Temporario



Jogos | Séries | Filmes | RPG e Tabuleiro | Animes | Creepypastas | Quadrinhos | Livros | Mapa do Blog | Sobre o Blog | Contato |

terça-feira, 22 de julho de 2014

5 dicas para evitar pragas virtuais em seu computador

Diariamente eu costumo manter contato com muitas pessoas, seja jogando, seja apenas conversando. Graças a isso uma coisa comum que vejo, são pessoas reclamando da lentidão de seu computador. Eu fico impressionado em como tem pessoas com peças muito melhores que as do meu computador, e que rodam jogos de forma extremamente lenta. E a explicação mais comum quanto a isso são as pragas virtuais. As pessoas conseguem cometer vacilos de coisas muito simples, e quando o computador é compartilhado, a coisa fica pior. Quem nunca viu alguém que não pode instalar nada no computador porque os pais viram isso como única forma de evitar vírus no PC? Porém infelizmente não basta ficar sem instalar coisas para se pegar alguma praga virtual, então vou deixar aqui 5 dicas para ficar mais tempo sem formatar o PC:

1 - Sei que essa dica parece básica demais, porém ainda tem muita gente que teima em não fazer, mas não vacile, instale um antivírus já para começar, essa é a primeira coisa que você deve instalar em seu computador. Existem muitas pessoas que falam "Mas eu não pego vírus" e pensam que basta não entrar nos sites suspeitos e acabou, infelizmente a variação de formas que eles são transmitidos é imensa, sendo assim basta a amiga da sua mãe chegar e dizer "Posso copiar umas músicas aqui para o meu pendrive?", se esse pendrive estiver infectado e ela colocar ele no seu PC, já é o suficiente. Então mesmo que a pessoa seja muito cuidadosa, é bom sempre ter uma segurança a mais, pode ser um alívio aparecer uma mensagem na tela dizendo que há vírus naquele dispositivo. Então não perca tempo e instale imediatamente um antivírus, que para quem não sabe, existem muitos gratuitos por aí, um bom exemplo é a versão gratuita do antivirus da Bitdefender.

2 - Cuidado com links de redes sociais e e-mail, uma das coisas que mais faz o PC ficar lento, é a quantidade de links que as pessoas clicam, já instalam algo no computador sem nem ao menos perceber. Existem alguns links que você pode clicar com segurança, como os do youtube por exemplo, isso porque empresas grandes jamais colocarão vírus ou algo do tipo em seus sites, mas não saia clicando em qualquer link que seu amigo te enviar ou por na linha do tempo, isso porque as vezes a pessoa já está infectada e quem colocou o link não foi ele, mas sim uma postagem automática, ou seja, quem clicar vai começar a mandar o mesmo link. Caso te pareça suspeito, não custa nada perguntar pra pessoa se é seguro.

3 - Cuidado com "vídeos" que você vê em site, muitas vezes as pessoas colocam vídeos com o botão de PLAY, mas na verdade é apenas uma imagem, e quando a pessoa for clicar em cima, vai direto pra um link. Sendo assim, antes de clicar no PLAY, coloque o mouse em cima do "vídeo", se aparecer um link na parte de baixo do navegador, significa que é apenas uma imagem. Você pode também tentar clicar com o botão direito em cima do "vídeo", se aparecer a opção de salvar imagem no computador, já dá pra saber que clicando ali não irá fazer um vídeo ser rodado.

4 - Ao instalar programas, veja bem as opções marcadas, antigamente os programas apenas colocavam marcado a opção "Aceitar termos de uso", porém atualmente é muito comum ter uma opção "Instalar também barra no navegador", algumas dessas barras ou outros programas coletam dados do usuário enquanto ele digita no navegador, o que pode incluir coisas importantes, como senhas de banco.

5 - Veja onde está digitando seu login e senha, existem muitas formas que hackers inventam para que o usuário digite sua senha e nome de usuário em uma página falsa. Ou seja, a pessoa faz uma página idêntica à página inicial de alguma rede social famosa pedindo login e senha, daí envia um link para a pessoa falando "Olha que foto legal", a pessoa clica e vai para essa página falsa, e o que a pessoa pensa é "O facebook caiu" e digita novamente sua senha e login, que ao invés de ir pro banco de dados do facebook, vai direto para o e-mail do hacker.

Então ficam aí umas dicas pessoal, e vocês, o que costumam fazer para evitar pragas virtuais? Cada sugestão a mais é bem vinda. E compartilhem a postagem com seus amigos, vamos evitar a disseminação dessas pragas pela internet. =)

Nenhum comentário: