Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como ativar Secure Boot pra jogar games com proteção cabulosa, tipo Battlefield 6

Existem algumas coisas que mudam as regras do mundo dos jogos, com novidades que são um tanto... Esquisitas às vezes. Um exemplo foi o lançamento do beta de Battlefield 6 em 2025. O game trouxe à tona um obstáculo inesperado para muitos jogadores de PC: a exigência do Secure Boot. Este recurso de segurança, presente na maioria dos computadores modernos, tornou-se um requisito para acessar o jogo, gerando tanto frustração quanto discussões na comunidade.

O Secure Boot é uma funcionalidade da BIOS/UEFI que garante que apenas softwares confiáveis e assinados digitalmente sejam carregados durante a inicialização do sistema. No contexto de Battlefield 6, ele atua em conjunto com o EA Javelin, o sistema anti-cheat da Electronic Arts. A EA afirma que o Secure Boot é crucial para bloquear programas indesejados que abrem portas para trapaças, garantindo um ambiente de jogo mais justo. Segundo dados da EA, o Javelin impediu mais de 330.000 tentativas de trapaça ou adulteração dos controles anti-cheat apenas durante a primeira fase do beta de BF6.

Para muitos, a ativação do Secure Boot é um processo simples, mas para outros, pode ser uma verdadeira dor de cabeça, envolvendo ajustes na BIOS que nem todo mundo está acostumado a fazer. O pior de tudo, é que algumas pessoas foram tentar fazer e acabaram tendo problemas gerais no computador. E isso gerou aquela preocupação em diversos gamers.

Uma parte dos jogadores entende a necessidade de medidas anti-cheat rigorosas para combater os trapaceiros, que arruínam a experiência de jogo para todos. Eles veem o Secure Boot como um mal necessário para manter a integridade competitiva. Outra parcela, no entanto, critica a EA por impor uma exigência que pode dificultar o acesso ao jogo para usuários menos experientes ou com configurações de PC mais antigas. Há quem argumente que a responsabilidade de um anti-cheat eficaz deveria recair sobre a desenvolvedora, e não sobre o usuário final, que precisa se aventurar nas configurações da BIOS. A discussão se estende entre a segurança e a acessibilidade, com cada lado apresentando seus pontos válidos.
 
Como ativar Secure Boot?

Antes de tudo, saiba que algumas pessoas relatam ter gerado problemas a seus computadores. Acredito que seja uma parcela mínima, mas já sabe né? FAÇA POR CONTA E RISCO! Para verificar se o Secure Boot está ativado, basta digitar "msinfo32" no menu INICIAR do Windows e procurar na listinha que vai aparecer por "Modo da BIOS" (deve estar UEFI) e "Estado da Inicialização Segura" (deve ser Ativado). Caso não esteja, o processo de ativação geralmente envolve reiniciar o PC, acessar a BIOS (geralmente pressionando um dos botões: DELETE, F2, F10 ou F12) e encontrar as opções de boot e segurança para habilitar o Secure Boot.
 Esses são links de afiliado, se não tiverem aparecendo é porque o adblock bloqueia:
Veja mais coisas interessantes aqui. E tem conteúdo exclusivo nas redes sociais: