Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Uma breve História das várias origens do baralho!

Onde você acha que foram inventados os jogos de baralho? Bom, a resposta para essa pergunta não é nada fácil. Supondo que você tivesse que responder a essa pergunta valendo um milhão de reais e tivesse duas opções: Índia e China? Um pouco difícil de escolher né? Mas saiba que existem argumentos para defender qualquer uma dessas hipóteses. A hipótese chinesa fala sobre o baralho como presente para uma das namoradas do imperador Sehun-Ho. A versão de que ele teria sido inventado na Índia fala sobre o baralho como sendo a representação de 10 encarnações da entidade Vishnu(cada uma com um naipe). Mas essas são apenas duas nações que brigam pelo crédito, por exemplo o Egito e Arábia Saudita também estão na disputa. Mas apesar de tudo, seja qual for a supostaorigem, há sempre um ponto em comum em todas as origens: a religiosa.

Quando chegaram à Europa, os jogos de cartas sofreram as adaptações de acordo com a cultura europeia. Portanto saíram as divindades e surgiram os reis e os cavaleiros (que seria a origem do valete). Em termos organizados, o primeiro baralho foi o que é usado até hoje – com modificações, claro – e é utilizado para prever o futuro com o tarô. Então podemos dizer que, se você joga um truco ai na sua casa com os seus amigos, uma cigana no século XV tem um "quê" de responsabilidade nisso. O ponto é que os jogos em si evoluíram e se espalharam pelo mundo ocidental com uma rapidez impressionante. Engraçado, aliás, que existem jogos praticamente iguais mas com nomes diferentes. A Surpresinha, por exemplo (não a Surpresinha da Mega Sena, que você escolhe aleatoriamente os números) é um derivado do rouba monte. O Buraco, por exemplo, é chamado de Biriba em alguns lugares. Confira abaixo a origem de três dos mais jogados carteados do Brasil.

Buraco: Originado no Uruguai na década de 1940, o Buraco tem como variação muito popular a Tranca. Tem como inspirador principal o Bridge e o Rúmi.

Truco: É especulado que tenha surgido com os mouros, descendentes de árabes que dominaram por séculos a Península Ibérica. Veio para o Brasil com imigrantes da Itália e Espanha, principalmente.

Poker: Muitas teorias tentam explicar sua origem, embora a mais aceita seja que o mesmo deriva de um jogo francês chamado poque, haja vista que as primeiras partidas de poker no mundo teriam sido jogadas na Louisiana, colônia francesa na América do Norte.

Mas enfim, seja como for, é interessante ver como jogos de cartas tão populares hoje em dia eram jogados há muito mais tempo por pessoas completamente diferentes.

Postar um comentário

0 Comentários