Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A decadência dos jogos de Terror

Sabem, de certa forma eu até entendo que jogos de terror não me afetem mais tanto, afinal é assim mesmo, com o tempo nós crescemos e ficamos menos medrosos, no entanto eu acho um pouco de desperdício muitas empresas terem a verba para fazer uma obra, classificar ela como terror e não colocar tanto desse elemento quanto deveriam.

Quando eu tinha uns 13 anos, lembro da tensão que era jogar os jogos do Playstation, um jogo de terror fazia bastante jus ao nome e vinha carregado de elementos de filmes e sustos bem bolados pra pegar a pessoa desprevinida. Realmente era como estar assistindo um filme pois os caras trabalhavam tão bem no que faziam que era impressionante como dava medo e você sabia que ia jogar e poderia se assustar bastante.
Daí cresci e isso foi perdendo o efeito, mas também tem que ser considerado o fato de que os jogos também amadureceram, muitos jogos de hoje são feitos exclusivamente para adultos então os caras poderiam ter apelado mais, por exemplo quando eu vi o jogo Amnesia, esse foi um que me fez dizer "Eita ferro! Ta aí um jogo que eu iria gelar se fosse jogar!". Mas esse jogo foi como uma verdadeira pérola para o mundo do terror em uma época onde terror é uma raridade.

Parece que os jogos de terror foram substituídos por jogos com temática sombria. E antes que me entendam mal, eu não detesto jogos de temática sombria, muito pelo contrário, eu adoro! Acho muito legal mesmo jogos que não tem muita felicidade e climinhas noturnos, por exemplo Alan Wake, é um jogo que eu amo pra caramba e é considerado terror por muitos, mas eu só consigo ver mesmo um jogo sombrio e não um jogo de terror. O terror deveria me causar medo de prosseguir, fazer eu sentir aquela sensação de que a qualquer momento algo inesperado vai acontecer.

Então o grande problema não são os jogos sombrios, mas sim a falta de jogos de terror, não basta ter um monstrão feio e ser a noite pra eu me assustar, tem que ter toda uma elaboração do cenário para que coisas aconteçam sem que você espere, e não só ir andando e você saber que tudo vai acontecer sempre do mesmo jeito, ou seja achar um inimigo com a cara feia e meter um tiro na fuça dele '-'. Eu queria quando ter vontade de jogar algo realmente assustador, ter opções, poder escolher com qual história eu vou querer me assustar.

Claro, como eu disse antes, isso pode ser feito assim para atrair mais adolescentes pois algo com terror intenso demais pode acabar fazendo com que as pessoas gelem pra caramba e desistam de jogar por medo de prosseguir, mas com uma quantidade tão grande de jogos lançados todos os anos, é lamentável ver o terror verdadeiro cada vez mais distante, ou talvez as empresas tenham se acostumado tanto com jogos de ação que esqueceram como se faz medo. Aproveitando a postagem confiram o trailer do jogo de terror brasileiro Fallen Heaven

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

3 Comentários

  1. verdade... o jogo mais assustador q a joguei foi amnesia... queria jogar mais jogos assustadores...

    ResponderExcluir
  2. queria mesmo é mais jogos BIZARROS, não deterror, mas bizarros mesmo, tipo aqueles vilões de Hitman, mel dels, eu ria muito dos kras escrotos, nem lembro mais do ultimo jogo de terror q joguei, agora, se for p/ fazer mais, que façam continuação para Fatal Frame, aquilo sim que mete susto, nada mais "original" do que enfrentar fantasmas só com uma camera fotográfica num cenário praticamente preto e branco, me caguei qndo joguei aquilo =]

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembra o primeiro Silent Hill, porque com ele eu tomava uns sustos, a trilha sonora me deixava com pavor, mas quando enfrentei o primeiro boss, parei de sentir tanto medo. No entanto, ainda sentia muita agonia, tanta que nem conseguia raciocinar direito quando saia correndo pela Silent Hill maligna. Outro jogo que é na verdade sombrio e é classificado apenas como exploração é ".flow", fangame de Yume Nikki. Às vezes a atmosfera e a trilha sonora são tão pesadas que eu só quero sair de onde estou o mais rápido possível, e também tem uns momentos de susto, como quando uma vez tentei matar um dos carinhas que nos transportam pra uma sala sem saída e ele não morreu, mas soltou um risinho sinistro e começou a correr atrás de mim e.e Eu passei a jogar mais games indie ou vintage, sejam de que gênero for, exatamente porque atualmente muitos games perderam força (e porque meu PC não aguenta gráficos pesados... =/), como Assassin's Creed, que muita gente venera e até ganhou vários prêmios, mas eu joguei alguns minutos e fiquei agoniado com a jogabilidade complicada, as instruções e legendas minúsculas, os menus complexos e a história meio absurda. O problema é que hoje em dia os gamers mais jovens estão tão acostumados com personagens fodas (leia frios), gráficos impressionantes e jogabilidades divertidas que não ligam mais para os enredos, atmosferas, personalidades... Tanto que games mais complicados de entender, que parecem não fazer sentido de primeira, são taxados como ruins, aí são apontados todos os outros defeitos e só quem joga é gente com a cabeça mais aberta que não se interessa por gráficos, jogabilidade e elementos fodinhas.

    ResponderExcluir