Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Veja como fazer o seu próprio jogo sem saber nem ao menos por onde começar!

Como falei anteriormente, o sonho de se ter um jogo próprio acaba sendo abandonado por muitas pessoas, no entanto a tecnologia atingiu um nível que tornou esse pensamento de "Eu nunca vou conseguir" em um verdadeiro tabu. Antigamente era verdade que esse sonho praticamente era inalcançável, mas com a internet e as ferramentas gratuitas atuais, isso já não é mais uma realidade e qualquer um pode fazer o seu próprio jogo.

Bom, mas aí vem aquele segundo pensamento das pessoas que é o de "Mas eu não sei programar..." e pensam que a pessoa tem que ser um programador fodão para se tornar um desenvolvedor de jogos. O que as pessoas não sabem é que hoje em dia também não é mais necessário saber programar para se criar jogos, existem muitos jogos que são criados sem ser necessário digitar sequer uma linha de código.

E por fim vem o terceiro pensamento "Fazer jogo sem código? Ahhh você tá falando do RPG Maker, aí eu não quero também, aquilo é muito feio!" Mas a verdade é que eu também não estou falando de RPG Maker, como já disse, os tempos mudaram e hoje em dia as coisas são bem diferentes e muito mais acessíveis do que no passado.

Saiba que hoje existem várias engines(o programa onde se cria jogos) disponibilizadas gratuitamente na internet pelas próprias fabricantes, em geral elas precisam sim saber programar, no entanto existem algumas que isso não é necessário e você pode fazer os seus próprios jogos sem se preocupar em ter que programar. Eu sei que muitos já pensam "Nossa, mas deve ser difícil aprender e eu não ia conseguir..." mas não é assim, as engines são realmente fáceis de se mexer, elas tem boas representações gráficas na tela, ao contrário do que muitos pensam, não é um monte de códigos. E para aprender, existem váááários canais de vídeos na internet em que se dedicam a fazer tutoriais divididos em partes, isso ajuda muito. Isso sem contar nas redes sociais dedicadas a isso, o que garante que você terá onde pedir ajuda.

No entanto antes de tudo, a primeira coisa que você realmente tem que saber, é onde você se encaixaria no desenvolvimento de um jogo, pois esse é o primeiro passo para se construir um sonho. Lembre-se que no universo dos jogos, o que garante o sucesso podem ser coisas variadas, então uma pessoa que não sabe absolutamente NADA, mas é criativa o suficiente para fazer uma história fodona, já tem uma baita de uma arma em mãos, uma pessoa que desenha demais, pode fazer gráficos carismáticos demais que chamem a atenção, alguém que modela muito pode fazer gráficos de cair o queixo, uma pessoa que mexe muito com música, pode fazer uma trilha sonora que faça o jogador pensar "Nossa, preciso baixar a trilha sonora desse jogo" e dar uma baita sensação de emoção a um jogo, alguém que programa muito pode criar uma jogabilidade única. Então é só olhar e ver que tem muitos jogos e que muitos se destacaram em um único elemento e ele foi o suficiente para segurar todo o resto, ou vocês acham que o exército de fãs de minecraft foi jogar atraída pelos gráficos maravilhosos?

Mas claro, você pode simplesmente não ser bom em nada, mas isso não significa que você deva desistir. Isso porque é mesmo improvável que o seu primeiro jogo seja uma obra prima, no entanto quem nunca dá o primeiro passo realmente não chega a lugar algum, e é realmente TÃO fácil criar um jogo bobo, primeiro você faz algo realmente idiota de atirar em alvos que desaparecem, depois você pega  essa ideia e adiciona algum elemento diferente, e depois outro, e outro... As ideias vem e vão, todos nós nos inspiramos, todos nós vemos algo que nos faz pensar "Nossa, eu queria algo assim..." e aos poucos você vai melhorando.

Agora uma coisa que você tem que ter em mente, são as SUAS limitações, é realmente necessário se dar um passo de cada vez, por isso não cometa o erro que muitos cometem, de imaginar que irão fazer um GTA como primeiro jogo. Seja humilde, tenha ideias simples e tente utilizar essa ideia, sempre pense no seu jogo também levando em consideração até onde você sabe que vai conseguir, afinal é muito fácil dizer "Eu vou fazer um jogo que tem um dragão gigante onde tem vários mundos dentro da boca dele e cada mundo é único e aleatório, e a física é perfeita e bla bla bla..." mas a pergunta é, você conseguiria fazer isso? Por isso tenha ideias pequenas inicialmente, porque você VAI precisar de treino. Então saiba arquivar ideias, não comece projetos gigantescos, ao invés disso anote e deixe para depois, pense em algo pequeno e simples e se você ver que no começo parecia simples, mas não tanto, arquive de novo e pense em algo ainda mais simples, e assim vá dando cada passo.

Não pense em ganhar dinheiro, pense nisso como diversão, como algo que você poderá mostrar pros seus amigos e dizer "Olha, eu fiz um jogo!". Claro que no futuro você vai poder ganhar uma grana enorme em cima disso, mas é sempre bom começar pensando mais na realização de um sonho, e depois sim você poderá transformar esse sonho em realidade. Afinal de contas vamos ser sinceros, ninguém gosta de comprar jogo genérico, e tem muitas produtoras indie por aí que faz cada jogo horrível genérico pra vender, que dá até vergonha, por isso pense em fazer algo gratuito inicialmente, entenda que o pagamento será o quanto você vai ficar mais habilidoso nisso.

Então para criar o seu próprio jogo, inicialmente procure na internet por engines gratuitas, depois procure por vídeos tutoriais, eu sinceramente recomendo Unity, porque existem muitos tutoriais facílimos no youtube explicando como usar e QUALQUER UM pode aprender facilmente. Decidi começar um jogo, mas vi que tava complicado, então fiz um ambiente de testes e passei a assistir vídeos tutoriais, sendo um por dia, e cada dia comecei a me concentrar em fazer algo com o conhecimento adquirido pensando em uma mecânica que poderei usar no jogo e publicar no grupo Criadores de jogos Indie Iniciantes, e isso passou a ser algo realmente divertido. É muito incrível ver que você está melhorando e sentir que está cada vez mais capaz de fazer coisas que antes você não era.

Então para fazer o seu jogo, é realmente só você querer, pois existem ferramentas de tudo quanto é tipo de coisas gratuitas na internet, não ache que você não consegue porque o que você realmente precisa é pensar em coisas simples e ao fazer essas, você vai ganhar conhecimento que vai te fazer permitir fazer algo maior, e cada vez mais ficará melhor. Bole uma ideia boba, reserve um momento diariamente ou em certos dias da semana para assistir um tutorial, e no mesmo dia faça aquilo na engine, logo você vai ficar impressionado com o que é capaz de fazer. =)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Ei sky eu sei fazer um roteiro descente, se você me falar qual a história do jogo eu posso te passar um roteiro...

    ResponderExcluir
  2. Eu também escrevo, mesmo assim obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma ideia de criar um game que seria bem visto pela população porém não sei nem por onde começar tenho a ideia acho que todos iriam gostar, principalmente o governo e o cidadão de bem tem algo a ver com problemas que passamos.. Logo logo irei tentar ver com alguém e por em prática pode ser que dê certo

    ResponderExcluir