Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A polêmica sobre a dublagem de Pitty em Mortal Kombat

Com o lançamento de Mortal Kombat X, a Warner decidiu dublar a franquia pela primeira vez e uma das formas de atrair público que a distribuidora achou, foi chamar a cantora Pitty para dublar a personagem Cassie Cage. Naturalmente foi algo que conseguiu chamar muita atenção, e automaticamente uma legião de pessoas passou a descer o pau e dizer que ia ficar uma merda, era normal ver gente dizendo "Ai, eu não acredito que chamaram ELA pra dublar a Cassie Cage!", algumas pessoas agindo como se a personagem existisse desde o primeiro jogo da franquia, sendo que era a primeira aparição.

Mas ok, as pessoas sempre são frescas com dublagem mesmo e sempre fazem esse espetáculo. Quando o jogo saiu, a dublagem definitivamente estava horrorosa... E eu falo isso com pesar, pois adoro ver empresas dublando jogos para o nosso idioma e é sempre um prazer conferir a experiência, mas por mais mente aberta que eu tente ser com dublagens, nessa não teve jeito, estava mesmo ruim, me incomodou um bocado.

Por outro lado, as pessoas mostraram uma intolerância um tanto ridícula, afirmando que foi tudo culpa da Pitty, que a única dublagem ruim era a dela. Acho que essa foi uma das ocasiões que deixou bem claro o quanto as pessoas não analisam dublagem de verdade, mas apenas descem o pau, é como se fosse uma modinha. Nesse caso em especial parece mais status dizer que a culpa era da Pitty só e pronto, o resto era maravilhoso. Mas a verdade é que não, eu duvido MUITO que se ela não estivesse presente, essas mesmas pessoas iriam falar que a dublagem está maravilhosa e só a dela estava uma droga. O negócio não é a dublagem ser ou não boa, o negócio é aparecer para os outros como um crítico descolado que prefere em inglês e sabe analisar bem. Mas pelas atitudes que o povo toma, é difícil engoli que aconteceu alguma análise real do conteúdo.

O que aconteceu foi o seguinte, a cantora disse que era fã de Mortal Kombat, a Warner viu e falou "Nossa, ela é famosa! Então vamos chamar ela", foram lá e ofereceram uma grana para dublar um personagem mesmo sabendo que não tinha experiência alguma com dublagem. Pitty disse que a dublagem inteira foi feita na hora, não aconteceu preparação nem nada, ela simplesmente chegou lá, deram o texto e gravaram em um dia.

Vi um garoto comentando que acha que a culpa é dela sim, afinal de contas é como chamar um advogado para fazer uma cirurgia no coração de alguém. E sinceramente, só é mais uma amostra da intolerância total das pessoas. É claro, imagina só você sendo fã de uma franquia, daí chega alguém "Ei, você nunca dublou nada, mas quer fazer a voz de um dos personagens dessa franquia e ainda vamos te pagar?". Você ia negar? "Aiii, eu nunca fiz dublagem, e eu não poderia aceitar dinheiro para fazer algo assim, pois seria como um advogado aceitando fazer uma cirurgia no coração, seria incompetência, e eu como pessoa exemplar penso muito nisso." Tá, esse é um papo que você pode até dizer pros outros, que negaria, mas convenhamos que negar uma proposta assim não é algo que parece muito "real" não né? Imagina você falando para seus amigos "Hoje me ofereceram para dublar Mortal Kombat, eu disse que não, pois sou um ótimo cidadão que luta pelos direitos da qualidade e isso iria contra todos os meus princípios e bla bla bla". Se nem você negaria isso, então por que ela negaria?

Daí me vem um abaixo-assinado do povo querendo que a Warner lance um patch para tirar a voz da Pitty e colocar de outra pessoa. Sério, aquilo foi uma das grandes vergonhas alheias do mundo gamer, afinal de contas o resto da dublagem tava MARAVILHOSA né? Perfeita, era lindo de ver o povo falando e uma falta de sincronia tão grande que parecia que os dubladores estavam do seu lado falando, ao invés de no jogo. Ou será que foi a Pitty que dublou o elenco inteiro? Até as vozes masculinas ela deve ter dublado né? Porque se você achou o resto dessa dublagem horrorosa bonita, é porque definitivamente não deve ter visto em execução.

Em resposta às críticas tão pesadas que estavam fazendo a cantora, ela acabou se manifestando e dizendo:

"É muito fácil acharem que eu tenho toda a responsabilidade pelo resultado, quando na verdade não tenho. Recebi um texto que eu tinha de ler e fui dirigida. Fiz exatamente o que me disseram para fazer."

"Entendo essa coisa de ter um dublador profissional, mas se a Warner quisesse um não teriam me chamado. Eles sabiam que eu não tinha experiência."

Não sou fã da Pitty, mas não tenho nada contra também, só que a reação das pessoas parecia ser mais empenhada em rebaixar a cantora, do que a dublagem em si. Sério pessoal, se ninguém tivesse falado que era a voz da Pitty, eu duvido muito que teria esse escândalo todo em dizer algo absurdo como "Arrumem SOMENTE a voz dela, o resto tá maravilhoso!", vamos ser um pouco mais imparciais e analisar direito a coisa né? E pra uma dublagem horrível e amadora como essa aí nem precisa de muito esforço pra analisar e ver que o problema é geral. E como falei, não tenho nada contra dublagem, eu apoio demais, mas essa aí... Tá uma verdadeira desgraça.

Então termino a matéria fazendo uma pergunta, vamos supor que a Warner nunca revelasse que a Pitty foi quem dublou a Cassie Cage, você acha que iria rolar petição para tirar somente a voz dessa personagem?

Postar um comentário

2 Comentários

  1. para ser dublador primeiramente voce tem que ser ator e especializado em dublagem,muitos filmes ja foram aruinados por causa desses "convidados famosos".

    ResponderExcluir
  2. O que percebi sobre essa polêmica foi muita gente que nem mesmo jogou ou ouviu o jogo e foi atras da opinião alheia, como se fosse uma modinha, e isso foi o que me deixou um pouco frustrado, principalmente com muitos vloggers no youtube. Se eu quisesse ver sensacionalismo eu simplesmente iria ver o jornal na televisão, acho que muitos vloggers pecaram nisso.

    Gosto muito dos seus textos, são sempre bem escritos. Sou teu fã. xD

    ResponderExcluir