Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Marvel Noir - Heróis sombrios em 1930...

O estilo Noir é um gênero de histórias policiais em climas noturnos com casos bem sombrios onde um suspense envolve do começo ao fim a trama. Essas ambientações eram muito comuns nas primeiras décadas do século passado, com a popularidade das revistas pulp. Ou seja, são as clássicas histórias de detetive. Agora imagine os heróis da Marvel ambientados para aquela época e usando as mesmas regras?



Em 2009 a Marvel iniciou o seu novo universo chamado de Marvel Noir, nele os super heróis tem sua história recriada usando o gênero noir, na década de 1930, mas não ache que é simplesmente uma adaptação para época, até porque boa parte dos heróis mais populares foi lançado pouco depois desse tempo. O que temos aqui é como se fosse realmente um livro de detetive.

Sendo assim as regras desse universo são de coisas antigas, ao invés da apelação para ficção científica, apelam para algo que tem mais a ver com aquele tempo, a magia negra! Sendo assim ao invés de usarem a ciência para explicar tudo, colocam magia, mas ainda assim é algo que evitam, uma coisa que fica oculta e é usada bem quando necessária mesmo. Existem coisas mecânicas também tipo a armadura do homem de ferro, mas em geral tudo mais gambiarra e discreto.

Quase nenhum personagem tem poderes, mas apenas algo que gere um semblante dos poderes deles como conhecemos, por exemplo o Wolverine não tem garras, mas quando mais jovem, teve um treinamento com facas, e a sua forma de usar é segurando elas entre os dedos, não é um super poder, outra coisa é que ele é um detetive.

A escola de mutantes do professor Xavier por sua vez não é composta por pessoas que sofreram mutação, mas psicopatas. Ele localiza pessoas que ele nota que tem essa "peculiaridade" na personalidade e as adota para treinar. Considera isso não um problema mental, mas uma evolução, pessoas que pensam diferente, como predadores.

O Homem Aranha por sua vez achou um item que não deveria e acabou sendo amaldiçoado, ele realmente tem poderes, mas estão ligados a uma maldição de uma deusa aranha, é algo bem mais macabro. O personagem também usa um revolver, então não é uma coisa tão bonitinha como costumamos ver.

Como todos aqui devem saber, foi uma época um tanto sombria, um tempo de guerra e tal, a miséria e o crime domina as ruas, há gangsters, a máfia está sempre presente nas histórias desse universo. Enquanto leio, me lembra bastante o estilo da Revista Vertigo, com aquele tom sombrio e histórias interessantes.

No Brasil alguns volumes de Marvel Noir foram lançados em edição de luxo! Ou seja com capa dura e tudo encadernado em um único volume, se tornando assim uma verdadeira belezinha, quem se interessar pode dar uma conferida aqui.



Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

5 Comentários

  1. gostaria de ler mas nao encontro em lugar algum o download das revistas

    ResponderExcluir
  2. Onde tem pra vender esse Marvel Noir? Adoro coisas (filmes, jogos, etc) que tenha a ver com Noir, Detetives e Mafia. Sou muito fã da Vertigo, mas não acho pra comprar. A série que eu leio da Vertigo é a ZDM: Zona Desmilitarizada (DMZ: Desmilitarized Zone). Queria ler esse Marvel Noir e Y: O Ultimo Homem (Y: The Last Man)

    ResponderExcluir
  3. Ah nem sei onde vende pessoal, dá uma vasculhada na net aí =|

    ResponderExcluir
  4. Galera,

    Existem varios blogs brasileiros que disponibilizam as revistas para down, eu mesmo faço parte de uma equipe que legenda em portugues as revistas para a galera, mas aqui no Brasil, ja vendem nas bancas, lançadas pela Panini, as edicoes Marvel Noir, so que prepara o bolso, ela e estilo americana, (grande com 2 estorias e poucas folhas) na bagatela de R$ 9,40 cada, se nao me engano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei duas Homem-Aranha Noir numa loja de HQs e Mangás perto de casa..se alguém quiser eu compro e envio..

      Excluir