Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Diablo foi esculhambado por CEO da Moon Studios e gerou treta com ex-chefe da Blizzard

Quem acompanha os bastidores do mundo gamer, sabe que Mike Ybarra é uma figura que se tornou muito odiada por fãs da Microsoft. O motivo, é que o ex-chefe da Blizzard foi demitido, e depois disso, passou a se envolver em polêmicas frequentes, uma atrás da outra, sempre detonando a Microsoft e não perdendo uma oportunidade de esculachar a empresa e ridicularizar os mais variados aspectos. No entanto, Mike provavelmente foi pego de surpresa quando aconteceu exatamente o contrário.
 
A Moon Studios é uma desenvolvedora indie que ganhou muita popularidade com a saga Ori, mas que acabou por abraçar outro público quando lançou No Rest for the Wicked. Esse action RPG mistura elementos de Diablo e Dark Souls. Acabou se destacando pela qualidade e conseguindo ser aclamado, com notas altíssimas. E foi nesse cenário que, do nada o CEO da Moon Studios, Thomas Mahler, soltou o seguinte:
 
"E aí, streamers!

Todos sabemos que qualquer um pode ficar estiloso em Diablo 4 ou Path of Exile 2.

Você realmente quer mostrar ao seu público que você tem habilidade?

Experimente No Rest for the Wicked.
 
Combate preciso. Sem builds pra te carregar. Sem spam. " 
 
Como dá pra ver, foi uma divulgação de seu produto, apresentando aspectos que ele vê como positivos para um público hardcore. Não é algo incomum na indústria do entretenimento em geral. No entanto, nos videogames em si, com a quantidade monstruosa de lançamentos, é muito mais comum esse tipo de publicidade. No entanto, Mike Ybarra não gostou muito do que viu. Apesar de não estar na Blizzard, ele ajudou a construir o que a saga se tornou. E assim, ficou incomodado e disse o seguinte:
 
Menosprezar outros jogos para promover o seu próprio não funciona. Deixe seu jogo se sustentar por conta própria.
 
Faz um tempo que não jogo, estou animado para começar e conferir o progresso. ” 
 
 Não seria incomum se o membro da Moon Studios parasse por aí. Especialmente porque todo mundo às vezes fala algo e não tá pensando com toda a clareza. E quando vê que ofendeu alguém, pede desculpas, ou simplesmente não fala mais nada. No entanto, parece que Mike achou alguém tão barraqueiro quanto ele, e eu gosta de atacar também. Sendo assim, Mahler insistiu na treta e respondeu:
 
"Mike, falando sério: você foi encarregado de Diablo e não o tratou com o respeito que merecia.

Diablo costumava significar algo. Diablo 2 foi uma obra-prima absoluta e mostrou ao mundo inteiro o que os desenvolvedores ocidentais eram capazes de fazer do.

Você aprovou a transformação de Diablo em uma máquina caça-níqueis de microtransações, onde as pessoas podem comprar armaduras para cavalos por 65 dólares.

Então, nós, jogadores, devemos te agradecer por isso ou uma crítica honesta seria apropriada?

Chegou a hora de os executivos pararem de se vangloriar depois de arruinarem franquias queridas e assumirem alguma responsabilidade pessoal.

E depois de tudo, você nos presenteou com essa preciosidade. Então, relaxe e deixe que outros lhe mostrem como se faz! 👍❤️
 
Aí o Mike desceu do tamanco! Ele não quis mais manter a pose contida e soltou logo:
 
"Você pode criticar outros jogos o quanto quiser. Mas ficar por aí menosprezando Diablo e Path of Exile e implorando para que as pessoas joguem o seu jogo é estúpido. E esse é o meu ponto. Você sabe que é estúpido também. Eu entendo o seu desespero neste momento, mas eu me concentraria no seu jogo e não em Diablo 4 e Path of Exile.
 
Mas uma resposta ainda mair veio, com:
 
"Tenho muito respeito pelo que a GGG (Dev de Path of Exiles) trouxe para a mesa 👍

Se a Blizzard tivesse feito seu trabalho direito, não teria sido possível para um pequeno estúdio australiano arrebatar-lhes a coroa dos RPGs de ação, mas eles conseguiram.

E por quê? Porque Chris Wilson é um cara parecido com David Brevik – ele entendeu a missão e cumpriu o objetivo. Enquanto isso, quem são os visionários atuais da Blizzard e o que eles têm a mostrar?

E não, eu não acho que um desenvolvedor apontar que explorar os jogadores com microtransações abusivas seja "estúpido". Como você justifica a existência de uma skin de cavalo de 65 dólares em Diablo?

Você estava no comando quando a Blizzard criou Diablo Immortal e Diablo 4. Você é o responsável. E ambos causaram danos irreparáveis ​​à franquia Diablo que conhecíamos e amávamos.

Imagino que seja por isso que você foi demitido e agora é o chefe de alguma empresa de jogos de azar, Mike.

Então, por favor, não me dê sermões sobre jogos. Provavelmente sei tanto sobre design de jogos que até o que já esqueci é mais do que você vai aprender na vida.”
 
O Mike não gostou do que leu, e fez um texto maior do que os anteriores:
 
"Eu definitivamente não sou designer, podem me criticar o quanto quiserem. Diretores de jogos devem sempre tomar as decisões sobre os jogos. Esse não é o meu ponto. Não estou aqui para apontar o dedo, chorar e reclamar. Não preciso mais trabalhar. Você precisa. Assim como a experiência da Xbox trabalhando com você em Ori - todos os seus futuros parceiros leiam isso e entendam no que estão se metendo.

Boa sorte. Desejo sinceramente o melhor para você e para a equipe. Você precisa relaxar e se concentrar no seu time e no seu jogo. Espero que seja um sucesso.
 
Apesar do tom de conclusão, Thomas não desistiu e foi em frente:
 
"Mike, somos independentes. Não dependemos de nenhuma editora. Sei que isso é difícil de entender para quem nunca trabalhou em empresas privadas e só conhece o mundo corporativo, mas é bom não ter que dizer sim para coisas às quais deveríamos dizer não. Todos os nossos parceiros me conhecem, conhecem a Moon e sabem o que defendemos.

Não entendi... Por que você precisou me dizer que não precisa mais trabalhar, mas eu preciso? Eu trabalho porque amo meu trabalho, porque queremos criar jogos incríveis para os jogadores, não porque alguém me obriga.

E não sei se destacar que você recebeu uma indenização generosa depois de ser demitido por seu tempo na Blizzard te faz parecer particularmente bem...

Enfim, sem ressentimentos. Eu também era fã de Diablo e é triste ver para onde a série foi levada.
 
E assim, Mike se calou.... Veja mais fofocas gamers na área de tretas do blog.
 
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como os desse post, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.