Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A game dev que chorou ao ver seu jogo indie ser ofuscado na Steam por 11 games da EA

O mercado gamer cresceu a níveis espalhafatosos, e hoje em dia temos coisas grandiosas que antes eram exclusivamente de executivos, como o notebook gamer com resistência militar da Asus, assim como itens inusitados que abrem portas pra qualquer gamer, como o GameSir X2 Pro. E definitivamente uma bela fatia disso é graças aos desenvolvedores indie. Porém, quando você vê algo como o Lego Minecraft, que se tornou um dos brinquedos mais vendidos do mundo, pode criar a ilusão de que basta lançar um jogo indie, que o resto vai acontecer sozinho. Infelizmente a coisa pode ser bem cruel.

Vocês já devem ter notado que eu jogo uma tonelada de jogos diferenciados aqui, obras como o remake de Silent Hill 1 em primeira pessoa ou o inusitado Resident Evil: Mansion, podem não ser conhecidos porque são IPs que não pertencem a seus criadores, e não podem ser comercializadas. No entanto, existem pequenos jogos realmente inovadores ou diferenciados que você simplesmente não ouve falar sobre. E isso apenas reflete o quanto estamos lotados de games.
É fácil ouvir alguém falar que todos os games são iguais e que não temos mais inovação ou coisas diferente, porém se você for dar uma olhada, Strange Toilet tem uma privada assassina como vilão. The Devil's Route apresenta um jogo de terror onde você é um motorista de ônibus, enquanto o brasileiro Our Lady of the Drowned Lake é uma jornada de pescaria e trevas. Porém, tem vários jogos sendo lançados diariamente na Steam, e você já deve ter encontrado algum com notas MUITO POSITIVAS e que simplesmente nunca ouviu falar.

O negócio é que tem gente demais para uma plataforma só, e isso pode acabar por realmente complicar as coisas, com lançamentos juntos. E a presença de empresas gigantes na lista faz com que tudo se complique ainda mais para quem é independente. Isso fica em evidência quando você vê que já tiveram empresas gigantes que adiaram seus lançamentos porque na mesma época ia ser lançado algum Triplo A monstruoso, e essas empresas sabiam que mesmo elas sendo famosas também, perderiam dinheiro. Dessa forma, uma game dev lançou o seguinte vídeo:

"Você quer saber por que é uma droga ser uma desenvolvedora de videogames? Porque você trabalha por dez anos em um projeto e escolhe uma incrível data de lançamento e deixa todo mundo empolgado com ele, e faz um bocado de propaganda. E então a EA lança 11 jogos imediatamente depois de você, e te derrubam dos novos games e das tendências, apesar das boas reviews, apesar das pessoas terem comprado. E simplesmente quebra todo o seu marketing."

Para quem não entendeu o que ela quis dizer, existe uma listinha de lançamentos que vai aparecendo o que tem de novo. Mas quanto mais lança, mais os antigos vão pra baixo. Graças a isso, os desenvolvedores mais espertos não lançam jogos em qualquer dia. Eles observam para ver quando é que vão ter lançamentos pouco populares.

No entanto, a Electronic Arts tem uma quantidade infinita de jogos, e de vez em quando ela pega alguns bem antigos que não tinham na Steam, e os lança todos de uma vez na plataforma. E foi exatamente isso que aconteceu no dia que a Stumbling Cat lançou Potions: A Curious Tale. Como a quantidade que saiu foram onze de uma vez, ela deu um azar enorme, não dando para o game dela se manter, e assim umiu do topo em um piscar de olhos.

Enfim, isso não é algo incomum. Uma quantidade enorme de jogos interessantes simplesmente não conseguem ter nenhuma chance de se destacar. Inclusive, eu acredito que muitos desses jogos da moda acabaram tendo uma sorte enorme de estar no lugar certo, na hora certa, pois por mais que seu jogo seja ótimo, em tempos modernos é muito difícil conseguir não ser ofuscado. Não adianta contar só com o quanto o jogo é bom. Nesse caso aí, tem notas muito positivas e a dev inclusive fez uma pesquisa de mercado pra lançar nos idiomas mais populares (inclusive português). Porém o jogo só sumiu, infelizmente. A Valve deveria apresentar lançamentos em locais divididos, até porque tem quem odeia game indie e só quer ver Triplo A, ou jogos de empresas grandes. Se tivesse uma divisória baseada no quanto uma empresa vendeu em títulos anteriores, certamente muitos games teriam mais chances.

O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.

Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!

Sobre Games Indie

Os desenvolvedores independentes, ou "indies", têm desempenhado um papel fundamental na revolução da indústria de jogos nos últimos anos. Ao desafiar as convenções estabelecidas e explorar novas abordagens criativas, os desenvolvedores indie têm redefinido o que significa criar e distribuir jogos. Esta revolução foi impulsionada por uma série de fatores, incluindo o acesso a ferramentas de desenvolvimento mais acessíveis, plataformas de distribuição digital e uma crescente comunidade de jogadores ávidos por experiências únicas e inovadoras.

Uma das contribuições mais significativas dos desenvolvedores indie para a indústria de jogos é a diversidade de experiências que eles oferecem. Enquanto os grandes estúdios muitas vezes se concentram em franquias estabelecidas e fórmulas de sucesso comprovado, os indies têm a liberdade de experimentar e explorar novos gêneros, mecânicas de jogo e narrativas. Isso resultou em uma enxurrada de jogos independentes que desafiam as expectativas dos jogadores e proporcionam experiências únicas e envolventes.

Além disso, os desenvolvedores indie muitas vezes abordam temas e questões que são negligenciados pelos grandes estúdios. Eles têm a liberdade de explorar narrativas mais pessoais, políticas ou artísticas, dando voz a uma ampla gama de perspectivas e experiências. Isso não apenas enriquece o cenário dos jogos, mas também ajuda a ampliar os limites do que os jogos podem realizar como meio de expressão.

Outro aspecto crucial da revolução indie é o advento das plataformas de distribuição digital. Com a ascensão de lojas online como Steam, itch.io e outras, os desenvolvedores indie têm acesso a uma audiência global sem a necessidade de grandes orçamentos de marketing ou o apoio de editoras tradicionais. Isso democratizou significativamente o processo de distribuição de jogos, permitindo que desenvolvedores independentes alcancem sucesso comercial e visibilidade sem comprometer sua visão criativa.

Além disso, as ferramentas de desenvolvimento tornaram-se cada vez mais acessíveis nos últimos anos. Com o surgimento de motores de jogo como Unity e Unreal Engine, os desenvolvedores indie têm à sua disposição ferramentas poderosas que antes estavam disponíveis apenas para grandes estúdios. Isso reduziu significativamente as barreiras de entrada para aspirantes a desenvolvedores e permitiu que uma ampla gama de talentos criativos trouxesse suas ideias para o mercado.

A comunidade indie também desempenha um papel vital na revolução da indústria de jogos. Eventos como a Game Developers Conference (GDC), IndieCade e Global Game Jam proporcionam oportunidades para desenvolvedores independentes se reunirem, compartilharem ideias e colaborarem em projetos. Essas redes de apoio não apenas promovem a troca de conhecimento e experiências, mas também inspiram novas formas de pensar e criar jogos.

Em última análise, os desenvolvedores indie revolucionaram a indústria de jogos ao desafiar as normas estabelecidas, ampliar os limites do que é possível e dar voz a uma variedade de experiências e perspectivas. Sua contribuição não apenas enriquece o cenário dos jogos, mas também inspira inovação e criatividade em toda a indústria. À medida que continuam a empurrar os limites do que é possível, é claro que os desenvolvedores indie continuarão a desempenhar um papel vital na evolução da indústria de jogos nos anos vindouros.

Postar um comentário

0 Comentários