Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O Hobbit - Uma animação de 1977

Para quem não tem saco para assistir três horas só do primeiro filme da trilogia O Hobbit,e nem está afim de ler o livro, uma opção também é assistir a animação de 1977 baseada no livro.

Bom, sinceramente eu não tenho ideia de qual foi o publico alvo dessa animação, principalmente se levando em conta que eram anos 70 e que desenhos eram para crianças ainda nessa época, e mesmo os poucos que não eram ainda contava com a questão do conservadorismo, tem coisas que achei meio estranho certas coisas. Assim, não que sejam absurdas nem nada mas achei esquisito pro povo da época alguns detalhes que normalmente se ocultaria ou modificaria pra passar todo aquele negócio de lição e tal. Por exemplo o Bilbo rouba na cara dura o anel do poder, e também ele explica para um inimigo que está ali por vingança, sem contar como cachimbo da paz que ele curte no começo do filme.

Por outro lado existem momentos completamente inocentes, o que já é estranho para o publico adulto, por exemplo nas batalhas não há sangue, os inimigos só são derrotados, mesmo com espadas, não há nenhum sangramento.

O estilo do desenho é bastante característico da época, os personagens tem aparências que me parecem inexpressivas ou tristes o tempo todo, e em muitos momentos a camera ainda fica se aproximando do rosto dos personagens como se mostrasse que é um momento para ase pensar. Pra completar ainda há aquelas músicas tristes em grande parte das cenas. Acho que a única música animadinha que dá no filme mesmo é quando os Gobblins aparecem, aí o bagulho fica louco!

Tem muita coisa nessa animação que achei bastante parecida com a versão da terra média dos filmes do Pete Jackson. Sei que parece óbvio, afinal são baseados na mesma obra, no entanto tem certos detalhes tão extremamente parecidos que acho que antes dele criar o senhor dos anéis, deu uma olhada em todas as obras lançadas até então baseada na terra média. Ou sei lá, talvez o povo da arte conceitual tenha feito isso, claro que pode ser apenas coincidência e a descrição do Tolkien ter conseguido fazer todos imaginarem igual.

Enfim, é um filme de pouco mais de uma hora, ele não é muito corrido mas acredito que para fãs de Tolkien seja uma boa assistir. Assumo que só vi por curiosidade, não foi porque me atrairia um desenho do tipo, mas apesar de não ser meu estilo, não digo que foi uma perda de tempo, foi tranquilo, bom pra passar o tempo.

Postar um comentário

2 Comentários