Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Os Caçadores da Arca Perdida - Um filme inesquecível

Eu tenho que assumir que não sou dos maiores fãs de Indiana Jones, e para falar a verdade eu nunca vi nenhum fã fervoroso do personagem, apenas pessoas que gostam mais ou menos, que acham legal e tal. Apesar de tudo, esse é o tipo de filme que é obrigatório de se assistir, isso porque é um dos clássicos que teve uma grande influência na cultura pop, gerando uma quantidade imensa de referências nos mais variados tipos de mídia, e tornando-se assim essencial para que se possa entender certas coisas. E hoje vou falar sobre Os Caçadores da Arca Perdida, o primeiro filme da franquia, lançado em 1981.

A história se passa em 1936, e apresenta o professor de arqueologia Henry Walton "Indiana" Jones, que é reconhecido por seus feitos na prática, onde obteve bastantes êxitos em suas buscas. E após uma exploração mal sucedida, acaba sendo surpreso por dois homens que o contratam para fazer uma busca a procura da arca da aliança, que também está sendo procurada pelos alemães, a mandado de Hitler, e assim ele parte atrás de pistas que o levem a localização exata do artefato.



Esse é um daqueles filmes, que mesmo que a pessoa nunca tenha assistido, ela conhece certos detalhes, isso porque é inevitável ver referências claras, quem não conhece a roupa do Indiana Jones? Ou mesmo a clássica música que qualquer um é capaz de cantarolar? (Duvido que você não esteja ao menos pensando nela agora hahaha TAN TANAN TANNN TAN TAN NANNN hahaha).

Se você for assistir Caçadores da Arca da aliança pela primeira vez, irá ver uma série de situações já usadas e abusadas em outras obras. Por exemplo, existe uma cena em que Indiana está no Egito, e há uma multidão de egípcios, e no meio da confusão, tem uma hora que todos os personagens (vestidos de branco) começam a se afastar, e tem apenas um personagem no meio deles, vestido de negro, com uma faixa vermelha ao redor da cintura, e olhando pra baixo, enquanto empunha uma enorme cimitarra, daí o vilão olha para Indiana, e começa a movimentar estilosamente a arma no ar, e o herói olha inicialmente com aquela cara de surpresa do tipo "Mas o que? Ah... Quer saber?" daí tira uma pistola e dá um tiro no cara, finalizando bruscamente a suposta cena fodona de combate que iria ter. Quem nunca viu uma cena assim? E essa é só uma das muitas cenas.

Uma coisa interessante do filme, é que ele pode parecer ser bem adequado para o público infantil, mas sinceramente, revi o filme atualmente e tem umas coisas que achei um tanto bizarras, como um personagem morrendo despedaçado em uma hélice de avião, ou um monte de nazistas sendo derretidos e a carne aparecendo, que apesar de ser um tanto trash, acho que pode perturbar muita gente hahaha.

O filme foi muito bem sucedido na época, e pode ser realmente colocado como uma obra que causa uma experiência completa para ser vista, misturando diversos tipos de emoção. Ao mesmo tempo em que existe o constante clima de aventura e ação, há ótimos momentos de humor, que embora sejam meio rápidos e simples, conseguem tirar gostosas risadas, e momentos de terror, existem elementos que foram colocados para deixar uma certa tensão e a sensação de perigo, mas que usam verdadeiras técnicas de filmes macabros, como uma em que a personagem está correndo desesperada no meio de um monte de cadáveres que caem por cima dela, e um deles é um esqueleto com a boca aberta e uma cobra enorme saindo por ela, algo um bocado asqueroso.

Enfim, esse é um filme que definitivamente respeito e que merece a atenção de vocês, sei que muitos apenas conhecem Indiana Jones pelas imagens e referências, mas vale a pena dar uma olhada na obra original, é um bom filme de aventura que embora possa não causar um impacto que te faça pensar por vários dias seguidos ou algo assim, certamente passa a sensação de bom tempo gasto. Dá pra achar o box com todos os filmes nas seguintes lojas:


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ainda não assisti o filme, mas ouvi falar que com ou sem a presença do Indiana o filme acabaria do mesmo jeito. A informação é legítima? o.O

    ResponderExcluir
  2. Depende do ponto de vista, mas não vou me aprofundar no final aqui nos comentários não, sem spoilers. Ò_Ò

    ResponderExcluir