mais excitante que joguei, e não pela dificuldade, mas por era foda enfrentar o próprio zero, nossa!

    ResponderExcluir
  12. sky noobao n consegue pasar do chefe kkk
    Nem jogue shadow of the colosus auehauheuaheuha

    ResponderExcluir