Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A onda - Um filme alemão muito interessante

Esses dias o leitor iPhone Hacker me mandou um e-mail recomendando o filme chamado "A onda" e na hora eu pensei "A onda??? O__O mas eu... eu não curto surf..." porém fui assistir e logo pela capa descobri que não era de surf...

História

Um professor alemão decide criar um grupo chamado "A onda", para ensinar a a seus alunos um pouco sobre o que como é uma ditadura e como apesar de ser vista como algo ruim, pode ser muito bom também e que isso depende muito do ponto de vista de cada pessoa que está vendo, logo os seus alunos passam a ficar mais unidos a partir disso e o grupo começa a crescer, o problema é que logo a situação sai do controle e a cidade começa a ser pichada, os alunos ficam agressivos com pessoas que não fazem parte do grupo, entre outras coisas...

Sobre o filme

Bom, esse filme é realmente bastante interessante, ele também me mostrou algo que eu nunca tinha parado para pensar, que é como os alemães se sentem em relação ao nazismo. Mostra a forma de pensar dos alunos e como o assunto incomoda eles. Um deles fala "Por que temos que falar de novo nesse tema que estamos cansados de ouvir o tempo todo? A culpa nem foi nossa daquilo que aconteceu." e uma garota responde "Não é questão de culpa, mas sim de responsabilidade histórica" e só então que parei para pensar no assunto, eles realmente devem ouvir falar de nazismo o tempo todo e ver essas historias americanas com nazistas deve deixar eles loucos.
Pelo o que eu li, "A onda" é baseado em um acontecimento que ocorreu nos anos 60 nos Estados Unidos, de um professor que fez isso com os alunos dele e colocou o nome de "A terceira onda" então é interessante ver como a cabeça das pessoas pode ser fritada sem elas nem perceberem, como algo bom pode ser ruim ao mesmo tempo e a pessoa simplesmente não consegue ver pois está claro demais que aquilo tudo é perfeito, toda a igualdade, a sensação de confiança e de ter pessoas que te tratam bem.
É engraçado como o filme mexeu comigo, eu cheguei a me perguntar o que era bom e o que era ruim, afinal eu sou muito acostumado a filmes padrões, cheguei a ficar irritado com alguns personagens e aí me perguntei "Mas por que? Estão fazendo algo certo afinal" e afinal o que era bom não era tão bom assim haha, enfim é interessante como o filme provoca, como mostra que podemos ficar "cegos" sem nem ao menos perceber.

Enfim...

Esse filme é bem legal mas não é pra galerinha que só curte filmes de ação, apesar de ter algumas cenas de pancadaria, o centro do filme é a história mesmo. Ah e o final tem uma tensão extremamente forte, então escolha bem o momento pra assistir, se você estiver estressado não é muito bom não, ainda mais com o final sendo um tanto esquisito para nosso continente.

Tem uma cena aí que acontece no filme, mas com personagens diferentes, achei estranho isso, acho que desistiram da cena depois de ter feito o trailer e resolveram colocar uma versão alternativa hehe.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Sky você fez algum curso de Photoshop ou algo do tipo ? achei interessante o filme '-'

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é muito bom, na formatura do meu 3ºEM meu professor de redação tinha passado o filme uns 2 meses ( so para minha sala )antes ali ele fez a saudação da onda kkkkkkkkkk
    foi muito fodaaaa

    ResponderExcluir
  3. o link pro filme completo no proprio youtube - http://www.youtube.com/watch?v=QBjeX5jPRi4&feature=related

    ResponderExcluir
  4. Marcelo mas a versão da matéria é uma mais atual alemã, essa do youtube eu não vi ainda não =)

    ResponderExcluir
  5. agora q eu li nao deu para entender poha nenhuma q eu escrevi kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Tenho que assistir. Tá na lista já meu prof de Filosofia (conhecido na escola como Tommy Vercetti kkkk) recomendou faz um tempo.

    ResponderExcluir
  7. To baixando, o filme parece ser muito bom, verei jaja
    Hoje vi um filme muito legal, se chama "9 - A salvação", o filme conta a história de um boneco de pano que acorda num mundo pós apocalíptico na época da segunda guerra e os humanos foram dizimados...O filme é muito foda, acabei de vê-lo e vale a pena a conferida pra quem curte animações

    ResponderExcluir
  8. Assisti a esse filme faz algum tempo. Pertenço a categoria que resiste a tudo que possa parecer uma teia de aranha. No nosso planeta chamam os resistentes de "rebeldes" mas... para né! Até aranhei a resistência criando um perfil de cão no orkut. Sugiro 10 vezes 10 que assistam ao filme A ONDA sugerido pelo criativo Ner (o que mesmo?) ah... Nerd Bendito Seja.

    ResponderExcluir
  9. HAHA sky valeu :) nem sabia que você ia postar sobre o filme. LOl, mais que bom que você gostou ;) o final do final é muito bom e realmente vale a pena ver todo o filme.

    ResponderExcluir