Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dice Games - Para quem quer se divertir de forma rápida

Todo mundo conhece ao menos de vista o universo dos Card Games e a maravilha do mundo dos Jogos de Tabuleiro, no entanto ambos acabam apresentando as suas barreiras e também não sendo adequados para qualquer momento. Os principais fatores que podem torná-los não adequados sempre são o ambiente, já que quase sempre precisam de uma superfície plana, limpa e quase sempre espaçosa, o preço que nem sempre agrada a todos, sendo que jogos de tabuleiro podem exigir um baita investimento de uma só vez, enquanto os card games pedem por um investimento a longo prazo, e o tempo, já que há partidas que podem durar horas e nem sempre se tem isso. E assim vem uma alternativa entre esses dois, que são os Dice Games!

Mas bom, a princípio quando se pensa em Dice Games (Jogos de dados), pode ser rapidamente referente a qualquer jogo que se tenha dados, inclusive clássicos jogos de tabuleiro como ludo, ou mesmo alguns card games como Star Wars, sendo assim esse estilo de jogo propriamente dito acaba sendo classificado como categoria, mas a matéria é sobre o gênero Dice Games, sendo assim a diferença aqui é que não trata-se de um adicional a um jogo, mas sim um jogo onde o elemento principal são os próprios dados.


A princípio, esse tipo de jogo pode não impressionar tanto, pois pode parecer meio simples demais, no entanto isso é subestimar um bocado, pois trata-se do estilo irmão dos jogos de tabuleiro e jogos de cartas. Sendo assim, esses jogos tem regras tão bem trabalhadas quanto, é claro que há suas limitações. mas mesmo assim conseguem fazer bonito e variando de título para título, o jogador é capaz de perceber bem a variação de regras e ter grandes emoções. Outra coisa que é preciso se destacar é que a maioria não usa dados normais, mas sim personalizados, sendo que cada lado tem efeitos diferentes na partida.

Quanto as regras de cada jogo, as emoções realmente são diferentes, por exemplo em Cthulhu Dice, os jogadores tem que se enfrentar para ser o último a ter sanidade na mesa, e vão jogando os dados para tentar a sorte, por outro lado em Zombie Dice, os jogadores assumem o papel de mortos vivos e precisam caçar humanos para comer, mas é preciso saber se vale a pena arriscar ou saber a hora de parar. E assim vai, cada jogo tem regras próprias que mudam muito a coisa.

As pessoas veem de vez em quando certos jogos de tabuleiro que são adaptados e ganham uma versão card game da coisa (Como o jogo da vida) ou vice versa, sendo um jogo de cartas e então ganhando uma versão tabuleiro (Como Munchkin), mas algo que nem todos sabem é que há jogos que ganham adaptações para Dice Games, Catan por exemplo ganhou essa versão, e no jogo tem apenas um bloco de folhas idênticas para serem usadas em cada partida, onde está impresso um mini mapa e uma área para anotar recursos, e os dados com os símbolos dos recursos, que são lançados pelos jogadores.

Uma coisa interessante é que alguns desses jogos também tem expansões,  sendo assim você pode se acostumar com a jogabilidade e de repente ver que a experiência vai melhorar com as novidades. Essas expansões costumam trazer dados novos com símbolos diferentes e que adicionam situações que vão deixar a coisa muito mais robusta.

Esse é um estilo que é prático demais, pode-se jogar quase sempre e em quase qualquer lugar, no banco do ônibus, em um restaurante, na hora do intervalo. Esse é o tipo de jogo rápido que se pode carregar para qualquer lugar de maneira muito fácil e a qualquer momento é só sacar e jogar com o pessoal. No Brasil foram lançados alguns, inclusive versões adaptadas de jogos populares, como Uno Dados por exemplo.

Outra coisa muito gostosa é o fato de que esses jogos são relativamente mais baratos do que jogos de tabuleiros e card games, fazendo assim que seja uma boa alternativa pra quem não tem muito dinheiro disponível mas quer jogar algo do tipo, e por fim, é o tipo de jogo onde não precisa esperar lançar no Brasil por não se saber inglês ou simplesmente ter medo que seus amigos não queiram jogar, pois quase nada ou nada aparece escrito, então fica aí a dica. Ò_Ò

Postar um comentário

0 Comentários