Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

PS6 portátil! Digital Foundry vê pistas em teste no novo modo do energia pro PS5

Uma análise aprofundada da Digital Foundry sobre o novo modo de economia de energia do PlayStation 5 levantou a discussão sobre o futuro da linha PlayStation, incluindo a possibilidade de um PS6 portátil. O recurso, introduzido em uma atualização recente do PS5 e PS5 Pro, reduz o consumo de energia ao alterar parâmetros internos do sistema, como a diminuição de threads da CPU e a limitação da frequência da GPU.

Para a Digital Foundry, essa otimização pode ser um "ensaio técnico" de como um console portátil da Sony poderia equilibrar desempenho, temperatura e duração da bateria. Nos testes, o modo de economia de energia demonstrou uma redução de cerca de 50% no consumo de energia, caindo de aproximadamente 200 watts para 100 watts.

A publicação sugere que essa estratégia pode ser a base para um sistema com dois modos de operação, semelhante ao Nintendo Switch: um modo docked (conectado à TV) com desempenho superior e um modo portátil que priorizaria a economia de energia, reduzindo resolução e efeitos visuais.

Jogos como Demon’s Souls Remake e Days Gone Remastered já receberam atualizações para aproveitar o novo modo. Em Demon’s Souls, por exemplo, a taxa de quadros foi reduzida de 60 para 30 FPS, mantendo a mesma resolução.

Embora a Sony não tenha confirmado planos para um PS6 portátil, a Digital Foundry vê o novo modo de economia como um indicativo de que a empresa está explorando soluções para o desafio de levar o desempenho de console para um formato móvel.
 
 
Moore’s Law Is Dead já tinha feito vazamentos sobre portátil da Sony
 
Anteriormente, informações, divulgadas pelo conhecido Moore’s Law Is Dead, sugeriram que o console será um verdadeiro monstro de desempenho, superando até mesmo o Xbox ROG Ally X e o PlayStation 5 base em certas situações.
 
De acordo com as especificações vazadas, o PlayStation 6 portátil será equipado com o Canis APU, que contará com uma CPU de 6 núcleos (4 Zen 6c + 2 Zen 6 LP), uma GPU RDNA5 de 16 CUs e suporte para até 48 GB de RAM e controlador LPDDR5X-8533. Além disso, terá compatibilidade com jogos de PS5/PS4, slot para MicroSD e M.2, feedback háptico, dois microfones e tela touchscreen. O console também deve ter um modo docking, similar ao Nintendo Switch, permitindo que os jogadores o conectem a uma TV.

Moore’s Law Is Dead, conhecido por vazamentos precisos sobre o PlayStation 5 Pro, estima que o PlayStation 6 portátil deverá custar entre US$399 e US$499. Se esses números se confirmarem, a Sony pode estar preparando um verdadeiro "assassino de portáteis" com um preço bastante competitivo. 

Embora o desempenho em rasterização do PS6 portátil seja menor que o do PS5 padrão, ele se aproximará do PS5 Pro em ray tracing. Com a tecnologia AMD FSR 4, o console poderá rodar jogos com patches no nível do PS5 e superar o Xbox ROG Ally X, graças aos CUs RDNA5 mais rápidos e maior largura de banda. Isso significa que os jogadores terão uma experiência visual impressionante em um dispositivo compacto. Lembrando que até então a coisa é puramente especulativa.
 
 Esses são links de afiliado, se não tiverem aparecendo é porque o adblock bloqueia:
Veja mais coisas interessantes aqui. E tem conteúdo exclusivo nas redes sociais: