Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Soylent Green - Um filme que deixou muita gente chocada

Não vou falar spoilers, mas esse é um filme que carrega um toque especial tão empolgante que sinceramente é uma coisa que é difícil de se segurar. Essa é uma daquelas obras que te faz já chegar querendo falar o final pra pessoa, digo isso porque esse final é o toque chocante que acabou sendo a coisa mais falada do filme e inclusive gerando alguns memes, por outro lado é um filme que apresenta muito mais que um mero final, ele mostra todo um ambiente fantástico muito bem construído.

A história se passa em 2022 e o mundo está bem diferente, isso porque a super população mundial acabou com os recursos naturais. Nova Iorque tem 40 milhões de habitantes e o mundo está um caos, a maioria das pessoas não tem eletricidade em casa e precisam de um gerador que funciona a partir do esforço físico, a população de rua é gigantesca não há mais belos ambientes naturais. Porém o maior problema é a falta de comida, e para tentar aliviar a inflação fora de controle, o governo contrata uma empresa chamada Soylent Corporation para fazer tabletes e entregar ao povo. Quando um rico empresário da empresa é assassinado de forma brutal, um detetive chamado Rovert Thorn começa a investigar o caso, porém as coisas vão ficando cada vez mais estranhas e por trás daquela morte há uma macabra.



Esse filme é de 1973, portanto apresentava uma realidade de meio século a sua frente e é muito interessante ver a visão futurista da coisa. O universo criado é espetacular, muito robusto mesmo, não existe um foco puramente em Robert, muitas coisas vão sendo mostradas e te deixando com uma visão ampla da coisa. É um futuro horrível e cheio de coisas detestáveis de se pensar, nas ruas as pessoas estão desesperadas e multidões prontas para saírem do controle, sendo removidas de forma brutal com tratores que os levantam e jogam na parte de trás, somente ricos tem dinheiro o bastante para comprar comida de verdade, sendo carne a coisa mais cara que existe.

A corporação Soylent é certamente a empresa mais poderosa do mundo, e os seus tabletes tem todo um sistema de marketing, cada um tem uma cor diferente e é feito de uma determinada coisa, como por exemplo o Soylent Yellow, que é feito de trigo, e já no começo do filme é apresentado o novíssimo Soylent Green, feito de algas marinhas, pois sem ter como sugar mais recursos da terra, o mar começou a também ser explorado. Praticamente dá pra sentir o mundo sendo espremido, é um lugar que faz os mendigos da Trilogia do Sprawl se sentirem aliviados por não viver ali uahahaha.

Há um baita de um toque delicado também no filme, aquela sensação de valorização das coisas. Há uma cena em que Thorn consegue alguns alimentos naturais e leva para um amigo bem velhinho que ele tem, e a cada coisa que ele vai mostrando, o amigo vai ficando mais maravilhado, e no momento em que Thorn mostra que também levou carne de vaca, esse amigo fica emocionado e cai em choro e fala "A que ponto nós chegamos?". É muito legal a mensagem que o filme passa sobre como pequenas coisas são importantes.

É engraçado ver como esse filme apresenta meio século a sua frente, e acredito que muitos viam como realista, não exatamente uma super população e existir os tablets Soylent distribuídos, mas coisas como um futuro modesto com alguns pequenos detalhes fora daquela época me pareceu uma visão bem sólida. Só que vendo agora, é uma visão que subestimou o nosso futuro, por exemplo não existem celulares, Robert Thorn sempre usa telefone público e pede pra ligação ser transferida, existe uma cena que uma personagem está jogando video game, é um fliperama com um design super futurista, mas ela está jogando algo semelhante ao jogo Asteroids, imagino como eles não ficariam encantados se vissem como nos próprios anos 90 o nível já era bem diferente, também há lugares com portas que se abrem para o lado, apertando um botão.

E por fim tem o grande mistério, é muito fantástica a forma em que as coisas são conduzidas, durante vários momentos do filme eles falam sobre o grande segredo, mas eles nunca dizem o que é, sempre é uma coisa que fica no ar e te faz se roer de curiosidade, como em um momento em que um grupo de personagens conversam e falam coisas como "Não há mesmo erro? Nós precisaremos de provas concretas para apresentar uma coisa dessas...", ou quando um dos personagens fala para Robert o mistério, mas ele está em outra sala, e o som falha, fazendo com que o detetive tenha que colocar fones de ouvido e então é mostrado apenas os lábios do outro revelando o segredo e a expressão de Thorn diante daquilo. Para os mais atentos, nos últimos minutos já vão ligar os pontos e entender a charada, mas para os outros, somente na última fala do filme é que é revelado o grande mistério e aquilo se tornou algo que ecoou na mente de muita gente, um final que pode ser visto como perturbador e te faz levar a mão até a boca e falar "Cacete! Que coisa bizarra!".

Enfim, vocês até podem procurar por aí e ver O SPOILER, que sinceramente eu gostaria muito de comentar sobre ele para falar da sensação de saber desse segredo kkkk, mas acredito que é tão mais legal sentir a emoção do impacto que recomendo assistirem o filme. Caso não vão procurar e não queiram spoiler, não procurem o nome do filme no google imagens, pois a coisa se tornou um meme underground e se forem procurar por ele no google, não olhe para as sugestões de busca, lá aparecerá também o spoiler e claro, não vejam trailers.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Porra, filho. Como você espera que eu baixe essa buça, então?

    ResponderExcluir
  2. ai ,mas voce ja spoilou com a primeira imagen ue!!!

    ResponderExcluir
  3. Hã? Você tá viajando cara, eu coloquei a capa do filme como imagem, ela mostra o controle de revoltas que aparece quando a multidão tá irada, não tem nada de spoiler nisso, a não ser que a pessoa seja paranoica do tipo "Mostrou o rosto do personagem principal em uma imagem, É SPOILER! EU QUERIA TER TIDO A SURPRESA DE TER DESCOBERTO SOZINHO COMO ERA O ROSTO DELE!" kkkkk, mas fora isso não tem nada a ver. Não acredito que alguém que tenha ido a uma locadora, veja a capa do filme e diga "JÁ SEI O FINAL AGORA!", no entanto se for no google imagens sim tem alguns memes com frases falando o fim.

    ResponderExcluir
  4. a não eu tava pensando que eles tava pegando os cara pra outra coisa,mas mesmo assim aconteceu o que eu pensei!

    ResponderExcluir