Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O 1º mod de GTA 5 e a ditadura anti-mod da Rockstar!

Quando se fala em GTA no PC, uma coisa que praticamente é a alma da coisa e faz parte da essência do jogo são os mods, simplesmente é algo que todos os fãs amam, ver aquele universo imenso ganhar ainda mais conteúdo e ficar lindo. Os jogos da franquia simplesmente não morreram, mesmo com os novos cada vez melhores e com mais coisas. GTA III por exemplo recebe mods até hoje e provavelmente nunca vai deixar de receber, é sempre lindo ver um "Lembra de GTA 3? Veja o novo pacote com melhoria nos gráficos!".

Apesar de tudo, por mais irônico que pareça, a Rockstar nunca deu suporte a modders, as modificações sempre foram feitas no meio da gambiarra e tendo que modificar os arquivos de dentro dos jogos, dessa forma "quebrando" o jogo original para adicionar algo diferente, então se mesmo sem suporte a quantidade de mods sempre foi gigantesca, imagine se os jogos viessem com uma ferramenta específica pra isso?

A blizzard por exemplo adicionou uma área exclusiva para mods dentro de Starcraft 2, e em 2001 a Remedy lançou o primeiro Max Payne com uma ferramenta exclusiva para se fazer modificações e ao abrir o jogo você podia clicar em um lugar e selecionar o mod que queria. Mas com a Rockstar foi exatamente o contrário, apesar de mods manterem seus jogos bem robustos, em GTA 5 ela foi exatamente no caminho contrário, e ao abrir o jogo já tem um baita texto sobre coisas proibidas, incluindo mexer nos arquivos dela.

Quando os modders foram dar uma olhada, descobriram que a coisa estava absurdamente difícil de se abrir, mas claro, um monte de hackers viu isso meramente como um desafio e começaram a tentar mexer de qualquer maneira, e assim apenas um dia depois do lançamento, o usuário NTAuthority do GTA FORUMS conseguiu acessar e extrair os arquivos.

O que se especula é que a Rockstar queria evitar cheaters no GTA Online e por isso acabou fazendo isso para evitar. Mas realmente é uma baita pena, ela poderia ter feito como a blizzard e tacar uma área para mods que não fossem aplicáveis na área online, deixando assim um ambiente separado, certamente os modders iriam ficar até mais felizes em fazer suas alterações na área simples e de fácil acesso do que ter que extrair arquivos e mudar a partir deles.

Mas apesar de tudo o leitor Icaro me mostrou que no dia do lançamento o jogo já teve o seu primeiro mod, que é bem vagabundo, mas é uma alteração do estilo padrão do jogo. Trata-se de um "trainer", um programinha que permite que o personagem fique invencível, com balas infinitas e entre em tempo de bala. Mas tudo isso pode ser feito direto no jogo apenas usando a lista de cheats para GTA 5. Vídeo do trainer em ação:

Outros links interessantes:
-Veja se GTA 5 roda no seu PC
-Veja a lista de melhorias de GTA 5 para PC
-O bônus pra quem jogou no 360/PS3 e jogou de novo no PC
-A localização de todos os mistérios escondidos no mundo de GTA 5
-Esses são os atores usados para fazer os personagens de GTA 5

Postar um comentário

0 Comentários