A Noite Estrelada | Vague por esse quadro de Van Gogh em versão 3D

Você certamente já viu o quadro A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh, mesmo que só por alto, isso porque se trata de uma das obras mais influentes da cultura pop. O quadro é vibrante e é fácil acabar achando maravilhoso. No entanto já pensou em mergulhar noite estrelada adentro e vagar por esse pequeno mundo? Pois você pode!



Eu falo pouco sobre arte aqui, e acaba tendo que ser algo que me interesse muito pra eu falar, como a arte de Edward Hopper, normalmente coisas que envolvem quadros acabam ficando mais relacionadas a outros tipos de mídia, e não os próprios quadros ou artistas. Sendo assim é mais fácil ver eu falando sobre coisas como Layers of Fear ou Painters Guild do que algo profundo sobre. No entanto "The Starry Night 3D 360° experience" é algo que está em um meio termo entre a arte em si e algo diferente.

Van Gogh era uma pessoa um tanto excêntrica e tentou criar uma comunidade de artistas, mas como o amigo Paul Gauguin se negou a liderar a coisa, Van Gogh se revoltou e o ameaçou, depois se sentiu culpado e arrancou parte da orelha. Isso fez com que acabasse se internando voluntariamente no asilo psiquiátrico Saint-Paul-de-Mausole, que era um mosteiro onde recebeu permissão pra pintar. E observava bastante o campo de sua janela.

Lá ele se inspirou para pintar A Noite Estrelada, que usa uma explosão de cores, mostrando uma noite de uma forma diferente, como se estivesse se misturando com a ventania. O estúdio especializado em vídeos em 360º, Motion Magic Shanghai, decidiu recriar de um jeito que você pode vagar pelo vilarejo e mexer a câmera. A coisa e de quebra ainda mostra outra pintura do artista, Quarto em Arles. Confira o resultado:

Fenomenal pra caramba a ideia né? Porque na própria pintura original já é muito fácil imaginar esse céu estrelado em movimento, e aqui isso é mostrado de uma forma tão natural. Ficou um bela de uma experiência interessante. E já que estamos falando do assunto, fiquem também com esse bônus do quadro pintado em um recipiente de água:

Comentários