Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

ManaCollect - Puzzle com uma baita essência oriental

Existem alguns jogos com uma certa carinha de underground que vez ou outra acabamos achando e está em japonês. Parece que existe todo um submundo de desenvolvedoras de jogos que se dedicam apenas ao Japão, os Visual Novel por exemplo eram um gênero que antes dependiam de traduções feitas por fãs. Mesmo ainda existem diversos jogos com jogabilidade peculiar e todo um toque "anime" na coisa e um deles é ManaCollect, distribuído pela Fruitbat Factory, que se esforça em lançar esses jogos no lado ocidental e que certamente tem o seu nicho que agradece bastante, então chegou a hora de fazer uma análise desse jogo.

Esse é um jogo baseado em um jogo clássico lançado para computadores no final dos anos 60 e chamado de Minesweeper, e que é a mesma fonte de onde sugaram a ideia para o tão conhecido Campo minado. Mas aqui em uma versão oriental cheio de magia, garotinhas em vestidos extravagantes e claro, combate em um estilo especial todo próprio usando técnicas da personagem. Não encontrei a data de lançamento da versão original, mas quando a distribuidora decidiu lançá-lo em inglês em 17 de abril de 2015, fizeram algumas mudanças, colocando uma versão em HD.

A jogabilidade é cheia de ação, mas o foco é na estratégia e assim você precisa coletar mana de uma arena, essa quantidade de mana é colocada em várias telas em forma de hexágono que formam o chão, por exemplo se em uma das telas tiver o número 2, é a representação da quantidade de mana ali, mas só é possível coletar quando você acha uma área da arena em que um hexágono é cercado de outros com números, então aquele ponto em especial é o lugar onde você deve apertar o botão de ação e uma barrinha vai sendo carregada.

Ao mesmo tempo, o seu adversário também está andando pela tela e não é possível ver os números a não ser que você esteja próximo a eles, sendo assim você e o adversário vão andando para todos os lados e tentando localizar o ponto exato para fazer isso, se um coloca o "extrator de mana" em um dos hexágonos, o outro não pode, e quando a mana é extraída, ela vai pra você.

Também existe o sistema de combate onde é possível atacar e bloquear, mas você gasta energia para isso, e também dá para usar habilidades especiais no adversário, para atrasá-lo. Além de que se você errar um lugar de coletar mana, ele pode roubar a sua própria mana, e assim o jogo vai indo com um roubando do outro, um tentando chegar primeiro a um lugar para extrair e fazendo de tudo para isso, por exemplo você nota que o seu adversário tá se aproximando de um lugar com mana, então usa sua habilidade especial para deixá-lo em câmera lenta, corre até lá e extrai primeiro.

Então como podem notar, esse é o tipo de jogo que gera bastante gritaria, é possível jogar sozinho sim, pois tem uma campanha para jogadores solitários, mas também é possível jogar online contra quem você quiser ou para quem não tem como ficar acessando a internet ou tem uma conexão ruim, também existe multiplayer local.

Enfim, se você estiver procurando por um joguinho simpático com um baita climinha oriental cheio de traços de animes e de garotinhas naqueles vestidões, certamente pode acabar amando ManaCollect. Quem se interessar é só dar uma conferida no site oficial do jogo.

Postar um comentário

0 Comentários