Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Terror em Amityville | O filme que padronizou as histórias de casas assombradas

Acontecem coisas macabras no mundo, em Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo vemos que algumas pessoas entram nas sombras sem ao menos perceber. Por outro lado, em Lady Killers, ficamos atentos que existem mulheres assassinas em série. Já em Exorcismo, o sinistro é que algo sem explicação aconteceu. Uma coisa é certa, coisas sinistras acontecem, e às vezes psicopatas e fantasmas podem acabar gerando histórias. Uma delas aconteceu em 1974, com um caso de assassinato de uma família inteira, e a suposição de fantasmas. Isso acabou dando origem a um filme que se tornou um clássico.
 
A história apresenta a família Lutz , que está procurando um novo lar para morar com seus filhos. Eles se surpreendem ao achar uma casa gigantesca por apenas 80 mil dólares, sendo que poderia facilmente custar 800 mil dólares! Mas recebem um aviso, essa desvalorização ocorreu porque ali teve um massacre onde a família anterior foi morta.
Como podem ver, essa é uma história absurdamente básica de história de terror. Quantos casais que acharam uma casa barata não apareceram até hoje no cinema, né? O próprio Invocação do Mal, que é idolatrado, usa essa fórmula padrão. Mas esse tem um diferencial, que é o fato de que trata-se do filme que gerou essa padronização! Ou seja, se rolou um estouro com essa fórmula, esse estouro veio daqui! E foi a inspiração direta pra American Horror Story Murder House.
 
E isso aconteceu porque trata-se de uma trama que teve como base uma história real. E isso deixou a coisa muito mais atraente, assim como outros filmes da década de 70 que se tornaram clássicos. Vimos isso com O Massacre da Serra Elétrica, que simplesmente consagrou o gênero slasher. E se tivemos O Exorcista 2, aquele foi um mero empurrão na montanha de filmes que viria depois, e tudo graças ao primeiro também ser inspirado em uma história real e apresentado a coisa de forma tão tensa.
No caso desse aqui, o que aconteceu foram dois fatos macabros registrados. O primeiro foi Ronald DeFeo Jr matando sua família inteira em 1974 em um crime que ficou cheio de furos esquisitos, tipo ninguém ter sido dopado, mas ninguém acordar com tiros de escopetas, todos ficarem paradinhos em suas camas. O segundo foi a família Lutz ter comprado a casa um ano depois e ido embora em menos de um mês. A partir daí surgiu um livro e esse livro virou um filme.

Esse é um filme que tem um ritmo bastante parado. Apesar de acontecerem bastante coisas, você certamente não vai sentir tanta emoção. É daqueles filmes em que tudo parece ir lentamente, mesmo com coisas acontecendo o tempo todo. E no caso, temos uma entidade absurdamente poderosa. Não chega a ser algo tão forte como The Dark and The Wicked, mas é tão forte que humilha um padre com facilidade do começo ao fim do filme.
Acontecem as coisas mais variadas, como ataques de moscas, objetos que se movem, o amigo "imaginário" de uma das crianças, o horror escondido no porão, e muito mais coisas que já vimos serem usadas e abusadas ao longo dos anos. E, graças a isso, talvez o filme seja um pouco cansativo, exatamente por ser uma fórmula que foi usada ao extremo.

Apesar de tudo, a estética antiga, assim como a direção um tanto elegante acaba fazendo o filme ter aquela atmosfera macabra de algo que aconteceu há muito tempo atrás. Isso com certeza dá um charme à mais à coisa. Até porque você consegue notar as diferenças dessa entidade para as que nos acostumamos, sendo bem cabulosa.
Se por um lado ela é muito agressiva e não se acanha muito em se manifestar de forma que mais de uma pessoa veja ao mesmo tempo, por outro tem elementos que são um tanto puritanos sobre a origem da coisa. Sendo assim, o diretor teve liberdade artística para colocar elementos mais espalhafatosos sobre o que aconteceu com a família Lutz.

Enfim, lançado em 1974 com o nome de "The Amityville Horror", esse é um daqueles filmes que apesar de eu não achar muito gostoso de ver, acho que é essencial para fãs do gênero, já que trata-se de um clássico extremamente influente na cultura pop. Então se você gosta de filmes de terror e ainda não viu, já se prepara pra uma noite retro. O longa teve inúmeras sequências, e como o nome "Amityville" não tem direitos autorais, já dá pra imaginar o que aconteceu, né? E você, chegou a assistir?
 
O adblock bloqueia links de afiliados da Amazon como esse aí, então se não estiver aparecendo, é só desativar o adblock.

Imagem da promoção Galera! O Nerd Maldito tem um link de afiliado na Amazon atualizado todo dia com listas temáticas de itens que vocês vão amar! Já viram hoje? Confira no link de afiliado Amazon!
 

Sobre o caso de Amityville

O caso Amityville, ocorrido na década de 1970, é um dos eventos mais famosos e controversos da história paranormal. A história começa em 13 de novembro de 1974, quando Ronald DeFeo Jr. assassinou sua família em sua casa em Amityville, Long Island, Nova York. Um ano depois, George e Kathy Lutz compraram a casa por um preço significativamente reduzido, mas deixaram a residência apenas 28 dias depois, alegando atividade paranormal intensa.

O Assassinato de DeFeo e a Casa Assombrada

Ronald DeFeo Jr. assassinou seus pais e quatro irmãos a tiros na casa de Amityville. A versão oficial do crime é que DeFeo alegou ter sido influenciado por vozes na casa que o forçaram a cometer os assassinatos. Este evento trágico, por si só, já seria suficiente para criar uma aura sombria ao redor da propriedade.

As Alegações dos Lutz

George e Kathy Lutz compraram a casa por um preço substancialmente menor do que o mercado, mas afirmaram ter experienciado uma série de eventos paranormais durante o curto período em que moraram lá. Entre os fenômenos relatados estavam vozes misteriosas, aparições demoníacas, paredes que exsudavam uma substância viscosa, e uma sala que supostamente congelava a temperatura ambiente.

O casal contratou os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren para examinar a casa. Os Warren, conhecidos por seu trabalho em casos sobrenaturais, afirmaram que a casa estava infestada por forças demoníacas. Suas alegações apenas aumentaram a atenção e a especulação em torno do caso.

Controvérsias e Ceticismo

Desde o início, o caso Amityville tem sido objeto de ceticismo e controvérsia. Muitos críticos argumentam que os Lutz inventaram a história para ganhar dinheiro, já que lucraram consideravelmente com a venda dos direitos de suas experiências para livros e filmes.

Além disso, investigações posteriores sugeriram que as atividades paranormais relatadas podem ter sido exageradas ou falsificadas. Os DeFeo Jr., por exemplo, mais tarde alegaram que os Lutz estavam em conluio com eles para criar uma narrativa paranormal que valorizaria a casa no mercado imobiliário.

Adaptações e Legado

O caso Amityville gerou uma série de livros, documentários e filmes de terror, incluindo "The Amityville Horror" (1979), que se tornou um sucesso de bilheteria. No entanto, as adaptações cinematográficas muitas vezes tomam liberdades criativas consideráveis, transformando a história em um thriller sobrenatural de grande impacto.

O caso Amityville permanece como um enigma envolto em mistério e sensacionalismo. Enquanto alguns acreditam firmemente na autenticidade dos eventos sobrenaturais, outros veem o caso como uma elaborada farsa. A verdade por trás do horror de Amityville pode nunca ser completamente conhecida, mas sua influência no folclore paranormal persiste como um dos casos mais intrigantes e debatidos da história moderna.

Postar um comentário

0 Comentários