Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Krieger - Gráficos lindos né? Pois esse jogo tem só 95kb!

Hoje vou falar sobre um FPS que o Ethieny me apresentou e me fez tomar um verdadeiro susto, ele é um jogo não para se divertir, mas sim para se admirar. Eu falo isso porque ele é um FPS que tem apenas 95 KB, e não, eu não errei, eu não quis dizer MB, mas sim KB mesmo!


Esse jogo é muito menor do que qualquer foto tirada de um celular vagabundo! Isso é algo impressionante até mesmo para os mais antigos FPS dos anos 90, como o clássico Star Wars Dark Forces só que é aí que ele surpreende novamente, você já jogou um jogo gráficos lindos que não rodava direito no seu PC e teve que colocar as configurações do jogo todas no nível baixo pra rodar bem? E então ficou aquele gráfico lindo só que com definição ruim? Pois é, acredite, Krieger é assim, ele tem texturas muito boas só que é notável que está em baixa resolução, então fica aquela sensação de "caramba, rodar esse jogo no máximo deve ficar muito foda" só que não existe máximo.

Além das ótimas texturas escolhidas para serem colocadas nos cenários, o jogo ainda conta com efeitos de luz e sombra dinâmicos! Dá pra acreditar? Esse é do tipo de jogo que todo mundo perdoaria se não tivesse efeito algum, mas não, se você dá um tiro com algo que use munição luminosa, todo o cenário sofrerá o efeito de sombra de acordo com o movimento do tiro, ou seja se tiver uma pilastra, você vai acompanhar a sombra dela se movendo de acordo com a posição do tiro. Há também efeitos sonoros dos tiros, das criaturas e do caminhar do personagem.

Além disso há cinco tipos de armas diferentes com seus próprios detalhes de movimentos e quatro tipos de criaturas. Você tem que vagar por um cenário no estilo ficção científica que lembra um bocado aqueles jogos dos anos 90 tão marcantes. Sabem? Como o bizarríssimo Strafe por exemplo, só que assim como Strafe, ele não é dos anos 90, porém diferente desse, seus gráficos estão muito longe de se parecerem com os daquela época também.

Porém Krieger tem seus defeitos, por exemplo, quando joguei a primeira vez, eu fiquei preso em um canto do cenário, a velocidade do jogo também infelizmente não é das mais rápidas, quando você dá um tiro, consegue acompanhar o tiro sem sensação de velocidade, assim como os monstros são lentos, ou seja, não há um desafio no jogo, tudo parece estar lento. Ele é puramente para ser admirado e cumpre seu papel pois você consegue zerar em poucos minutos, então dá para pegar completamente a ideia.


Um jogo desses te faz pensar como algo bem programado pode ser bem menor do que esses que tem por aí, os jogos tem tantos GB que às vezes até assustamos, hoje em dia tem gente que nem sabe o que é kb, de tão pequena que essa medida se tornou uahahahaha! Mas bom, esse é um jogo para aplaudir! Quem quiser baixar e conferir, vale muito a pena conferir, você leva no máximo 15 minutos pra chegar ao final, mas dá pra chegar em menos de 10 se você correr. 

Esse jogo é de 2004 e tem gráficos absurdamente surpreendentes para a época, Crysis 1 por exemplo só saiu em 2007 (E eu tive que jogar na marra kkk). Ele foi feito para um concurso e por isso é tão pequeno. O grande truque é que ele só tem códigos e usa formas geométricas e comandos que indicam o tamanho que elas devem ter, fazendo assim com que os modelos 3D não estejam prontos, mas sim recebam o tamanho de cada forma e posicione, no final esse monte de códigos gerou essa maravilha.

Simplesmente maravilhoso, não acham? E uma das coisas mais legais é que quando esse jogo foi criado, era algo que os mortais comuns só podiam olhar e sonhar, mas hoje em dia é aquilo que já falei aqui no blog sobre o meu e o seu sonho de criar um jogo próprio, os tempos mudaram e a dedicação é capaz de levar qualquer um às alturas no mundo dos jogos. E não estou falando de fazer um jogo sofisticado como o Krieger, mas sim que hoje você pode olhar pra aquele maravilhoso curta metragem rodando em tempo real no Unity, o The Blacksmith e saber que VOCÊ tem ferramentas nas mãos que te deixam criar coisas incríveis com esforço, aquelas amarras que existiam no passado para se criar jogos já não são mais um obstáculo hoje em dia.

Enfim, quem quiser baixar e experimentar o Krieger CLIQUE AQUI. O jogo pode ser antigo e pequeno, no entanto puxa muito do processador, se não rodar aí você pode usar aquelas 17 dicas para rodar jogos pesados em um PC ruim.

Obs: Não deixe de ver também o inacreditável laboratório 3D que usou uma única textura e mesmo assim ficou uma baita variação.


Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Se a Nintendo tivesse aprendido com esses caras o N64 teria sido um sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Realmente nesses requisitos que falou, pois se analisando na jogatina ferroce ;-)

    ResponderExcluir
  3. por falar em N64 ter sucesso sabiam que o Final Fantasy só não teve pro N64 pq teria 12 fitas uahsuahsuahs.

    ResponderExcluir
  4. Caramba velho, não é que o negócio tem menos de 100kb mesmo? Baixei pra acreditar e to espantado. Os gráficos lembram Doom 3...esses caras merecem um troféu (ou grana para ajudar-los de verdade) eheh

    ResponderExcluir