Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O que é o desafio do balde de gelo? Descubra agora!

Quando ouvi falar pela primeira vez sobre o tal do desafio do balde de gelo, foi o meu amigo Guigo que falou, e eu simplesmente não tinha ideia do que se tratava, mas não perguntei também. Depois comecei a ver vários vídeos de pessoas aleatórias pegando um balde cheio de gelo e lançando sobre as suas cabeças. É claro que na hora o que pensei era que apenas tratava-se de mais uma brincadeira inútil da internet, no entanto ao dar uma conferida mais a fundo, logo descobri que era algo que ia muito além do que uma simples mania ao estilo Harlem Shake.

Bom, por incrível que pareça, embora essa mania tenha sido inventada em 2014, é algo que tem uma raiz bem mais distante, vinda de 2011, quando um jovem atleta, chamado Pete Frates, de baseball de um time em Boston, acabou sendo diagnosticado com uma terrível doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica (Também chamada de ELA, ou Doença de Lou Gehrig). Essa doença não tem tratamento, e as pessoas que a desenvolvem apenas podem ver os seus corpos começarem a falhar, fazendo a pessoa parar de andar, falar, e ter que sempre precisar de ajuda de outros, até finalmente falecer.


Pete Frates começou a dar palestras sobre o assunto e tentar divulgar o máximo possível, mas logo o seu corpo já não conseguia mais, e chegando em 2014 ele já não falava mais, tendo que usar um computador para escrever coisas na tela. E assim um amigo dele, Corey Griffin, acabou resolvendo fazer uma homenagem para divulgar a doença e conscientizar as pessoas, pegando um balde de água e lançando sobre sua cabeça, desafiando Pete e outras pessoas a fazerem o mesmo em até 24 horas.

Graças a sua condição, Pete não podia fazer, mas mesmo assim pediu ajuda a um amigo chamado Rob, e desafiou vários amigos dele, dando 24 horas para que fizessem o mesmo. E foi então que a mania começou a andar, pois vários atletas de Boston viram, e como Pete tem um certo reconhecimento por ter sido um atleta, eles aderiram e começaram a homenagear.

Com isso se estabeleceram as regras, que são, pegar um balde de água gelada, jogar sobre a própria cabeça, e ao final desafiar três pessoas para fazerem o mesmo, sendo que essas tem vinte e quatro horas para aceitar o desafio.

Com a popularização da coisa, pessoas famosas notaram o que estava acontecendo e decidiram aderir a causa, se popularizando quando Mark Zuckerberg e Bill Gates decidiram que também participariam da coisa, mas foram além, fazendo doações, e aí é que o dinheiro começou a rolar, indo para a ALS Association, com famosos fazendo o desafio e assinando um cheque, ou algo do tipo.

E claro, começaram a inovar, o próprio Bill Gates já não fez o tradicional "pegar e jogar", e as pessoas da internet passaram a fazer coisas incríveis, como uma multidão recebendo água fria, famílias fazendo em grupo, e outras coisas. Mas e vocês, o que acham da causa? Já fizeram o desafio e postaram os seus vídeos?

Postar um comentário

0 Comentários